Experiência do cliente na Black Friday: veja como preparar seu e-commerce!

Experiência do cliente na Black Friday: veja como preparar seu e-commerce!

 A experiência do cliente na Black Friday vai ser determinante para o sucesso das vendas neste ano. Confira como se preparar! 

A Black Friday é uma das datas comerciais mais esperada pelo varejista, pois é um mês que proporciona um incremento nas vendas e no faturamento, seja nas lojas presenciais ou digitais. Mas, além da grande demanda que o momento exige, o empreendedor precisa se preocupar com a experiência do cliente na Black Friday.  

Quando se pensa nesse tema, é preciso considerar toda a jornada do consumidor, desde o momento da descoberta da marca até o pós-venda. Mesmo faltando alguns meses para Black Friday 2023, já está na hora de se preparar e entender o que pode atrair mais o cliente, pois o perfil do consumidor mudou.  

Para este ano, além de oferecer ofertas reais e uma logística eficiente, é preciso estar atento à mudança do perfil do cliente. Segundo a professora de Customer Experience da EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia), Camila Santos, o cliente está comparando mais os produtos e os preços, e a sua relação com a marca começa antes de finalizar a compra. Ou seja, além de pesquisar mais sobre o produto, ele busca uma nova experiência em sua jornada de compra.  

Dessa forma, para garantir uma satisfação do cliente na Black Friday, o lojista vai precisar investir em atendimento. Pensando nisso, para ajudar os lojistas a gerar uma boa experiência, separamos algumas dicas para te auxiliar.  

experiência do cliente na Black Friday 

4 dicas de como melhorar a experiência do cliente na Black Friday

1. Esteja onde o seu cliente estiver

Nos últimos tempos, nós estamos acompanhando a evolução da multicanalidade no varejo. Dessa forma, o cliente espera por um bom atendimento em todos os canais, seja nas redes sociais, telefone, chats ou e-mail. Atualmente, a realidade da grande maioria dos e-commerces e lojas físicas é a omnicanalidade, por isso é importante estabelecer estratégias focada na qualidade do atendimento ao cliente, independente do meio que está se comunicando. 

2. Crie estratégias de vendas

Para ter sucesso nas vendas, umas das estratégias que pode melhorar a experiência do cliente na Black Friday é o cross selling e up selling. O cross selling é quando o consumidor está buscando um produto específico, mas consegue uma promoção para adquirir outros produtos. Ou seja, além de comprar o que precisa o cliente ainda consegue um desconto para adquirir mercadorias complementares.

Já up selling, é quando o vendedor sugere um produto de valor mais elevado, mas em contrapartida apresenta os benefícios e qualidade que a mercadoria proporciona. Nesse caso, o lojista agrega valor ao produto para gerar o desejo do cliente de comprar. Ambas estratégias permitem que o lojista analise o comportamento dos clientes em relação a como eles enxergam valor dos produtos da marca. 

3. Otimize seu pós-venda

O pós-venda é uma das ações mais importantes na jornada de compra do cliente. É nesse momento onde o cliente já está com produto, que se faz necessário a marca está disponível para o consumidor. Caso, ele tenha alguma dúvida ou algum problema com a mercadoria, a empresa precisa estar presente nos canais de assistência. Quando o lojista se coloca à disposição, ele consegue superar as expectativas e proporcionar uma boa experiência para o cliente. 

4. Acompanha as métricas de satisfação do cliente

É muito importante mensurar todos canais de atendimento ao cliente durante sua jornada de compra. Além de conhecer o seu cliente, busque o maior número de feedbacks possível, pois assim será mais fácil de implementar melhorias e proporcionar uma boa experiência do cliente na Black Friday e demais datas sazonais do varejo.  

5. Conte com tecnologia para gestão de e-commerce

Se você quer oferecer uma agradável experiência do cliente na Black Friday, é preciso contar com uma plataforma que suporte a alta demanda de acessos em datas como essa. A Linx Commerce é uma plataforma de altíssimo nível que permite customização da sua loja e está adaptada para integrar sistemas externos e suportar grandes tráfegos.  

Neste ano, a Linx Commerce foi eleita a melhor plataforma de e-commerce do país, pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Os nossos números comprovam nosso sucesso:  

  • Mais de 700 clientes ativos e performando; 
  • Mais de 150 parceiros de negócios;  
  • Mais de 5 milhões de pedidos transacionados nos últimos meses.  

Se você ficou interessado, entre em contato com nosso time. Nós estamos preparados para impulsionar suas vendas na Black Friday! 

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