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Como levar a experiência digital para o food service?

Como levar a experiência digital para o food service?

Há 20 anos, ninguém imaginava que passaríamos tanto tempo conectados para obter informações do mundo em tempo real. A experiência digital já está presente em nossa rotina e isso também se aplica aos negócios, que se beneficiam e passam por mudanças significativas a todo momento com a implementação de novos sistemas.

Quer saber como criar uma boa experiência digital no seu food service e se alinhar às novas tendências? Continue a leitura e veja como transformar seu estabelecimento. Confira!

O que é a transformação digital no food service?

A transformação digital pode ser entendida como o uso de dados para melhores tomadas de decisão e a integração de diversas tecnologias que otimizam a operação do restaurante, da gestão ao atendimento. Ela transforma a experiência de compra do cliente junto à marca e facilita a rotina dos colaboradores, dando a oportunidade de prestarem um serviço mais ágil e de alta qualidade.

É uma modificação completa sobre a própria cultura do negócio, que passa a se adequar e se atualizar sobre as novas tecnologias disponíveis.

Essa digitalização é determinante para a satisfação do cliente, pois dá autonomia a público e amplia o número de produtos e serviços que poderão ser disponibilizados pelo food service. É uma transformação positiva em que ambos os lados ganham!

Quais são os benefícios da transformação digital?

O primeiro benefício, claro, é uma maior rentabilidade para o seu negócio, pois a transformação digital possibilita melhoria de processos, o que reduz custos, e proporciona um melhor atendimento seja no físico ou no digital, o que potencializa as vendas.

Outro aspecto importante é a percepção do seu cliente sobre o negócio, isso é, como ele se sente quando busca pelo seu restaurante. Ele encontra um site apenas informativo ou site voltado para vendas e com informações atualizadas?

Hoje a experiência do cliente começa digitalmente na imensa maioria das vezes, e acompanhar o processo decisório até a escolha do seu food service é uma necessidade dos novos tempos.

Isso significa que, antes mesmo de adentrar o seu restaurante, o cliente já sabe muitas coisas sobre ele, como o cardápio, preços e nível de satisfação do público. Todas essas informações são disponibilizadas, por exemplo, nos aplicativos de delivery, nas redes sociais e nos sites de busca.

É uma espécie de “boca a boca”, com percepções de consumidores que tiveram a experiência antes dele. A parte positiva é que funciona como uma boa vitrine para o seu negócio, mas também exige muito cuidado com a marca para que mantenha a qualidade e o nível de satisfação no topo.

Seu food service também deve ter outro cuidado, que é manter uma boa presença digital, de forma perene. Não basta criar páginas e perfis e movimentá-los apenas por uma semana ou um mês e depois deixá-los abandonados. É preciso bem mais que isso: você tem que tratar esse aspecto como uma extensão do seu negócio.

Como levar a transformação digital para o food service?

Automatize processos e entregue a melhor experiência de compra possível para o seu cliente, além de ter informações fiéis e em tempo real sobre o seu negócio na palma de sua mão sempre que precisar. É algo que demanda trabalho e profissionalismo, mas é uma das estratégias menos onerosas e que pode gerar um ótimo retorno para seu restaurante.

Além disso, para engajar melhor o seu público e crescer sua taxa de fidelização, tenha em mente o perfil do seu público e trace estratégias para chegar até ele — lembre-se: nem todos os consumidores são iguais. Trace estratégias diferentes para públicos diferentes. Uma campanha promocional que premia com um sorvete após a refeição para uma pessoa que nunca compra sorvetes pode não fazer sentido, sendo mais válido premiar com um refrigerante, caso essa pessoa tenha o costume de sempre almoçar tomando um refrigerante.

Veja abaixo outras formas de revolucionar seu food service e garantir uma excelente experiência digital para a clientela!

Aposte no relacionamento com seu público

Criar uma boa experiência pode mudar completamente a imagem do seu negócio. Mais que fidelizar e gerar recorrência na ida do seu cliente até você, ele pode se transformar em um impulsionador para que você tenha fãs do seu food service. É nisso que muitos apostam hoje em dia, em uma experiência que vá além da satisfação e da fidelização e que gere um alto nível de engajamento. Quando isso acontece, você vende bem mais que produtos e serviços.

Tenha o seu próprio canal de vendas no digital

O seu restaurante não pode fazer vendas online apenas nos marketplaces, apesar destes serem essenciais para trazer novos clientes. Venda através de aplicativo e site próprio, além de chatbots em mídias sociais, como WhatsApp e Facebook, pois essa estratégia trará maior autonomia, melhores margens, crescimento nas vendas e, claro, mais fidelização ao possibilitar estabelecer uma régua de relacionamento com o seu público.

Outro grande benefício de ter os seus próprios canais de venda é construir uma marca forte, que não fica às sombras dos marketplaces. Isso é essencial para qualquer empresa que deseja crescer e se manter relevante.

Implante soluções de autosserviço e novos meios de pagamento sem contato

O cardápio é um dos últimos itens da decisão de compra, e você deve caprichar nele e em sua versão digital. Uma boa navegação, fotos atraentes e vendas sugestivas farão o ticket médio do seu restaurante disparar. Você pode disponibilizar o autosserviço por meio de QR Code ou tablet em cima da mesa, além de terminais de autoatendimento para casos de atendimento balcão.

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Mas, faça tudo com bastante profissionalismo para oferecer uma experiência encantadora ao seu cliente. A digitalização também atinge os meios de pagamento, portanto aceitar carteiras digitais e Pix não é um diferencial, mas sim uma obrigação para atender bem o consumidor atual, tão antenado e exigente.

Automatize a gestão

A sua gestão também ganha muito com a digitalização do seu negócio, afinal você passa a ter maior controle dos seus números e dos processos, armas importantíssimas para qualquer gestor.

A automatização não significa ausência de trabalho, mas a otimização de diversas tarefas. O que também permitirá que você e sua equipe se dediquem a todas as áreas sem que isso os sobrecarregue. Essa facilidade pode ser aplicada à gestão financeira, fiscal, de pedidos e de estoque, que são tarefas complexas se feitas sem o apoio tecnológico.

Como a Linx pode ajudar?

A Linx é referência em tecnologia para o varejo com diversas soluções que atendem a todas as necessidades de um negócio, inclusive o seu food service. Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco e saiba exatamente como nós podemos te ajudar!

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