Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Há 20 anos, ninguém imaginava que passaríamos tanto tempo conectados para obter informações do mundo em tempo real. A experiência digital já está presente em nossa rotina e isso também se aplica aos negócios, que se beneficiam e passam por mudanças significativas a todo momento com a implementação de novos sistemas.
Quer saber como criar uma boa experiência digital no seu food service e se alinhar às novas tendências? Continue a leitura e veja como transformar seu estabelecimento. Confira!
A transformação digital pode ser entendida como o uso de dados para melhores tomadas de decisão e a integração de diversas tecnologias que otimizam a operação do restaurante, da gestão ao atendimento. Ela transforma a experiência de compra do cliente junto à marca e facilita a rotina dos colaboradores, dando a oportunidade de prestarem um serviço mais ágil e de alta qualidade.
É uma modificação completa sobre a própria cultura do negócio, que passa a se adequar e se atualizar sobre as novas tecnologias disponíveis.
Essa digitalização é determinante para a satisfação do cliente, pois dá autonomia a público e amplia o número de produtos e serviços que poderão ser disponibilizados pelo food service. É uma transformação positiva em que ambos os lados ganham!
O primeiro benefício, claro, é uma maior rentabilidade para o seu negócio, pois a transformação digital possibilita melhoria de processos, o que reduz custos, e proporciona um melhor atendimento seja no físico ou no digital, o que potencializa as vendas.
Outro aspecto importante é a percepção do seu cliente sobre o negócio, isso é, como ele se sente quando busca pelo seu restaurante. Ele encontra um site apenas informativo ou site voltado para vendas e com informações atualizadas?
Hoje a experiência do cliente começa digitalmente na imensa maioria das vezes, e acompanhar o processo decisório até a escolha do seu food service é uma necessidade dos novos tempos.
Isso significa que, antes mesmo de adentrar o seu restaurante, o cliente já sabe muitas coisas sobre ele, como o cardápio, preços e nível de satisfação do público. Todas essas informações são disponibilizadas, por exemplo, nos aplicativos de delivery, nas redes sociais e nos sites de busca.
É uma espécie de “boca a boca”, com percepções de consumidores que tiveram a experiência antes dele. A parte positiva é que funciona como uma boa vitrine para o seu negócio, mas também exige muito cuidado com a marca para que mantenha a qualidade e o nível de satisfação no topo.
Seu food service também deve ter outro cuidado, que é manter uma boa presença digital, de forma perene. Não basta criar páginas e perfis e movimentá-los apenas por uma semana ou um mês e depois deixá-los abandonados. É preciso bem mais que isso: você tem que tratar esse aspecto como uma extensão do seu negócio.
Automatize processos e entregue a melhor experiência de compra possível para o seu cliente, além de ter informações fiéis e em tempo real sobre o seu negócio na palma de sua mão sempre que precisar. É algo que demanda trabalho e profissionalismo, mas é uma das estratégias menos onerosas e que pode gerar um ótimo retorno para seu restaurante.
Além disso, para engajar melhor o seu público e crescer sua taxa de fidelização, tenha em mente o perfil do seu público e trace estratégias para chegar até ele — lembre-se: nem todos os consumidores são iguais. Trace estratégias diferentes para públicos diferentes. Uma campanha promocional que premia com um sorvete após a refeição para uma pessoa que nunca compra sorvetes pode não fazer sentido, sendo mais válido premiar com um refrigerante, caso essa pessoa tenha o costume de sempre almoçar tomando um refrigerante.
Veja abaixo outras formas de revolucionar seu food service e garantir uma excelente experiência digital para a clientela!
Criar uma boa experiência pode mudar completamente a imagem do seu negócio. Mais que fidelizar e gerar recorrência na ida do seu cliente até você, ele pode se transformar em um impulsionador para que você tenha fãs do seu food service. É nisso que muitos apostam hoje em dia, em uma experiência que vá além da satisfação e da fidelização e que gere um alto nível de engajamento. Quando isso acontece, você vende bem mais que produtos e serviços.
O seu restaurante não pode fazer vendas online apenas nos marketplaces, apesar destes serem essenciais para trazer novos clientes. Venda através de aplicativo e site próprio, além de chatbots em mídias sociais, como WhatsApp e Facebook, pois essa estratégia trará maior autonomia, melhores margens, crescimento nas vendas e, claro, mais fidelização ao possibilitar estabelecer uma régua de relacionamento com o seu público.
Outro grande benefício de ter os seus próprios canais de venda é construir uma marca forte, que não fica às sombras dos marketplaces. Isso é essencial para qualquer empresa que deseja crescer e se manter relevante.
O cardápio é um dos últimos itens da decisão de compra, e você deve caprichar nele e em sua versão digital. Uma boa navegação, fotos atraentes e vendas sugestivas farão o ticket médio do seu restaurante disparar. Você pode disponibilizar o autosserviço por meio de QR Code ou tablet em cima da mesa, além de terminais de autoatendimento para casos de atendimento balcão.
Mas, faça tudo com bastante profissionalismo para oferecer uma experiência encantadora ao seu cliente. A digitalização também atinge os meios de pagamento, portanto aceitar carteiras digitais e Pix não é um diferencial, mas sim uma obrigação para atender bem o consumidor atual, tão antenado e exigente.
A sua gestão também ganha muito com a digitalização do seu negócio, afinal você passa a ter maior controle dos seus números e dos processos, armas importantíssimas para qualquer gestor.
A automatização não significa ausência de trabalho, mas a otimização de diversas tarefas. O que também permitirá que você e sua equipe se dediquem a todas as áreas sem que isso os sobrecarregue. Essa facilidade pode ser aplicada à gestão financeira, fiscal, de pedidos e de estoque, que são tarefas complexas se feitas sem o apoio tecnológico.
A Linx é referência em tecnologia para o varejo com diversas soluções que atendem a todas as necessidades de um negócio, inclusive o seu food service. Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco e saiba exatamente como nós podemos te ajudar!