Estratégias de motivação para professores: aumente o engajamento escolar
Transformação Digital

Estratégias de motivação para professores: aumente o engajamento escolar

Sua escola pode ter uma gestão organizada, inteligente e tecnológica, mas isso tudo vai ser desperdiçado se sua equipe não tiver engajamento escolar. O problema é ainda mais sério para o corpo docente, que é o principal responsável por conquistar seus alunos. Então que tal falarmos um pouco sobre estratégias de motivação para professores?

Sabemos que isso é um desafio enorme, principalmente em instituições particulares. O gestor precisa saber como fazer o corpo docente da escola abraçar sua missão e seus valores — e, principalmente, passá-los adiante durante as aulas.

Continue sua leitura e entenda como superar esse obstáculo, criando um excelente engajamento profissional com todos os tipos de professores

Motivação para professores

O que é um professor engajado?  Entenda o engajamento escolar

Você, como gestor, mantenedor, diretor, franqueado ou franqueador, certamente já parou para avaliar o corpo docente de sua escola. Então traga essa perspectiva para cá e pense com a gente: quais são as características de seus melhores professores?

Um enorme conhecimento da disciplina é um ponto fundamental, não é? Outra questão importante é ser capaz de lidar com os alunos, sejam eles crianças, adolescentes ou até jovens e adultos, em casos de escolas de idiomas e cursos livres, técnicos ou profissionalizantes. Mindfulness e inteligência emocional são habilidades essenciais para isso.

No entanto, essas qualidades — e muitas outras — não valem para nada se o educador não estiver motivado a trabalhar. Para exemplificar, vamos pensar em alguns tipos de professores.

Você certamente já conheceu aquele clássico docente que é uma enciclopédia ambulante de sua especialidade, mas que não demonstra qualquer energia na hora de transmitir esses conhecimentos.

Ou aquele outro, que é ótimo com os alunos, mas não tem motivação nenhuma para vestir a camisa da escola — ou, pior, que reclama da instituição durante a aula!

Com um corpo docente desses, sua escola não vai crescer!

Mas já que estamos falando de tipos de professores, que tal pensarmos naquele que chega animado para a escola e passa uma energia enorme nas aulas, além de demonstrar paixão por ensinar e por fazer parte da escola?

É o professor que marca presença nos eventos da instituição, defende sua missão e seus valores, fala bem da escola e participa ativamente da gestão escolar.

Essas são as características de um excelente educador: um que está realmente engajado com a escola!

A importância do engajamento profissional para o corpo docente da escola

Vivemos um tempo de crescimento das tecnologias educacionais, que estão transformando o ensino. Mas não podemos esquecer que a tecnologia sozinha não é capaz de resolver a educação. Os professores é que são o verdadeiro coração da sala de aula.

Como disse Juliano de Melo Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais da Pearson na América Latina, em palestra para o 1º Sponte para a educação: “não adiantaria ter tecnologia sem ter quem ensina e aprende”. Afinal, “a educação é um processo baseado em gente. Baseado em pessoas”. 

Essa é a importância da motivação para professores. Como acabamos de ver, um corpo docente engajado realmente “veste a camisa” da escola e realiza sua missão de educar com qualidade e amor pelo ensino.

Os resultados desse engajamento escolar são excelentes:

  • Aumento na qualidade do ensino

Um professor desanimado geralmente dá aulas insossas, o que afasta a atenção dos alunos e prejudica a qualidade da aprendizagem.

Educadores engajados, por outro lado, levam mais energia para a sala de aula, atraem o interesse dos estudantes e buscam melhorar cada vez mais — inclusive buscando a formação continuada.

Isso melhora muito o ensino e a aprendizagem em sua escola.

  • Engajamento da comunidade escolar

Professores engajados, com aulas interessantes e dinâmicas, acabam causando o engajamento dos alunos. Assim, eles têm mais interesse na hora de aprender, passam a gostar mais da escola e até têm prazer em participar dos eventos promovidos.

Por consequência, o engajamento chega até os pais e responsáveis.

  • Melhor comunicação com alunos, pais e responsáveis

Com a comunidade escolar engajada, a relação dela com a instituição passa a fluir de uma maneira muito mais produtiva, com contatos e trocas enriquecedores para sua gestão e para o próprio crescimento da escola.

  • Retenção de alunos

Esta vantagem é fácil: alunos que gostam do professor e sentem-se interessados pelo conteúdo em sala de aula tendem a querer continuar na mesma escola. 

Eles também comentam com amigos, o que leva a um aumento das matrículas.

Motivação para professores: como engajar o corpo docente?

Está convencido? Então é hora de saber como estimular o engajamento do corpo docente da escola. Preparamos estratégias importantes. Confira:

  • Valorizar o corpo docente da escola

Este ponto parece óbvio, não é? Um professor valorizado certamente terá muito mais engajamento profissional. Ainda assim, muitos gestores acabam esquecendo desse detalhe na rotina escolar.

Então, lembre-se de mostrar para seus professores como eles são importantes para a escola! E isso não significa apenas fazer um evento de dia dos professores: a valorização está no dia a dia, ouvindo e atendendo suas demandas, mostrando interesse em seu trabalho e deixando clara a importância que eles têm para a instituição.

Leia mais: A valorização dos professores é o futuro para uma educação de qualidade.

  • Alimentar o vínculo com a gestão escolar

Para valorizar mais e ajudar na motivação dos professores, também é interessante fortalecer o vínculo entre eles e a gestão escolar. Para isso, mantenha a porta do gestor sempre aberta para seu corpo docente.

Tenha conversas frequentes, crie encontros de feedback e mostre para seus educadores que eles podem contar com você.

  • Sensibilizar professores com um senso de pertencimento

Para ter engajamento escolar, o professor precisa sentir que realmente faz parte da instituição. Essa sensação de pertencimento é o que realmente o faz “vestir a camisa”.

Para isso, é interessante fazer uma acolhida com seus educadores no início dos semestres e buscar manter o engajamento o ano todo — principalmente dando espaço para eles participarem da gestão escolar.

Quando suas ideias são ouvidas e colocadas em prática, o professor sente que a escola também é dele: algo que ele está construindo junto com toda a comunidade escolar.

Outra dica interessante para fortalecer o pertencimento é usar as redes sociais. Se eles estiverem de acordo, exiba os professores e os resultados de suas aulas! Isso demonstra que a escola realmente se orgulha de seu corpo docente.

  • Invista em treinamentos, capacitações e formação continuada

Professores estagnados, que não evoluem, tendem a cair na desmotivação. Por isso, ofereça constantemente formas para que eles possam melhorar, aprender mais e crescer com a escola.

Além de motivá-los, você também vai melhorar o ensino que eles oferecem aos alunos.

  • Entender o que mais desmotiva professores

Para garantir a motivação para professores, é preciso compreender “o outro lado”: o que os desmotiva?

Algumas das principais causas de desmotivação são a dificuldade com o comportamento dos alunos, a falta de comprometimento da escola com o docente, a falta de formação continuada, não ter um plano de carreira e não ter os recursos necessários para oferecer uma aula de qualidade.

Busque entender o que seus professores estão enfrentando nesse momento e ofereça soluções que melhorem essa relação.

  • Oferecer recursos pedagógicos para que eles possam realizar seu trabalho com qualidade

Quando decidem buscar essa carreira, professores sabem que têm uma missão muito bonita pela frente: levar o ensino de qualidade para seus estudantes.

Por isso, uma das maiores fontes de frustração para professores e professoras do mundo inteiro é a falta de recursos. Sem os materiais necessários, fica muito mais difícil explorar e oferecer todas as possibilidades de uma educação realmente transformadora.

É isso envolve desde recursos pedagógicos, como uma lousa digital, por exemplo, até ferramentas que facilitem seu trabalho, reduzindo a perda de tempo com a parte burocrática de lançar faltas, notas e avaliações dos estudantes.

Um professor que não precisa passar horas lidando com esses registros pode se dedicar a oferecer um ensino de qualidade, com muito mais engajamento escolar. É por isso que um sistema de gestão escolar pode transformar o trabalho de seus docentes. Saiba mais:

Além de otimizar totalmente o registros de faltas, notas e trabalhos, o sistema Sponte melhora a comunicação com a comunidade escolar e a própria gestão da instituição. Conheça e descubra o que o sistema pode fazer pela motivação dos professores, pelo engajamento dos alunos e pelo sucesso de sua escola.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!