E-commerce
Fórum ECBR 2023: confira os principais insights do evento
O Fórum ECBR 2023, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho,
Sua escola pode ter uma gestão organizada, inteligente e tecnológica, mas isso tudo vai ser desperdiçado se sua equipe não tiver engajamento escolar. O problema é ainda mais sério para o corpo docente, que é o principal responsável por conquistar seus alunos. Então que tal falarmos um pouco sobre estratégias de motivação para professores?
Sabemos que isso é um desafio enorme, principalmente em instituições particulares. O gestor precisa saber como fazer o corpo docente da escola abraçar sua missão e seus valores — e, principalmente, passá-los adiante durante as aulas.
Continue sua leitura e entenda como superar esse obstáculo, criando um excelente engajamento profissional com todos os tipos de professores.
Você, como gestor, mantenedor, diretor, franqueado ou franqueador, certamente já parou para avaliar o corpo docente de sua escola. Então traga essa perspectiva para cá e pense com a gente: quais são as características de seus melhores professores?
Um enorme conhecimento da disciplina é um ponto fundamental, não é? Outra questão importante é ser capaz de lidar com os alunos, sejam eles crianças, adolescentes ou até jovens e adultos, em casos de escolas de idiomas e cursos livres, técnicos ou profissionalizantes. Mindfulness e inteligência emocional são habilidades essenciais para isso.
No entanto, essas qualidades — e muitas outras — não valem para nada se o educador não estiver motivado a trabalhar. Para exemplificar, vamos pensar em alguns tipos de professores.
Você certamente já conheceu aquele clássico docente que é uma enciclopédia ambulante de sua especialidade, mas que não demonstra qualquer energia na hora de transmitir esses conhecimentos.
Ou aquele outro, que é ótimo com os alunos, mas não tem motivação nenhuma para vestir a camisa da escola — ou, pior, que reclama da instituição durante a aula!
Com um corpo docente desses, sua escola não vai crescer!
Mas já que estamos falando de tipos de professores, que tal pensarmos naquele que chega animado para a escola e passa uma energia enorme nas aulas, além de demonstrar paixão por ensinar e por fazer parte da escola?
É o professor que marca presença nos eventos da instituição, defende sua missão e seus valores, fala bem da escola e participa ativamente da gestão escolar.
Essas são as características de um excelente educador: um que está realmente engajado com a escola!
Vivemos um tempo de crescimento das tecnologias educacionais, que estão transformando o ensino. Mas não podemos esquecer que a tecnologia sozinha não é capaz de resolver a educação. Os professores é que são o verdadeiro coração da sala de aula.
Como disse Juliano de Melo Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais da Pearson na América Latina, em palestra para o 1º Sponte para a educação: “não adiantaria ter tecnologia sem ter quem ensina e aprende”. Afinal, “a educação é um processo baseado em gente. Baseado em pessoas”.
Essa é a importância da motivação para professores. Como acabamos de ver, um corpo docente engajado realmente “veste a camisa” da escola e realiza sua missão de educar com qualidade e amor pelo ensino.
Os resultados desse engajamento escolar são excelentes:
Um professor desanimado geralmente dá aulas insossas, o que afasta a atenção dos alunos e prejudica a qualidade da aprendizagem.
Educadores engajados, por outro lado, levam mais energia para a sala de aula, atraem o interesse dos estudantes e buscam melhorar cada vez mais — inclusive buscando a formação continuada.
Isso melhora muito o ensino e a aprendizagem em sua escola.
Professores engajados, com aulas interessantes e dinâmicas, acabam causando o engajamento dos alunos. Assim, eles têm mais interesse na hora de aprender, passam a gostar mais da escola e até têm prazer em participar dos eventos promovidos.
Por consequência, o engajamento chega até os pais e responsáveis.
Com a comunidade escolar engajada, a relação dela com a instituição passa a fluir de uma maneira muito mais produtiva, com contatos e trocas enriquecedores para sua gestão e para o próprio crescimento da escola.
Esta vantagem é fácil: alunos que gostam do professor e sentem-se interessados pelo conteúdo em sala de aula tendem a querer continuar na mesma escola.
Eles também comentam com amigos, o que leva a um aumento das matrículas.
Está convencido? Então é hora de saber como estimular o engajamento do corpo docente da escola. Preparamos estratégias importantes. Confira:
Este ponto parece óbvio, não é? Um professor valorizado certamente terá muito mais engajamento profissional. Ainda assim, muitos gestores acabam esquecendo desse detalhe na rotina escolar.
Então, lembre-se de mostrar para seus professores como eles são importantes para a escola! E isso não significa apenas fazer um evento de dia dos professores: a valorização está no dia a dia, ouvindo e atendendo suas demandas, mostrando interesse em seu trabalho e deixando clara a importância que eles têm para a instituição.
Leia mais: A valorização dos professores é o futuro para uma educação de qualidade.
Para valorizar mais e ajudar na motivação dos professores, também é interessante fortalecer o vínculo entre eles e a gestão escolar. Para isso, mantenha a porta do gestor sempre aberta para seu corpo docente.
Tenha conversas frequentes, crie encontros de feedback e mostre para seus educadores que eles podem contar com você.
Para ter engajamento escolar, o professor precisa sentir que realmente faz parte da instituição. Essa sensação de pertencimento é o que realmente o faz “vestir a camisa”.
Para isso, é interessante fazer uma acolhida com seus educadores no início dos semestres e buscar manter o engajamento o ano todo — principalmente dando espaço para eles participarem da gestão escolar.
Quando suas ideias são ouvidas e colocadas em prática, o professor sente que a escola também é dele: algo que ele está construindo junto com toda a comunidade escolar.
Outra dica interessante para fortalecer o pertencimento é usar as redes sociais. Se eles estiverem de acordo, exiba os professores e os resultados de suas aulas! Isso demonstra que a escola realmente se orgulha de seu corpo docente.
Professores estagnados, que não evoluem, tendem a cair na desmotivação. Por isso, ofereça constantemente formas para que eles possam melhorar, aprender mais e crescer com a escola.
Além de motivá-los, você também vai melhorar o ensino que eles oferecem aos alunos.
Para garantir a motivação para professores, é preciso compreender “o outro lado”: o que os desmotiva?
Algumas das principais causas de desmotivação são a dificuldade com o comportamento dos alunos, a falta de comprometimento da escola com o docente, a falta de formação continuada, não ter um plano de carreira e não ter os recursos necessários para oferecer uma aula de qualidade.
Busque entender o que seus professores estão enfrentando nesse momento e ofereça soluções que melhorem essa relação.
Quando decidem buscar essa carreira, professores sabem que têm uma missão muito bonita pela frente: levar o ensino de qualidade para seus estudantes.
Por isso, uma das maiores fontes de frustração para professores e professoras do mundo inteiro é a falta de recursos. Sem os materiais necessários, fica muito mais difícil explorar e oferecer todas as possibilidades de uma educação realmente transformadora.
É isso envolve desde recursos pedagógicos, como uma lousa digital, por exemplo, até ferramentas que facilitem seu trabalho, reduzindo a perda de tempo com a parte burocrática de lançar faltas, notas e avaliações dos estudantes.
Um professor que não precisa passar horas lidando com esses registros pode se dedicar a oferecer um ensino de qualidade, com muito mais engajamento escolar. É por isso que um sistema de gestão escolar pode transformar o trabalho de seus docentes. Saiba mais:
Além de otimizar totalmente o registros de faltas, notas e trabalhos, o sistema Sponte melhora a comunicação com a comunidade escolar e a própria gestão da instituição. Conheça e descubra o que o sistema pode fazer pela motivação dos professores, pelo engajamento dos alunos e pelo sucesso de sua escola.