E-commerce
5 dicas de como melhorar o checkout do seu e-commerce
O checkout de um e-commerce pode trazer muita dor de cabeça para o lojista. Mas, separamos algumas dicas para facilitar
As estratégias de anúncios para marketplaces é essencial para conquistar clientes e vender mais. Saiba como fazer!
Ter um e-commerce ou ser um seller em um marketplace é apenas o começo. Ao contrário do que acontece no mundo físico, em que o simples fato de abrir a loja traz público, no digital é preciso ir atrás dos clientes. Não há espaço para quem é passivo: no varejo online, ganha quem se faz conhecer pelo consumidor.
Por isso, ter uma estratégia de anúncios para marketplaces é fundamental. Quando um seller se pluga a um marketplace, ele é apenas mais um em milhares de outros varejistas. Como se destacar e mostrar seu valor? A partir da publicidade digital. E considerando que os marketplaces se tornaram o canal mais importante de vendas no e-commerce, quem não é ativo na captação dos clientes não obtém resultados.
Para o pequeno varejo, em especial, uma boa estratégia de publicidade digital funciona como um recurso de captação de clientes que aumenta a autoridade da sua loja e a visibilidade dos produtos. Quem aparece como anunciante nos marketplaces do Mercado Livre, Magalu ou B2W “toma emprestado” a autoridade dessas plataformas e passa a ser visto como mais confiável. Naquela plataforma e em outras.
Mas como o seller pode estabelecer uma boa estratégia de anúncios para marketplaces? É preciso estar atento a diversos pontos:
Cada plataforma possui um perfil de público diferente. Em marketplaces segmentados isso é mais claro, mas mesmo nos grandes ecossistemas existem diferenças significativas em relação ao tipo de público e seus hábitos de navegação e consumo. Conhecer essas características dá ao seller a possibilidade de se apresentar da forma correta para os consumidores.
O ideal é que, em cada marketplace, o seller adapte seu mix de produtos, preços, textos e imagens das descrições e investimentos em Ads de acordo com as características do público. A própria plataforma pode ajudar com os aspectos básicos dessa segmentação, mas cada seller precisa fazer seus próprios ajustes.
Além de conhecer o público, é preciso entender como o algoritmo de cada marketplace impacta a visibilidade da sua loja. Os resultados das buscas, por exemplo, podem ser afetados por fatores como o volume de vendas de cada seller, o estoque de cada um, a localização do cliente, a descrição dos produtos (SEO), imagens e reputação do seller. Saber quais são os fatores que influenciam a visibilidade é um indicador dos fatores que precisam ser observados e otimizados.
O mesmo acontece na estratégia de Ads de cada marketplace. Entenda quais são os fatores de publicidade, reputação e SEO, entre outros, que podem interferir na visibilidade dos seus anúncios, e atue para otimizar cada um deles. No marketplace, você é que precisa agir para melhorar suas vendas.
Em um marketplace, o seller precisa ser criativo para se diferenciar dos concorrentes. Capriche nas descrições de produtos e evite descrições genéricas. Não desperdice nenhuma chance de mostrar sua personalidade: do anúncio a uma mensagem ao cliente na embalagem do produto, passando pelas descrições dos produtos, mostre quem você é.
O aumento de visibilidade nos marketplaces também depende de analisar constantemente os dados gerados pelo negócio. Afinal de contas, no digital cada informação coletada é uma dica de como o cliente se comporta e gera insights de como melhorar. Os dados de visualização de Ads e cliques mostram o interesse do cliente naquele produto e a capacidade que texto e imagem tiveram em atrair a atenção. Se o cliente clicou, acessou sua página e não comprou, qual foi o motivo: preço, falta de informações sobre o produto, reputação, frete?
O próprio marketplace pode ajudar você a identificar palavras-chave ou produtos específicos nos quais faça sentido investir. Também é importante desenvolver estratégias de anúncios para marketplaces segmentadas por perfil de cliente, categoria e produto. Invista em campanhas sazonais e analise tanto o seu comportamento quanto o dos concorrentes para identificar fatores de sucesso e oportunidades de se diferenciar.
Conforme o seller expande seu negócio para vários marketplaces, surge um problema: fazer a gestão de tudo isso. Quanto mais produtos, mais anúncios e mais plataformas, mais complexo tudo se torna. Por isso, é importante contar com um sistema que centralize a gestão e faça a integração com as principais plataformas do mercado.
Dessa maneira, a partir de uma única interface, o seller pode gerenciar anúncios em diversos marketplaces. Isso também ajuda a comparar a rentabilidade de cada campanha e comparar melhor os resultados de um mesmo produto em diferentes plataformas, a partir de relatórios extraídos no próprio sistema.
A Linx Digital possui soluções completas de publicidade digital em marketplaces, tanto para as plataformas quanto para os sellers. Como parte da solução Linx Ads, o Ads for Publishers permite que os marketplaces criem sua própria mídia para veiculação da publicidade dos sellers. Já a rede Ads for Advertisers é um sistema self service em que os anunciantes podem automatizar a distribuição de suas ofertas de acordo com as condições competitivas e as características do público que deve ser impactado.
Em ambos os casos, os resultados são acompanhados em tempo real, dando muito mais agilidade à tomada de decisões e aos ajustes de rota. Por ser uma rede de anúncios que conecta diversos e-commerces, a solução Linx Ads garante que as ofertas mais relevantes sempre cheguem aos clientes, aumentando a visibilidade de sua loja online. Especialista de mercado em mídia nativa, o Linx Ads possibilita que seus produtos sejam anunciados em posições privilegiadas dentro dos maiores players do Brasil.
Conheça o Linx Ads e aumente a performance do seu negócio com as estratégias de anúncios para marketplaces.