Conheça as principais estratégias de anúncios para marketplaces
Marketplaces

Conheça as principais estratégias de anúncios para marketplaces

As estratégias de anúncios para marketplaces é essencial para conquistar clientes e vender mais. Saiba como fazer!

Ter um e-commerce ou ser um seller em um marketplace é apenas o começo. Ao contrário do que acontece no mundo físico, em que o simples fato de abrir a loja traz público, no digital é preciso ir atrás dos clientes. Não há espaço para quem é passivo: no varejo online, ganha quem se faz conhecer pelo consumidor.

Por isso, ter uma estratégia de anúncios para marketplaces é fundamental. Quando um seller se pluga a um marketplace, ele é apenas mais um em milhares de outros varejistas. Como se destacar e mostrar seu valor? A partir da publicidade digital. E considerando que os marketplaces se tornaram o canal mais importante de vendas no e-commerce, quem não é ativo na captação dos clientes não obtém resultados.

Para o pequeno varejo, em especial, uma boa estratégia de publicidade digital funciona como um recurso de captação de clientes que aumenta a autoridade da sua loja e a visibilidade dos produtos. Quem aparece como anunciante nos marketplaces do Mercado Livre, Magalu ou B2W “toma emprestado” a autoridade dessas plataformas e passa a ser visto como mais confiável. Naquela plataforma e em outras.

Mas como o seller pode estabelecer uma boa estratégia de anúncios para marketplaces? É preciso estar atento a diversos pontos:

1) Conheça o cliente de cada marketplace

Cada plataforma possui um perfil de público diferente. Em marketplaces segmentados isso é mais claro, mas mesmo nos grandes ecossistemas existem diferenças significativas em relação ao tipo de público e seus hábitos de navegação e consumo. Conhecer essas características dá ao seller a possibilidade de se apresentar da forma correta para os consumidores.

O ideal é que, em cada marketplace, o seller adapte seu mix de produtos, preços, textos e imagens das descrições e investimentos em Ads de acordo com as características do público. A própria plataforma pode ajudar com os aspectos básicos dessa segmentação, mas cada seller precisa fazer seus próprios ajustes.

estratégias de anúncios para marketplaces

2) Conheça como cada marketplace funciona

Além de conhecer o público, é preciso entender como o algoritmo de cada marketplace impacta a visibilidade da sua loja. Os resultados das buscas, por exemplo, podem ser afetados por fatores como o volume de vendas de cada seller, o estoque de cada um, a localização do cliente, a descrição dos produtos (SEO), imagens e reputação do seller. Saber quais são os fatores que influenciam a visibilidade é um indicador dos fatores que precisam ser observados e otimizados.

O mesmo acontece na estratégia de Ads de cada marketplace. Entenda quais são os fatores de publicidade, reputação e SEO, entre outros, que podem interferir na visibilidade dos seus anúncios, e atue para otimizar cada um deles. No marketplace, você é que precisa agir para melhorar suas vendas.

3) Encontre sua “voz”

Em um marketplace, o seller precisa ser criativo para se diferenciar dos concorrentes. Capriche nas descrições de produtos e evite descrições genéricas. Não desperdice nenhuma chance de mostrar sua personalidade: do anúncio a uma mensagem ao cliente na embalagem do produto, passando pelas descrições dos produtos, mostre quem você é.

4) Analise os dados do negócio

O aumento de visibilidade nos marketplaces também depende de analisar constantemente os dados gerados pelo negócio. Afinal de contas, no digital cada informação coletada é uma dica de como o cliente se comporta e gera insights de como melhorar. Os dados de visualização de Ads e cliques mostram o interesse do cliente naquele produto e a capacidade que texto e imagem tiveram em atrair a atenção. Se o cliente clicou, acessou sua página e não comprou, qual foi o motivo: preço, falta de informações sobre o produto, reputação, frete?

O próprio marketplace pode ajudar você a identificar palavras-chave ou produtos específicos nos quais faça sentido investir. Também é importante desenvolver estratégias de anúncios para marketplaces segmentadas por perfil de cliente, categoria e produto. Invista em campanhas sazonais e analise tanto o seu comportamento quanto o dos concorrentes para identificar fatores de sucesso e oportunidades de se diferenciar.

Tudo o que você precisa saber para investir melhor e ter resultados acima das expectativas

5) Centralize a gestão dos seus Ads

Conforme o seller expande seu negócio para vários marketplaces, surge um problema: fazer a gestão de tudo isso. Quanto mais produtos, mais anúncios e mais plataformas, mais complexo tudo se torna. Por isso, é importante contar com um sistema que centralize a gestão e faça a integração com as principais plataformas do mercado.

Dessa maneira, a partir de uma única interface, o seller pode gerenciar anúncios em diversos marketplaces. Isso também ajuda a comparar a rentabilidade de cada campanha e comparar melhor os resultados de um mesmo produto em diferentes plataformas, a partir de relatórios extraídos no próprio sistema.

A importância da plataforma de ads

A Linx Digital possui soluções completas de publicidade digital em marketplaces, tanto para as plataformas quanto para os sellers. Como parte da solução Linx Ads, o Ads for Publishers permite que os marketplaces criem sua própria mídia para veiculação da publicidade dos sellers. Já a rede Ads for Advertisers é um sistema self service em que os anunciantes podem automatizar a distribuição de suas ofertas de acordo com as condições competitivas e as características do público que deve ser impactado.

Em ambos os casos, os resultados são acompanhados em tempo real, dando muito mais agilidade à tomada de decisões e aos ajustes de rota. Por ser uma rede de anúncios que conecta diversos e-commerces, a solução Linx Ads garante que as ofertas mais relevantes sempre cheguem aos clientes, aumentando a visibilidade de sua loja online. Especialista de mercado em mídia nativa, o Linx Ads possibilita que seus produtos sejam anunciados em posições privilegiadas dentro dos maiores players do Brasil.

Conheça o Linx Ads e aumente a performance do seu negócio com as estratégias de anúncios para marketplaces.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente