Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Como restaurantes usam a estratégia omnichannel para vender mais?

Como restaurantes usam a estratégia omnichannel para vender mais?

Refinar a comunicação com o cliente é apenas um dos pontos de atenção para quem opera no food service. Por isso, trouxemos mais um conteúdo especial para os estabelecimentos desse setor, em que falaremos sobre a importância da estratégia omnichannel.

Caso não tenha familiaridade com o conceito, sem problemas. Afinal de contas, o objetivo deste post é apresentá-lo, demonstrando como essa estratégia pode aprimorar a sua captação de cliente e aumentar as vendas. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é uma estratégia omnichannel no food service?

O atendimento omnichannel é uma estratégia em rápida popularização nos últimos anos. Ela visa unificar a experiência de compra, aproveitando vários canais para converter vendas para o estabelecimento.

Em bares e restaurantes, uma abordagem omnichannel pode ser representada por diferentes canais de venda, como site, aplicativo, WhatsApp, mídias sociais, totem de atendimento, cardápios digitais e afins.

Percebe? Nos casos citados acima, o cliente interage com a marca virtualmente (site e app) e presencialmente (loja física). Em todas essas interações ele precisa ter uma experiência agradável e uniforme.

No entanto, bares e restaurantes também têm muito a ganhar trazendo esse modelo para sua realidade — sobretudo agora, em um período em que as operações de delivery se tornaram fundamentais para o faturamento e a sobrevivência dos estabelecimentos no mercado.

No food service, a estratégia omnichannel é uma forma prática e inteligente de aumentar as vendas do restaurante e, consequentemente, melhorar a experiência do seu consumidor, integrando todas as formas de venda, sejam elas vendas da loja física ou aquelas realizadas no ambiente virtual. Além disso, um dos maiores benefícios é garantir sua presença onde quer que o cliente esteja.

Com essa abordagem, você organiza a sua operação para atender o cliente no canal que ele preferir, seja utilizando bots para a compra e o acompanhamento de pedidos em aplicativos de mensagens, como Facebook Messenger, WhatsApp, entre outros.

Quais as vantagens do atendimento omnichannel?

Resultados, praticidade, engajamento, conveniência e inovação: em nossa visão, esses são os principais benefícios da estratégia que, se bem estruturada, é capaz de alavancar os resultados da sua operação. Entenda as vantagens de implementar uma estratégia omnichannel!

Aumento das vendas

A razão para esse aumento é bastante simples. Afinal de contas, o objetivo do omnichannel não é apenas integrar os seus canais, mas aumentar as suas abordagens de atendimento. No ambiente físico, consideramos canais de venda o atendimento no balcão e na mesa, seja ele realizado via o cardápio digital em tablets, QR Code na mesa ou totens de autoatendimento.

Já no online, os pontos de venda são bots em redes sociais, site e app próprios e marketplaces. Quando o seu estabelecimento tem todos esses canais disponíveis aos clientes, você acaba alcançando um número maior de pessoas — literalmente, estando onde o seu cliente prefere estar.

Esse alcance é fundamental para o aumento das suas vendas. Imagina só:

●     se o cliente já está no seu estabelecimento, ele pode agilizar o pedido em um totem de autoatendimento;

●     se usa muito o WhatsApp, você consegue vender por lá;

●     se está navegando no Facebook, ele pede por lá;

●     se está no PC, pode acessar o seu site;

●     se já tem o seu app, ele pede por lá.

Com uma boa estratégia omnichannel, o seu estabelecimento se organiza para evitar a perda de vendas, transformando todos os pontos de interação em canais de venda. Inclusive, esse aumento do número de canais também pode aumentar o seu faturamento e reduzir os seus custos.

Para isso, considere as soluções de autoatendimento como chatbots, site e app próprio, marketplaces, cardápio digital e totem de autoatendimento. Somadas, essas soluções aumentam significativamente o número de atendimentos que o seu negócio consegue realizar — sem que você precise aumentar o quadro de funcionários.

Experiência de compra

Isso é exatamente o que descrevemos no exemplo acima. No caso do delivery, o cliente tem plena flexibilidade para conhecer e solicitar seus produtos, escolhendo como pagar, como acompanhar o pedido e onde consumir.

Aqui, também destacamos as experiências presenciais, onde a experiência de compra pode ser melhorada pela utilização dos vários canais de venda que aumentam a sua capacidade de atendimento, como o cardápio digital, QR Codes na mesa e os totens de autoatendimento. No fim das contas, isso é percebido como conforto e praticidade, que são virtudes fundamentais na fidelização do consumidor.

Engajamento

A estratégia omnichannel estimula os consumidores a interagirem com a sua marca, pois grande parte da operação acontece no terreno online, nas redes, sites e aplicativos. Quando bem alinhada com uma estratégia de marketing, os resultados são ainda mais consistentes.

Conveniência

Imagine dois restaurantes semelhantes, com preços iguais e a mesma variedade e qualidade nas refeições. Entretanto, um fica do lado da sua casa, você pode pedir online e, caso não queira esperar a entrega, pode buscar na loja. Comodidade é o segredo — ofereça a solução mais fácil e seu estabelecimento será privilegiado pelo cliente.

Crescimento de presença online

Por último, temos o fator inovação e competitividade. Em plena era digital, é fundamental estar onde os seus clientes estão — ou seja, a internet. Afinal de contas, isso é um grande diferencial de mercado, principalmente porque ainda existem muitos players inexperientes atuando no delivery online.

Sendo assim, a estratégia omnichannel oferece a oportunidade de diferenciação, entregando a tendência ideal para se destacar no mercado. Um exemplo disso é a contratação de sistemas de gestão para o seu food service, além da criação de site e apps próprios, o que permite conquistar mais independência em relação aos marketplaces e suas altas taxas.

Como aplicar uma estratégia omnichannel?

Implementar o omnichannel é uma oportunidade de melhorar a organização do seu negócio. Por isso, um dos principais desafios da estratégia é adaptar os sistemas, capacitar a equipe e sincronizar o atendimento e o serviço em todas as pontas.

No fim das contas, só existe uma resposta para essa pergunta: tecnologia. A estratégia omnichannel demanda a organização e integração de todos os seus canais de venda para uma melhor gestão. Para garantir uma experiência fluída ao cliente, combinando todos os canais em uma única esteira de atendimento, você precisará de ajuda especializada.

É nesse sentido que cabe apresentar a Linx, que pode auxiliar a sua empresa nesse processo. Somos uma desenvolvedora de tecnologias voltadas para o food service, assim como para outros segmentos do varejo.

Atualmente, mais de 45% dos estabelecimentos nacionais contam com pelo menos uma das nossas soluções. No segmento alimentício, criamos soluções exclusivas para bares e restaurantes, redes e franquias, cafeterias, fast food, pizzarias, hamburguerias, entre outros tipos de estabelecimento. Temos uma atenção minuciosa com todos os detalhes e desafios da sua operação.

Seja qual for a sua necessidade, como gestão, omnichannel, pagamentos e delivery, nós temos a solução. Por isso, aproveitamos o momento para convidar você a conhecer as nossas ferramentas e como cada uma delas pode aprimorar a operação do seu negócio, promovendo economia, automação, modernização e fidelização da sua base de clientes.

Portanto, para mergulhar o seu food service nos benefícios da estratégia omnichannel, é fácil. Basta acessar nosso portal e conversar com a nossa equipe! Estamos prontos para auxiliar em qualquer desafio que esteja enfrentando!

Ir para

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas