Como aplicar uma estratégia de marketing no Food Service? Entenda
Bares e restaurantes

Como aplicar uma estratégia de marketing no Food Service? Entenda

O mercado de Food Service passou por dificuldades em 2020, mas vem apresentando uma retomada consistente nos últimos meses. Para aproveitar melhor esse momento, os restaurantes já estão utilizando estratégias de marketing para otimizar suas vendas e se diferenciar. Com o uso da tecnologia, é possível chegar até novos clientes e melhorar o atendimento do seu estabelecimento.

Dadas as expectativas de crescimento de longo prazo, esse segmento tem atraído ainda mais concorrentes. Por isso, para ter sucesso, é necessário estar um passo à frente na hora de alcançar seu público. Se você precisa aumentar as vendas do seu restaurante, continue a leitura e entenda por que a gestão de marketing pode ser a solução que você precisa.

Tenha em mente quem é a sua persona

Esse é o primeiro passo na elaboração de uma estratégia eficiente. Seu restaurante não consegue atender a todos os paladares e nem é isso que vai definir o sucesso dele. O importante é entender quem é o seu público, e depois, pensar nas melhores formas de chegar até estas pessoas.

O mais indicado é utilizar ferramentas de inteligência de marketing para identificar os hábitos de consumo dos clientes e entender o que, a que horas e com qual frequência eles consomem no seu restaurante. Por meio disso, é possível desenvolver estratégias de marketing para públicos segmentados e atender a diferentes demandas de forma personalizada. Esse tipo de estratégia faz aumentar consideravelmente o ROI das ações. Caso o seu restaurante tenha verba para mais investimentos, é interessante realizar pesquisas de mercado para compreender ainda mais a fundo o seu público e o mercado no qual você está inserido.

Caso ainda não tenha estabelecido qual o seu público-alvo, vale observar quais as principais tendências do food service para definir mais claramente o que importa para esse mercado consumidor e quem são as pessoas que o compõe.

SE RELACIONE com o seu público

A comunicação constitui a base principal sob a qual será desenvolvida qualquer estratégia de divulgação e marketing. Para atender melhor aos consumidores é necessário conhecê-los: saber em qual horário eles demandam seu serviço, quais redes sociais usam, em quais lugares encontrá-los. Tudo isso indica como deve ser a comunicação ideal para adotar com essas pessoas.

Também é importante disponibilizar vários canais de vendas e relacionamento para seus clientes como lojas físicas, site, blog, aplicativo próprio, entre outros meios que facilitam a chegada até seu empreendimento e os fidelizam. Se você tem, por exemplo, uma hamburgueria, deve considerar que seu público normalmente é mais jovem, deve estar presente nas redes sociais e provavelmente consome seus serviços junto com amigos, preferencialmente à tarde ou noite. Mas o que fazer com essas informações?

Você pode usá-las para saber como abordar essas pessoas, como deve ser feito o ambiente, seja ele mais descontraído, como o exemplo sugere, ou talvez um local mais calmo seja adequado para sua clientela. Também pode perceber os melhores locais para construir um relacionamento com esse público, como ele está presente em muitas mídias digitais, então esse é um forte canal de divulgação.

 Desenvolva conteúdos relevantes para o SEU CLIENTE

Embora o volume de conteúdo disponível na internet seja imensurável, muitos clientes ao pensar em consumir no seu restaurante, optam por realizar buscas online para ver o que seu estabelecimento tem a oferecer.

Se um cliente em potencial verificar seu site e encontrar informações relevantes e atualizadas, isso aumentará as chances de ele escolher consumir no seu restaurante.

Muito da ideia de compreender melhor sobre as percepções do cliente em seu negócio são derivadas do neuromarketing — uma área de estudo muito importante no desenvolvimento das estratégias mais eficientes. O uso desse tipo de ferramenta permite mudar a percepção da marca perante os clientes, agregando valor em seu negócio.

Saiba agregar valor ao seu produto

Em muitos casos é possível agregar valor ao produto quando ele é melhor trabalhado. No caso de bares e restaurantes, investir, por exemplo, em personalização, campanhas promocionais segmentadas e uma boa embalagem pode fazer toda a diferença.

Um ponto a se destacar no caso do delivery é a possibilidade de transformar os pedidos em presentes por meio de uma personalização exclusiva. Seja por meio de impressões nas embalagens ou mesmo escrito no próprio alimento, mensagens personalizadas podem gerar grande valor para um item que seria comum ao ser cardápio.

Também vale apostar em uma plataforma própria que permite diversas ações de marketing como disparo de e-mails e notificações push, criação de promoções em datas especiais, além de claro, aumentar a visibilidade da sua marca se comparado ao que ocorre nos marketplaces, onde sua marca fica em segundo plano e enfrenta a concorrência de milhares de outros restaurantes.

Esteja presente onde o seu público estiver

A ideia de produzir conteúdos relevantes para seu público só funciona quando ele chega até seus canais de comunicação. Para atrair estas pessoas e levá-las para seus canais, é importante produzir material rico em suas redes sociais e, se possível, também no seu blog. Isso vai permitir a criação de um relacionamento mais forte e duradouro.

A presença digital é um item obrigatório para quem deseja ampliar o alcance do negócio. Além de poder utilizar as campanhas patrocinadas para impulsionar as vendas, também é um bom meio de mostrar como funciona o seu negócio e contar a história da sua marca. Em redes como o Instagram, com um apelo visual tão forte, é possível ampliar as vendas por meio de registros do seu cardápio e do compartilhamento dos que já consomem no seu restaurante.

Outra forma interessante de interagir com os clientes é respondendo seus comentários, tirando dúvidas e solucionando as reclamações.

Agora que você já sabe como começar, siga para o próximo passo rumo ao sucesso do seu empreendimento colocando em prática essas estratégias de marketing.

Quer continuar aprendendo sobre este assunto? Siga nossa página nas redes sociais agora mesmo! Estamos no Facebook, Instagram e Twitter.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente