Como montar uma estratégia de crescimento para franquias?
Franquias

Como montar uma estratégia de crescimento para franquias?

Está pensando em criar uma estratégia de crescimento para a sua franquia? Saiba, desde já, que essa é uma excelente iniciativa. No entanto, também envolve cautela para garantir que o planejamento saia conforme o esperado.

Investir no crescimento é importante para o faturamento de franquias e para manter o negócio competitivo no mercado. Contudo, como esse não é um plano simples, é preciso fazer um estudo cuidadoso para evitar prejuízos e apostar nas melhores estratégias.

Quer saber como complementar o seu plano de negócios e ir em busca do crescimento de sua franquia? Mostramos as principais dicas a seguir. Confira!

Quando pensar em crescimento para franquias?

O melhor momento para pensar em uma estratégia de crescimento para franquias é justamente quando o negócio já se encontra mais estável. Esse é o período perfeito, pois não é necessário desviar a atenção das ações que devem ser aplicadas rapidamente, ao mesmo tempo em que a empresa não fica estacionada, sem nenhum avanço no mercado.

Por esse motivo, é preciso ter um bom acompanhamento do estado da franquia e dos resultados que o negócio está gerando. Criar métricas para verificar se as metas definidas anteriormente estão sendo alcançadas e se concordam com o planejamento inicial é o primeiro passo para fazer essa análise.

estratégias de crescimento para franquias

Como montar uma estratégia de crescimento para franquias?

Após notar que a empresa está em uma fase com brechas para investir no seu crescimento, chega a hora de montar a estratégia. Para isso, é preciso reunir profissionais envolvidos com a franquia e que podem trazer sugestões do que fazer para ter um desenvolvimento sustentável.

Veja algumas providências importantes para considerar na montagem da estratégia de crescimento:

  • avaliar os potenciais riscos;
  • definir os canais de distribuição;
  • analisar as propostas dos fornecedores;
  • escolher parcerias com melhor custo-benefício.

O que deve ser estabelecido?

Durante a etapa de planejamento, é crucial que sejam estabelecidas as ações que a franquia visa adotar para crescer no mercado. O conceito de 5W2H pode ajudar muito nesse momento, em que serão realizadas as seguintes questões para definir estratégias eficazes:

  • What — o que deve ser feito?
  • When — quando começar?
  • Who — quais são os agentes envolvidos?
  • Where — onde as iniciativas serão tomadas?
  • Why — por que foram feitas essas escolhas?
  • How — como os planos sairão do papel?
  • How much — qual será o orçamento para aplicar essas ações?

Como fazer um planejamento saudável?

Para que o seu planejamento seja, de fato, eficiente, é preciso abranger metas de curto, médio e longo prazos. Isso significa que, além de fazer projeções para os próximos anos, você deve pensar no que a empresa pode alcançar nos meses subsequentes.

Além disso, se faz necessário estudar o estado do negócio, a fim de entender as necessidades da franquia. Assim, os objetivos serão traçados conforme a prioridade das demandas. Por exemplo, se a intenção é aumentar a quantidade de clientes fidelizados, o ideal é definir o público-alvo, para que estratégias de atração desse perfil de consumidores sejam criadas.

Infográfico marketing franquias

Com planejamento e estudo adequados, é possível elaborar uma eficiente estratégia de crescimento para a sua franquia e ver o seu negócio alcançar o sucesso esperado. Por esse motivo, considere as dicas deste artigo e comece a organizar seus planos.

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