E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Para conquistar a preferência dos consumidores, você precisa mudar seu modelo de distribuição e melhorar a gestão do estoque. Conheça as vantagens de fazer essa transformação no seu negócio.
A digitalização dos negócios oferece inúmeras oportunidades para o varejo melhorar a experiência do consumidor, vender mais e reduzir seus custos. Quando o assunto são os estoques, é possível acertar nesses três pontos de uma só vez.
Acelerada pela pandemia, a gestão digital dos estoques ganha uma nova abordagem, com transparência 100%, sortimento em tempo real e eliminação dos gargalos. Essa gestão com eficiência máxima passa a considerar a distribuição de produtos como uma rede integrada de pontos de relacionamento com o cliente, e não mais como uma esteira de entrega de produtos.
No modelo tradicional, em que a cadeia de suprimentos funciona como uma esteira, os produtos são fabricados pela indústria, transportados em grande quantidade para um Centro de Distribuição do varejo, distribuído em quantidades menores para cada loja e, por fim, o consumidor leva para sua casa a quantidade desejada. Esse modelo traz diversas desvantagens:
Um mundo omnichannel exige uma gestão de estoques omnichannel. Para o consumidor, não existe “estoque da loja” e “estoque do e-commerce”. Tudo é uma coisa só e, por isso, a ideia de ter um produto em uma loja distante, mas não no PDV perto de sua casa, gera uma experiência de compra ruim.
Para atender uma jornada de consumo digital, é preciso gerenciar os estoques a partir da perspectiva dos consumidores. É o que se chama de “visão unificada dos estoques”: o entendimento de que todo o inventário, não importa onde esteja fisicamente, pode ser oferecido para os clientes e deslocado rapidamente para atender à demanda.
Onde o modelo anterior oferecia desvantagens, essa nova distribuição traz benefícios:
Ao adotar um modelo de distribuição omnichannel, o varejo se aproxima dos clientes, aumenta a eficiência do seu negócio e melhora a experiência para o consumidor. Como resultado, vende mais, com margens melhores, e passa a ser mais competitivo.
Em um modelo de gestão de estoques omnichannel, o varejo passa a ter uma variedade muito maior de produtos à sua disposição. O estoque das lojas físicas (limitado por uma questão de espaço) pode ser complementado pelos milhares ou milhões de produtos disponíveis online, enquanto o e-commerce passa a usar as lojas como um posto logístico avançado.
Esse cruzamento entre físico e digital acontece em vários sentidos:
Para fazer com que essa orquestração de pedidos aconteça e as lojas tenham sempre o produto que o cliente deseja (seja fisicamente, ou para entrega rápida), seu negócio precisa contar com, pelo menos, uma plataforma de e-commerce integrada às lojas físicas, com estoque unificado e visibilidade em tempo real. Um sistema OMS para definir de onde cada pedido sairá para o cliente e o uso intensivo de dados para analisar tendências e estocar produtos com antecedência também são necessários.
Cada vez mais, esse framework passa a ser o pacote essencial necessário para que o varejo seja competitivo e atenda bem seus clientes. Por isso, saia logo dos tempos da distribuição analógica e abrace novos modelos de distribuição que aumentem a eficiência dos seus negócios.
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