EN

ENGLISH

Imagem Logo Linx

Blog

08/09/2016

5 erros que podem acabar com o seu restaurante

produtividade sistema restaurante planejamento

Em tempos de vacas magras ter um bom planejamento e controle do seu negócio pode trazer vantagens frente aos concorrentes. Já com a economia em recuperação, ter um negócio que seja rentável se torna mais essencial ainda.

Pensando nisso, separamos cinco erros que podem acabar com o seu negócio e dicas de como evitá-los!

1. Desconsiderar os custos de produção

Em todas as empresas existem dois tipos de custos, os fixos e os variáveis. Os custos fixos, como aluguel ou conta de água, precisam ser considerados independente de o negócio estar gerando lucro ou não. Já os custos variáveis - que mudam conforme a produção – são o calcanhar de Aquiles de muitos empreendedores, pois podem facilmente elevar-se sem o planejamento adequado, levando as contas da empresa para o vermelho.

Dica: tenha sempre no seu planejamento de gastos os custos fixos e, de acordo com a estimativa para o mês, os custos variáveis, assim as chances de você se enrolar com os números diminui!

2. Estocar além do necessário

Comprar produtos além do necessário para montar um estoque grande pode ser um dos maiores erros de quem está começando um negócio, porém, tão ruim quanto isso é perder vendas por falta de produtos no estoque. Além de perder dinheiro com um estoque excessivamente grande você também pode perder clientes pela não possibilidade de produzir algum prato.

Dica: analisar o fluxo do seu negócio e montar um estoque enxuto é uma das saídas mais inteligentes e econômicas para esse problema.

3. Diminuir a qualidade do produto

Por conta da crise alguns empreendedores podem optar por escolher uma matéria prima similar à que é usada normalmente, impactando a qualidade do produto servido. Essa decisão pode não ser a mais certeira, visto que os clientes estão cada dia mais exigentes nas suas escolhas.

Dica: avalie se esse é o melhor ponto para se cortar investimentos, em alguns casos outros cortes pontuais podem ser mais eficientes e não comprometerão o atendimento e fidelização dos clientes.

4. Ignorar o planejamento

Planejar pode ser cansativo, porém é essencial para o negócio. Não saber qual caminho seguir é uma das falhas dos empreendedores e isso gera gastos as vezes maiores do que os realmente necessários. Saber onde se está e onde se quer chegar é crucial para que você consiga conquistar suas metas e por vezes expandir o negócio.

Dica: elabore um plano de negócio e somente após isso vá para o dia a dia.

5. Não saber onde cortar gastos

O primeiro passo para fazer a redução certa é entender que custo e despesa não são a mesma coisa. Custo está relacionado com a atividade do seu negócio – salário dos seus funcionários, por exemplo. Já as despesas são atividades que incrementam a sua capacidade de produção – como por exemplo a compra de materiais de escritório.

Dica: quando houve a necessidade de fazer algum corte, opte pela redução das despesas e não dos custos.

A Linx oferece softwares e serviços sob medida para aumentar a produtividade de bares e restaurantes! Conheça: http://www.linx.com.br/bares-restaurantes

Peça uma proposta sem compromisso

  • Abrir Chat Comercial
  • Envie uma mensagem

    Preencha o formulário e envie uma mensagem ou, para falar com a área comercial, ligue para
    0800.701.5607

    Acessar formulário