ERP e PDV integrados: necessidade para gestão de grandes operações
ERP

ERP e PDV integrados: necessidade para gestão de grandes operações

Em grandes operações varejistas é necessário a integração do ERP e PDV para ter controle da empresa com precisão. Quer saber os benefícios desses sistemas integrados? Confira!

Os profissionais que trabalham com varejo estão acostumados com as nomenclaturas ERP e PDV. ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, planejamento de recursos empresariais, é um tipo de software utilizado pelas empresas para gerenciar atividades comerciais diárias, como contabilidade, compras, gerenciamento de projetos, operações da cadeia de suprimentos, controle de estoque e gerenciamento de riscos e conformidade. Além disso, os softwares de ERP são capazes de administrar a automação e processos em finanças, recursos humanos, manufatura, serviços, compras e outros.  

Dentre os benefícios do ERP, encontra-se o fato de que todas as informações são inseridas em um único banco de dados, permitindo que todos os departamentos da empresa trabalhem com as mesmas bases. Estes dados podem ser organizados, analisados e transformados em relatórios, já que reúnem em um único sistema os recursos de gerenciamento de clientes, recursos humanos, inteligência de negócios e gerenciamento financeiro. 

O PDV, por sua vez, é o famoso “ponto de venda”, o local em que os clientes são recebidos, são apresentados aos produtos e finalizam comprando a mercadoria ou serviço comercializado pela empresa. O PDV é o local exato da tomada de decisão da compra e é nele que deve haver a integração das estratégias de marketing e vendas. Esse espaço de venda dos produtos pode ser uma loja física ou online, mas o objetivo é sempre o mesmo, fechar negócio e aumentar as vendas.  

Algumas vezes o termo PDV pode aparecer relacionado ao sistema de gestão do ponto de venda e aí entra a integração com o ERP, já que o software é utilizado para gerenciar todos os setores de uma empresa de maneira integrada. Deste modo, a utilização de um sistema PDV é o ponto ideal para a otimização dos processos por meio da automação das atividades, tarefas e integração dos dados. Ou seja, é possível otimizar os registros das vendas, controle do estoque, fluxo de caixa, emissão de notas e todas as outras atividades que são realizadas dentro do ponto de venda.  

O sistema PDV é parte essencial de um software ERP e essa integração permite que aconteça a administração da sua empresa com precisão, bom gerenciamento e controle. Quando os dois estão integrados, a gestão do seu negócio acaba sendo feita de maneira completa e eficiente, transformando o processo de vendas em uma atividade rápida que está diretamente ligada à satisfação dos clientes.  

ERP e PDV

Benefícios da integração 

 Pode-se dizer que a oportunidade mais clara da integração entre o PDV e o ERP é a possibilidade de conectar transações de vendas com a contabilidade. Essa integração evita que aconteçam falhas no rastreamento do estoque, processos duplicados, incapacidade de manter as informações dos clientes atualizadas e outros. Deste modo, é essencial que os dois sistemas trabalham bem conjuntamente tomando cuidado para que não haja ineficiências. 

A integração do PDV com o ERP garante que aconteça a melhoria no controle das operações em diversos locais, processos mais eficientes por meio da centralização de dados, relatórios cada vez mais acurados e informações precisas. Ou seja, a integração dos sistemas permite que haja agilidade e a simplificação das operações, assim como a obtenção de dados integrados em tempo real para uma melhor tomada de decisão.  

 1. Economia de recursos financeiros 

Por meio da unificação dos muitos sistemas que podem estar fragmentados na sua empresa, a sua equipe poderá utilizar o tempo com mais eficiência, já que os seus colaboradores não precisarão ficar procurando informações em lugares diferentes. Além disso, a sua empresa poderá economizar recursos financeiros por meio da eliminação da necessidade de treinamento dos usuários em múltiplos sistemas, afinal, tudo estará concentrado no mesmo lugar.  

 2. Informações coletivas 

Todos os membros das equipes da sua empresa têm acesso às mesmas fontes de informações. Os dados são compilados, armazenados, compartilhados e acessados por um único sistema, reduzindo as falhas humanas e informações duplicadas que ficariam disponíveis atrapalhando a rotina do seu negócio.  

 3. Dados, informações e insights 

Por meio da utilização de um banco de dados central, as análises e relatórios melhoram substancialmente. O ERP integrado ao PDV é capaz de registrar e armazenar as informações inseridas pelos usuários e pode ser utilizado como parte estratégica na inteligência do negócio.  

Os dados permitem que os usuários vejam declarações de receitas, despesas, KPI’s e outras tantas informações. Isso faz com que a capacidade de acessar os relatórios e a geração de insights melhorem a qualidade das tomadas de decisões com rapidez.  

 4. Aumento da produtividade 

A automatização das tarefas é essencial para os grandes negócios. O banco de dados do ERP elimina fases que são redundantes como, por exemplo, a entrada de dados, permitindo que o sistema execute cálculos avançados rapidamente. Isso libera o tempo dos membros da equipe para que sejam feitos trabalhos mais cuidadosos, que aumentem o ROI quando, aumentando a produtividade, eficiência e lucratividade da sua empresa.  

 5. Gestão de estoque  

O ERP utiliza código de barras, etiquetas e números de série para controlar seu estoque em todas as etapas da cadeia de suprimentos. Essas ferramentas ajudam você a acompanhar os níveis de estoque em diferentes armazéns, quais itens estão sendo transportados e quais itens estão nas prateleiras prontos para os consumidores. A maior visibilidade do armazém otimiza muito o processo de coleta, embalagem e envio, eliminando  achismos e suposições. 

 6. Gestão humana  

A integração de ERP e PDV também significa que o sistema pode ser efetivamente usado como uma ferramenta para prever e melhorar pedidos de estoque sazonais com base em dados históricos. Isso significa que um suprimento adequado de itens de alta demanda sempre pode ser disponibilizado em períodos cruciais de vendas. Além disso, também é possível agendar pessoal adicional nos horários de maior potencial de vendas — tudo no mesmo sistema. 

Um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) é uma ferramenta que você pode usar para gerenciar as informações da sua organização enquanto automatiza e agiliza os processos de negócios. Quando integrado, ele pode oferecer suporte a várias funções em sua empresa, como finanças, contabilidade, gerenciamento de projetos e muito mais! À medida que o seu negócio cresce, você começará a ver a necessidade de outras soluções para dar suporte aos seus processos. Apesar de todas as vantagens de uma solução ERP em si, integrar o seu software ERP é uma excelente forma de otimizar o seu potencial e garantir que todas as necessidades da sua empresa são satisfeitas.  

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!