Como o ERP pode ajudar você a vender mais na Black Friday
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Como o ERP pode ajudar você a vender mais na Black Friday

Um ERP e sistema de gestão moderno, e atualizado traz grandes vantagens para seu e-commerce e para as lojas físicas durante uma das principais datas promocionais do varejo: Black Friday. 

A Black Friday se firmou como a principal data do e-commerce e uma das maiores datas de vendas do varejo brasileiro. Nos últimos anos, devido à pandemia e às mudanças nas tendências de consumo, o comércio eletrônico experimentou um crescimento significativo.  Em 2021, as vendas alcançaram R$ 4,2 bilhões, um aumento de 5% em relação a 2020, porém em 2022 houve uma queda de 22,5% no faturamento e 17,4% no número de pedidos, segundo pesquisa da Neotrust 

Para 2023, espera-se uma recuperação nas vendas, mas é importante que as lojas virtuais mantenham boa reputação, pois o cliente atual é mais comparativo e a interação com a marca é crucial para o sucesso na Black Friday. Quem sair do óbvio conseguirá melhores resultados. 

erp black friday

Vá além do lugar comum 

Quando se fala em Black Friday, o foco costuma estar na agilidade das promoções, na personalização do relacionamento com o cliente e na necessidade de contar com uma logística de alto nível para dar conta do intenso volume de pedidos ao longo de todo o mês.  

Com tantas mudanças dos últimos anos, é importante estar atento à diversas modalidades de entrega, como por exemplo, “ship from store”, que permite entregar os produtos mais rapidamente, a um custo (e valor de frete) menor, e “clique e retire”, em que o cliente faz o pedido online parar retirar na loja física.  

Para incorporar essas modalidades, o varejo precisa mudar seus processos, investir em tecnologia e acelerar a integração de seus sistemas. É nesse momento que contar com um sistema ERP eficiente na Black Friday faz toda a diferença. 

Sistemas integrados de gestão especialistas em omnichannel geram diversos benefícios para varejistas de todos os portes, de startups a grandes redes, e amplia a possibilidade de aumentar as vendas do seu e-commerce e das lojas físicas na data promocional. 

Por que um sistema ERP faz toda a diferença na Black Friday? 

Um bom sistema de gestão de varejo faz com que o sucesso na Black Friday fique mais acessível. Isso porque um ERP dinâmico e inovador traz uma série de vantagens para o dia a dia nas operações de e-commerce, CRM, logística, finanças, gerenciamento e contabilidade. Entre essas vantagens estão:

1. Agilidade nos processos

Automatizar os processos operacionais traz muito mais velocidade, eficiência e agilidade aos negócios. Da emissão de notas fiscais aos cálculos automáticos de alíquotas e impostos, o uso de um ERP permite economizar tempo e esforço em atividades repetitivas, além de eliminar erros.

2. Controle de estoque

Para vender, é preciso ter o produto em estoque. E controlar o estoque de cada SKU, em cada ponto de venda, site e Centro de Distribuição, é essencial para garantir que o cliente sempre consiga encontrar o que procura. O controle de estoque também é essencial para evitar perdas e para tomar decisões importantes sobre promoções. Com um ERP que ajuda na gestão das entradas e saídas, suas lojas e seu e-commerce podem vender ainda mais.

3. Automatização do frete

Em um período de grande volume de vendas, ter uma solução que automatiza as decisões e processos ligados ao frete é uma imensa vantagem. Os ERPs mais avançados do mercado permite que os clientes integrem as informações dos fretes das transportadoras, incluindo produtos e serviços dos Correios. 

Com isso, podem realizar simulações automáticas para escolher a opção logística que melhor atende o cliente, dentro do prazo e custo exigidos. O ERP também emite as etiquetas SIGEP dos Correios e armazenam automaticamente o número de rastreamento, o que abre a possibilidade de realizar consultas online e melhorar a experiência do cliente com a entrega.

4. Aumento de produtividade

A Black Friday é um período de atividades intensas. É natural, então, que sua equipe fique sobrecarregada. O investimento em ferramentas de aumento de produtividade é uma maneira de ao mesmo tempo, reduzir o stress com atividades cotidianas, liberar mais tempo e energia para ações que tragam benefícios diretos para o negócio e estimular a inovação do negócio. 

É uma questão de só conseguir fazer o sofisticado depois de resolver o básico: se a sua equipe precisa lidar o tempo todo com tarefas manuais, não conseguirá ter energia para pensar fora da caixa e aumentar os resultados do negócio.

5. Análise e gestão de resultados

Durante a temporada de Black Friday, e depois da data promocional de vendas, é importante analisar os resultados, verificar o desempenho das lojas e do e-commerce, entender os erros e acertos e planejar as próximas ações. Lojistas que possuem um sistema de gestão com relatórios sobre as principais informações do negócio têm mais controle, sabem onde atuar para corrigir erros de rota e identificam rapidamente novas oportunidades de venda. 

Por tudo isso, contar com um ERP que facilite a rotina dos negócios e acelere a coleta, análise e transmissão de informações é essencial para aumentar as vendas durante e após a Black Friday.  

O Linx Millennium é o mais completo e flexível ERP para e-commerce do mercado. Ele permite que empresas operem lojas físicas, e-commerce, marketplace, televendas, mobile commerce, franquias, representantes comerciais, catálogos e vendas pelas redes sociais, facilitando os processos comerciais e dando muito mais agilidade a negócios de todos os tamanhos. Permite também a integração com fornecedores, parceiros e terceiros responsáveis pelo estoque, garantindo uma comunicação eficiente dos pedidos de venda e dados de entrega. Além disso, oferece suporte ao uso de Gateways de Pagamento com o Split, facilitando o controle financeiro do dropshipping 

Se você busca um ERP que elimina processos engessados, moderniza as operações do seu negócio, melhora seu relacionamento com o cliente e aumenta as suas vendas, o Linx Millennium pode ser a solução para o seu varejo. 

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