Como o ERP pode ajudar você a vender mais na Black Friday
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Como o ERP pode ajudar você a vender mais na Black Friday

Um sistema de gestão moderno e atualizado traz grandes vantagens para seu e-commerce e para as lojas físicas durante uma das principais datas promocionais do varejo.

A Black Friday se firmou como a principal data do e-commerce e uma das maiores datas de vendas do varejo brasileiro. Em 2020, por exemplo, foram cerca de 13 milhões de pedidos, que geraram um faturamento de R$ 7,7 bilhões, 21,9% de crescimento sobre o ano anterior. Sozinha, a Black Friday representou 4% do número de pedidos do e-commerce no ano passado.

Para este ano, as expectativas são ainda mais otimistas. Com a recuperação da economia e o aumento da vacinação, a intenção de compra na Black Friday aumentou 29%. As categorias mais procuradas deverão ser vestuário/acessórios, eletroeletrônicos, smartphones e itens de informática. A Black Friday terá um forte impacto não apenas sobre o e-commerce, mas também sobre as vendas nas lojas físicas. Por isso, é preciso estar muito bem preparado.

Em 2021, a Black Friday terá uma característica ainda mais especial: é o primeiro grande evento da retomada da economia. Hábitos adquiridos durante a crise irão se consolidar, a competição será ainda mais intensa e será preciso ter muita agilidade e eficiência para atrair, encantar e conquistar os consumidores. Quem sair do óbvio conseguirá melhores resultados.

Vá além do lugar comum

Quando se fala em Black Friday, o foco costuma estar na agilidade das promoções, na personalização do relacionamento com o cliente e na necessidade de contar com uma logística de alto nível para dar conta do intenso volume de pedidos ao longo de todo o mês. A Black Friday, mais que uma data pontual do varejo, vem se transformando em uma Black November: em 2020, as vendas nos dias tradicionais de Black Friday aumentaram 32%, mas saltaram 70% ao longo de todo o mês de novembro.

Como se não bastasse o forte crescimento das vendas, a forma de distribuição também mudou. Na Black Friday 2020, houve um aumento de 142% no volume de pedidos enviados para os clientes a partir das lojas físicas. Essa modalidade, chamada de ship from store, permite entregar os produtos mais rapidamente, a um custo (e valor de frete) menor. Os benefícios são claros.

ERP Black Friday venda mais

Para incorporar modalidades de entrega como o ship from store e o “clique e retire” (em que o cliente faz o pedido online para retirar na loja física), o varejo precisa mudar seus processos, investir em tecnologia e acelerar a integração de seus sistemas. É nesse momento que contar com um sistema ERP eficiente na Black Friday faz toda a diferença. Sistemas integrados de gestão especialistas em omnichannel geram diversos benefícios para varejistas de todos os portes, de startups a grandes redes, e amplia a possibilidade de aumentar as vendas do seu e-commerce e das lojas físicas na data promocional.

Por que um sistema ERP faz toda a diferença na Black Friday?

Um bom sistema de gestão de varejo faz com que o sucesso na Black Friday fique mais acessível. Isso porque um ERP dinâmico e inovador traz uma série de vantagens para o dia a dia as operações de e-commerce, CRM, logística, finanças, gerenciamento e contabilidade. Entre essas vantagens estão:

1) Agilidade nos processos

Automatizar os processos operacionais traz muito mais velocidade, eficiência e agilidade aos negócios. Da emissão de notas fiscais aos cálculos automáticos de alíquotas e impostos, o uso de um ERP permite economizar tempo e esforço em atividades repetitivas, além de eliminar erros.

2) Controle de estoque

Para vender, é preciso ter o produto em estoque. E controlar o estoque de cada SKU, em cada ponto de venda, site e Centro de Distribuição, é essencial para garantir que o cliente sempre consiga encontrar o que procura. O controle de estoque também é essencial para evitar perdas e para tomar decisões importantes sobre promoções. Com um ERP que ajuda na gestão das entradas e saídas, suas lojas e seu e-commerce podem vender ainda mais.

3) Automatização do frete

Em um período de grande volume de vendas, ter uma solução que automatiza as decisões e processos ligados ao frete é uma imensa vantagem. Os ERPs mais avançados do mercado permitem que os clientes integrem as informações dos fretes das transportadoras, incluindo produtos e serviços dos Correios.

Com isso, podem realizar simulações automáticas para escolher a opção logística que melhor atende o cliente, dentro do prazo e custo exigidos. O ERP também emite as etiquetas SIGEP dos Correios e armazenam automaticamente o número de rastreamento, o que abre a possibilidade de realizar consultas online e melhorar a experiência do cliente com a entrega.

4) Aumento de produtividade

A Black Friday é um período de atividades intensas. É natural, então, que sua equipe fique sobrecarregada. O investimento em ferramentas de aumento de produtividade é uma maneira de ao mesmo tempo, reduzir o stress com atividades cotidianas, liberar mais tempo e energia para ações que tragam benefícios diretos para o negócio e estimular a inovação no negócio.

É uma questão de só conseguir fazer o sofisticado depois de resolver o básico: se a sua equipe precisa lidar o tempo todo com tarefas manuais, não conseguirá ter energia para pensar fora da caixa e aumentar os resultados do negócio.

Por que o omnichannel é uma excelente estratégia para o e-commerce

5) Análise e gestão de resultados

Durante a temporada de Black Friday, e depois da data promocional de vendas, é importante analisar os resultados, verificar o desempenho das lojas e do e-commerce, entender os erros e acertos e planejar as próximas ações. Lojistas que possuem um sistema de gestão com relatórios sobre as principais informações do negócio têm mais controle, sabem onde atuar para corrigir erros de rota e identificam rapidamente novas oportunidades de venda.

Por tudo isso, contar com um ERP que facilite a rotina dos negócios e acelere a coleta, análise e transmissão de informações é essencial para aumentar as vendas durante e após a Black Friday. O emillennium foi desenvolvido para atender varejistas dos mais variados segmentos de mercado, garantindo atendimento e eficiência nas operações físicas, no e-commerce, televendas, representantes, franquias, catálogos e redes sociais.

Se você busca um ERP que elimina processos engessados, moderniza as operações do seu negócio, melhora seu relacionamento com o cliente e aumenta as suas vendas, o emillennium pode ser a solução para o seu varejo. Fale com a gente e saiba mais!

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