Como manter a equipe engajada com a cultura organizacional no trabalho a distancia?
Recursos humanos

Como manter a equipe engajada com a cultura organizacional no trabalho a distancia?

No mercado profissional de hoje, os funcionários já não enxergam uma boa cultura organizacional como um “extra” e sim como uma necessidade. Empreendimentos que têm uma cultura saudável e próspera colhem muitos benefícios, como captação e retenção de talentos, e competitividade operacional. Mas como manter a equipe engajada no trabalho a distância?

Estabelecer uma cultura sólida é uma tarefa desafiadora, ainda mais tendo times pulverizados e sem usufruir do ambiente físico da companhia. Para superar essa condição, selecionamos dicas e informações que ajudarão você e sua empresa a garantir engajamento e alinhamento cultural em funções remotas. Confira os tópicos a seguir.

Qual a importância de manter a equipe remota engajada?

Profissionais engajados valorizam muito a qualidade da relação interna entre colegas e líderes, bem como a visão estratégica da empresa vinculada à reputação que ela tem no mercado. Isso é ainda mais importante no trabalho remoto, visto que a gestão de pessoas deve ser mais cuidadosa.

No entanto, antes de abordarmos o que precisa ser feito para motivar times que trabalham remotamente, vamos às vantagens de promover a cultura organizacional nessa condição laboral:

  • agilidade e eficiência nas tarefas;
  • alcance dos resultados desejados;
  • crescimento do nível comprometimento;
  • desenvolvimento contínuo e acelerado da companhia;
  • diminuição considerável da rotatividade;
  • equilíbrio das demandas;
  • estabelecimento de uma cartela sólida de talentos;
  • incentivo à atuação coletiva mútua;
  • maior sinergia, fluidez, produtividade e dinamismo operacionais;
  • melhoria nos relacionamentos interpessoais.

Como manter a equipe remota engajada com a cultura organizacional?

Após conferir os benefícios listados acima, você certamente está a fim de saber como manter seu time engajado com a cultura organizacional. Para isso, basta aplicar as melhores práticas de gestão. Confira.

Reforce a comunicação

Uma comunicação de qualidade é indispensável para favorecer trabalhos remotos. Quando o time está na sede da empresa, é comum virar para a mesa ao lado para esclarecer algum assunto com os colegas, ou pedir orientações para o líder. No ambiente home office, é necessário oferecer recursos para que esse contato seja tão prático quanto.

O diálogo deve ser frequente, e todos os canais (e-mail, chat, aplicativo de mensagem etc.) devem ser disponibilizados para que os funcionários interajam entre si. Assim, fica mais fácil nivelar perspectivas e discursos. Outro destaque é a diminuição de ruídos sobre informações internas, o que evita interpretações equivocadas e mal-entendidos.

Como manter a equipe engajada com a cultura organizacional no trabalho a distancia

Monte um plano de contingência emergencial

Elaborar um plano de contingência para situações urgentes é fundamental para lidar com momentos de crise que exijam atuação remota. Essa estratégia precisa sanar todos os questionamentos que possam surgir durante os períodos de adversidade, servindo como um manual de sobrevivência do funcionário.

Nele, é preciso conter todas as práticas que serão tomadas nas diversas situações possíveis, com clareza e sem margem para confusões. Esse planejamento deve trazer segurança, transparência e rapidez em cenários delicados. Assim, você acalma os ânimos e dá maior segurança para a equipe remota, garantindo um senso de engajamento e pertencimento de funcionários.

Crie o hábito do feedback

Enquanto convivemos, oferecemos e recebemos feedback com frequência. A troca de impressões e experiências é indispensável para uma boa gestão de times, principalmente em relação ao que atuam de forma remota.

Nesse sentido, você, gestor de pessoas, deve avaliar a performance individual e coletiva dos profissionais para dar retornos completos e didáticos sobre o que deve ser melhorado. Para isso, é preciso promover pequenos encontros virtuais ao fim de cada dia, por exemplo.

Personalize a gestão

É importante reconhecer que a situação de cada talento é única, pois cada um tem suas distrações e limitações em casa. Logo, a cabe à liderança detectar as demandas do pessoal e dinamizar o trabalho para conservar o engajamento a distância. É possível, por exemplo, estipular horários de trabalhos alinhados à realidade de cada um e flexibilizar as entregas, considerando a jornada dupla que alguns profissionais cumprem em suas casas.

Além disso, é necessário promover reuniões online de alinhamento de tarefas, onde cada membro comenta suas pendências e prioridades do momento. Esses ajuntamentos devem ocorrer de acordo com as diretrizes da empresa, podendo ser diários, semanais ou quinzenais.

Para isso, cabe ao gestor analisar o ritmo dos projetos e das entregas. Assim, todos os envolvidos terão uma visão geral do processo de modo a enxergar a importância do engajamento para que todo o trabalho flua mesmo que remotamente.

Por fim, também é indicado que a reunião seja feita em caso de demandas urgentes, ainda que fora do horário combinado, afinal situações emergenciais podem mudar o escopo do trabalho. Portanto, é de grande importância que todos conheçam as novas tarefas e responsabilidades.

Mantenha a cultura organizacional viva

A cultura organizacional é um conjunto de conceitos, hábitos e valores que conduzem as atividades de rotina de uma empresa, estabelecendo como os colaboradores devem se comportar, bem como o fluxo dos processos e como os recursos são direcionados ao longo do expediente.

Para garantir engajamento, é preciso manter a cultura viva, mesmo de forma remota. Para isso, é preciso transitar para o ambiente digital todas as atividades e eventos que a companhia já realiza presencialmente.

Isso também inclui demandas motivadoras, como plano de carreira, estipulação de metas realistas e valorização do desempenho do time — oferecendo bonificações que garantem satisfação interna e fidelização, como plano de benefícios personalizados, no qual os próprios talentos escolhem o que é mais adequado para eles.

Ebook Diferentes gerações de colaboradores: guia da diversidade geracional

Promova happy hour remoto

Uma parte essencial do cotidiano laboral são os happy hours e demais ajuntamentos fora do período de trabalho, pois garantem integração entre colegas, o que é crucial quando a equipe é 100% remota.

O convívio social é uma necessidade humana natural e ficar sem ele é extremamente prejudicial. Para suprir essa demanda, promova happy hour online, roda de papo virtual, podcasts, palestras, alongamentos ou qualquer outra atividade lúdica em videochamada.

Outra sugestão é o compartilhamento de conteúdos, como filmes, séries, playlists, artigos de texto sobre a área de trabalho, notícias e materiais de estudo. Isso ajuda a equipe se sentir ativa e engajada.

Por fim, é importante analisar as demandas que estão mais alinhadas com o perfil dos funcionários. Também é válido perguntar a eles o que mais gostam, por meio de um formulário online. Essa pesquisa aponta o que mais faz sentido para os entrevistados.

E então, o que achou das nossas dicas de como manter a equipe engajada com a cultura organizacional no trabalho a distância? Para que sua gestão de times remotos seja um sucesso, basta colocar essas recomendações em prática.

Além disso, é importante automatizar as atividades de RH para aprimorar o gerenciamento de pessoas. Nesse sentido, a solução Gestão de Pessoas do software de RH da Linx, garante otimizações tentadoras, como eficiência nos processos seletivos, formação de times de alta performance, controle total dos processos trabalhistas e treinamento online para capacitação de colaboradores.

Acesse o nosso site e conheça todos os diferenciais do nosso catálogo.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente