Como ter um bom catálogo de produtos para a Black Friday
E-commerce

Como ter um bom catálogo de produtos para a Black Friday

Atenção nos bastidores: ter um catálogo de produtos bem estruturado é um fator importante para o resultado de suas vendas na Black Friday

O varejo é um negócio de detalhes. No varejo online, muitos desses detalhes se escondem em planilhas, documentos XML ou outros formatos que trazem informações essenciais para o e-commerce. Quando relegados a segundo plano, porém, esses detalhes podem fazer toda a diferença entre o cliente comprar ou abandonar o carrinho.

Ainda mais na Black Friday, em que cada segundo conta. O cadastro de produtos é um dos aspectos mais estratégicos do e-commerce, mas é um tema sem glamour. O cuidado com a formatação de imagens, textos e vídeos, ou com descrições bem feitas e categorizações adequadas, nem sempre é levado com a seriedade necessária.

Entretanto, a falta de organização das informações, ou a ausência de dados importantes (como fotos de qualidade ou textos que expliquem corretamente o produto e seu uso), desempenha um papel importante na desistência da compra. O cliente que não se sentir seguro se aquele é o produto correto sempre poderá buscar um concorrente. No mundo, em 2020, a taxa média de abandono de carrinho no varejo online foi de 77,79%, segundo um estudo da Digital Manager. Em dispositivos móveis, o índice passa dos 80%.

Esses dados também mostram, porém, que apresentar os dados mais importantes e, com isso, deixar o cliente sem dúvidas continua sendo um diferencial. Um bom cadastro é essencial para aumentar a confiança do consumidor e estimular o fechamento da compra. Por isso, evitar problemas no cadastro provoca um efeito positivo que é sentido ao longo de toda a jornada do consumidor:

 Melhores resultados de busca

Cadastros bem feitos melhoram o SEO do site e fazem com que seu e-commerce apareça com mais destaque nos resultados das buscas. No e-commerce, o conteúdo das páginas de produto é a principal referência de confiabilidade do site.

 Mais credibilidade

Uma vez que o consumidor sabe o que deseja, ele passa a comparar opções em seu e-commerce, ou entre sites concorrentes. Ter bons textos, imagens e vídeos explica melhor o que é o produto, para que ele serve e como pode ser utilizado. Muitas vezes, esse é um fator decisivo na credibilidade do seu e-commerce.

 Mais agilidade

Varejistas com um cadastro de produtos bem estruturado gastam menos tempo para inserir novos itens na loja virtual. Isso pode fazer toda a diferença na decisão de compra do cliente.

catálogo de produtos black friday

 Recorrência

Uma vez que seu e-commerce seja visto como uma fonte confiável de informação, aumenta a possibilidade de que o cliente retorne para comprar mais vezes. Por isso, a qualidade do cadastro contribui para diminuir o Custo de Aquisição de Clientes e gera novas oportunidades de fidelização do público. 

Melhor entendimento do comportamento do cliente

Com um cadastro bem executado, o varejista tem informações mais precisas sobre o interesse do consumidor sobre cada item. Afinal, diminui a possibilidade de que o cliente não veja o produto (por má indexação) ou não confie nele.

Aceleração da presença em marketplaces

Os marketplaces têm uma importância crescente no desempenho das vendas do e-commerce. Na Black Friday de 2020, por exemplo, quase metade das vendas vieram dessas grandes plataformas. Por isso, estar presente nos principais marketplaces é importante para ganhar mais visibilidade e vender mais. Ter um cadastro de produtos bem desenvolvido acelera o upload de seus produtos nos marketplaces e aumenta a possibilidade de sucesso na conquista de mais clientes.

Como ter um bom catálogo de produtos para a Black Friday no seu e-commerce:

Desenvolver um catálogo de produtos que seja eficiente e permita que sua operação online avance sem solavancos é essencial para garantir uma boa Black Friday. Por isso, você deveria revisar seu site e ficar atento a essas dicas:

 1) Descrições de produto

As descrições dos produtos são claras para o seu público-alvo? Ou elas são muito técnicas ou cheias de termos pouco significativos para o consumidor final? Lembre-se que, se houver uma dúvida, o cliente não vai pedir ajuda para o chat do site: ele vai preferir buscar o mesmo item em outro e-commerce.

 2) Informações completas

Ao mesmo tempo em que as descrições devem ser claras, elas também precisam ser completas. É preciso oferecer toda informação que seja relevante para o fechamento da compra, incluindo características técnicas dos produtos, usos e aplicações, detalhes do prazo de entrega e quaisquer informações adicionais que sejam importantes.

3) Uso de vídeos explicativos

Cada categoria de produtos tem suas especificidades. Em vários segmentos, um vídeo que explique como o produto funciona ou deve ser instalado pode ser um diferencial importante na decisão de compra. Sempre que fizer sentido, use esse recurso.

 4) Imagens

O mesmo vale para as imagens. Uma coisa é uma foto de uma camiseta dobrada, outra é o mesmo produto vestindo um manequim. Ajude o cliente a decidir se o produto é o ideal para ele.

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 5) Atenção às especificações técnicas do conteúdo

Imagens e vídeos são ótimos, mas podem trazer lentidão para o carregamento das páginas. Por isso, certifique-se de que cada produto tenha somente o conteúdo necessário (sem excessos) e que as imagens e vídeos respeitam os padrões definidos pela plataforma.

 6) Esteja atento à categorização

É comum navegar por um e-commerce a partir das categorias de produto (Informática, Eletroeletrônicos, Cozinha, Sala, Camisetas etc). Se um produto estiver em uma categoria errada, ou sem categoria, será muito mais difícil para o consumidor encontrar o item. E, com isso, as vendas sofrerão.

 7) Elimine duplicidades

Verifique se existem páginas de produto duplicadas, pois elas interferem no SEO, nos relatórios gerenciais e geram confusão para o cliente. Lembre-se: qualquer ponto que possa contribuir para uma melhor experiência de compra deve ser otimizado para a Black Friday.

 8) Padronize e crie processos

A criação de processos bem definidos para o cadastramento de produtos em sua plataforma e no upload do catálogo em marketplaces diminui a possibilidade de erros, melhora a qualidade da informação que fica disponível para o consumidor e evita retrabalhos. Se até agora seu processo de cadastro de produtos não seguia padrões, é hora de começar. Daqui para a frente, será muito mais fácil evitar problemas, obter mais inteligência para os negócios e aumentar as vendas.

Quanto maior o catálogo de produtos de uma loja, maior a importância de cuidar do cadastro. Em um ambiente online muito competitivo e diante de consumidores extremamente exigentes, a qualidade das informações que você apresenta para o consumidor pode fazer toda a diferença.

Nesta Black Friday, varejistas com uma estrutura sólida estarão em vantagem, pois conseguirão atender às mais diferentes jornadas de compra dos clientes. Conte com a Linx Digital para ajudar você a acelerar a digitalização do seu negócio!

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