Autopeças
Ecossistema completo para o seu negócio automotivo
A tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão eficiente e bem-sucedida de concessionárias e montadoras no setor automotivo. Saiba mais
Diante do cenário provocado pela pandemia da Covid-19, as empresas de autopeças tiveram dificuldades para lidar com as demandas que se apresentaram. Para ultrapassar o desafio e melhorar os resultados do e-commerce de autopeças, foi necessária uma rápida mudança de mindset por parte dos gestores.
O impacto econômico causado em um primeiro momento, por conta do isolamento social, começou a ser revertido no setor de autopeças ao final de 2020. Segundo o Sindipeças, no primeiro trimestre de 2021, o faturamento já registra um aumento de 45,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que demonstra a resiliência do segmento.
Os números positivos somados à uma frota de veículos que se tornou mais velha nos últimos 25 anos tornam evidente a relevância desse mercado, que pode ultrapassar as barreiras da loja física e expandir o negócio para o e-commerce. Resta apenas se planejar para absorver uma maior fatia do mercado.
Pensando nisso, nós reunimos alguns dos principais benefícios da venda online de autopeças. Confira cada um deles a seguir!
Uma das maiores vantagens do comércio eletrônico consiste na variedade de possibilidades na hora de informar e encantar um cliente. Nesse sentido, é possível oferecer um catálogo bem planejado e pronto para atender às necessidades do público-alvo almejado.
Além de contar com itens diversificados, a loja ganha uma abertura maior na hora de apresentar os produtos. Por sinal, aqui entra em cena um dos segredos das empresas mais bem-sucedidas do e-commerce: a quantidade e qualidade das fotos.
Soma-se a isso a elaboração de um catálogo com informações assertivas, bem detalhadas e descritivas. Esse cuidado é determinante para mostrar a cada cliente que aquela peça é exatamente a que ele precisa.
O catálogo também deve ser pensado de acordo com a variedade de modelos de veículos disponíveis no Brasil. Para que o cliente não se perca, a loja de autopeças deve especificar quais carros são atendidos por cada item que ela comercializa. Na hora de criar um anúncio, por exemplo, é necessário se atentar em personalizar a propaganda da peça para um determinado veículo, ou seja, diretamente para um determinado consumidor.
O público online também facilita o processo de avaliar os itens mais buscados. Com o tempo, a gestão de estoque se torna cada vez mais alinhada aos interesses dos clientes da base e dos novos visitantes do site.
Todo esse controle favorece não só o planejamento de novas compras de peças, mas também a elaboração de campanhas de marketing pontuais. No fim, o que se vê é uma redução de custos atrelada ao aumento do faturamento.
Na prática, a loja percebe a nítida possibilidade de oferecer mais opções aos clientes. O melhor de tudo é que, com a ajuda de relatórios precisos, você toma suas decisões com base em um rico conjunto de dados.
Por fim, saiba que os processos comentados são descomplicados com a adoção das soluções tecnológicas adequadas. Com o amparo do software ideal, é possível efetuar a digitalização de serviços em tempo real.
Ao otimizar o tempo de realização de tarefas cotidianas, você fica mais disponível para cuidar da expansão do negócio. Afinal, sobram mais horas para rever e focar em ações para atender bem o seu cliente.
Soma-se a isso o fato de que a digitalização também proporciona ganhos na imagem da marca. Aos olhos do consumidor, trata-se de uma loja do e-commerce de autopeças organizada, que se mantém em plena sintonia com as novidades e está pronta para entregar o que ele busca. Com tecnologia e gestão profissional, o e-commerce de autopeças tem tudo para aumentar a rentabilidade do seu negócio. Por falar em administração exemplar, vale muito a pena evitar as falhas mais comuns cometidas pelos gestores do ramo. Então, aproveite para conferir os principais erros na gestão de centros automotivos!