e-Wallets: o que é e como ela funciona para o varejista? Entenda!
Meios de pagamento

e-Wallets: o que é e como ela funciona para o varejista? Entenda!

O impacto da gestão digital para o varejo chegou de várias maneiras. Novas ferramentas, recursos, formas de vender e, até mesmo, de pagar pelos pedidos transformaram as negociações em lojas físicas e virtuais. Uma dessas mudanças se chama e-Wallet, recurso que levou as tradicionais carteiras de couro para os celulares.

Seu uso está cada vez mais popular. Clientes já questionam seus fornecedores e estabelecimentos preferidos sobre a aceitação desse formato de pagamento. Se você ainda não oferece essa tecnologia, confira, a seguir, mais detalhes sobre as carteiras virtuais e implemente esse diferencial no seu negócio!

O que são e-Wallets?

Em síntese, a e-Wallet é uma carteira digital que permite transações financeiras entre usuários, possibilitando a realização de compras a partir do aplicativo instalado no celular; ou pagamentos, apenas pela aproximação entre máquina e smartphone, por meio da tecnologia NFC.

Essa carteira digital guarda senhas, informações de banco, histórico de transações e outros dados utilizados no pagamento de produtos em lojas físicas e virtuais e para transações financeiras como transferências bancárias.

Algumas dessas carteiras estão conectadas a sistemas de pagamento móveis e permitem o armazenamento de cupons ou programas de fidelidade. Ou seja, o usuário não tem nenhum trabalho extra para usar seus descontos.

Como é o funcionamento de uma e-Wallet?

A utilização da e-Wallet é relativamente simples: um aplicativo no smartphone guarda o dinheiro do usuário, de modo semelhante ao das carteiras tradicionais. A diferença é que esse dinheiro não foi sacado da conta: ele está disponível no aparelho para que possa ser utilizado sem necessidade do cartão de crédito.

Para adicionar valores à carteira digital, basta gerar um boleto e pagá-lo em qualquer banco ou casa lotérica. É possível, também, realizar esse depósito via transferência bancária.

Com o saldo, a pessoa consegue efetuar pagamentos, transferir o dinheiro e fazer recargas de celular ou cartões de transporte. Em comércios virtuais, o próprio site redireciona o comprador para a área da carteira digital, utilizando o QR Code ou abrindo o aplicativo.

E para o varejista, como a e-Wallet funciona?

Varejistas que buscam manter a competitividade já têm se preocupado em migrar o armazenamento de documentos para o digital. As e-Wallets fazem parte desse processo, descomplicando as relações, diminuindo as chances de falha e fraudes e aumentando os índices de conversão — como o cliente controla melhor as suas economias, sente-se mais seguro para concluir as compras sem comprometer o orçamento.

Uma das características do varejo é que esse é um segmento dinâmico, que exige agilidade na hora de se adaptar às mudanças do mercado. Portanto, estabelecer boas parcerias com fintechs e habilitar o pagamento por meio da e-Wallet é uma forma de se manter atualizado, atendendo às demandas do clientes sempre um passo à frente da concorrência.

Agora você sabe como as e-Wallets já fazem parte da nossa rotina e a importância de se adotar esse método de pagamento para andar lado a lado com as transformações do mercado. Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e garanta que seus amigos e parceiros de negócios fiquem por dentro do assunto!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente