É hora de criar experiências incríveis no delivery para os clientes
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É hora de criar experiências incríveis no delivery para os clientes

Da entrada do pedido até a embalagem, passando pelos processos internos e pela entrega, boas experiências no delivery pode fazer toda a diferença na forma como você é visto pelo consumidor.

Cada vez mais, os negócios precisam pensar em estabelecer relacionamentos com os clientes – e não apenas fazer vendas pontuais. Isso acontece porque cada venda extra constrói uma imagem da marca na mente do consumidor: entregas pontuais, eficientes, sem erros, trazem confiança e dão ao cliente uma espécie de “porto seguro” para fazer um pedido sem ter dor de cabeça. 

Negócios que dependem de uma operação de delivery para obterem bons resultados, como restaurantes, hamburguerias, pizzarias e bares, precisam entregar experiências incríveis para seus clientes, justamente para que o consumidor retorne em uma próxima oportunidade. Repita esse processo várias vezes e o cliente passará a ter seu negócio como uma opção prioritária. E é isso que gera resultados cada vez melhores para seu negócio. 

experiências no delivery

Criar experiências incríveis no delivery para os clientes, entretanto, vai muito além do produto. O produto, por sinal, é o básico: quem compra uma pizza espera que ela seja saborosa. Se não estiver do agrado do cliente, não haverá uma segunda oportunidade de causar uma boa impressão… 

OK, então é preciso ter um produto incrível para entrar no jogo e poder competir pela atenção do cliente. Mas e depois disso, como entregar a experiência incrível que o cliente espera obter? Aqui vão alguns caminhos que você não deve deixar de lado: 

Tenha um cardápio impecável 

No delivery o cardápio tem um peso muito maior, pois é por meio das imagens e descrições que o cliente escolherá. Não é possível olhar para a mesa do lado e ter uma ideia da apresentação do prato. 

Por isso, imagens, descrições e até mesmo vídeos precisam de muito capricho, para que o cliente se sinta estimulado a comprar. Experiências incríveis no delivery começam na criação da expectativa de uma refeição deliciosa – e é claro que você precisará cumprir essa expectativa, ou até mesmo superá-la. Mas se o cardápio não atrair o cliente e não levar a um pedido, nada acontece. 

Informe o status do pedido em tempo real 

Esse é um exemplo de como hábitos adquiridos em outros segmentos são incorporados ao dia a dia dos clientes. O aplicativo de mobilidade que informa sua posição em tempo real e aquele outro que mostra o melhor caminho para casa mostraram para os clientes que saber o que está acontecendo é importante. 

Por isso, oferecer a indicação do status do pedido em tempo real agrega segurança e confiança para os clientes. Sistemas de delivery que atualizam a situação do pedido a cada nova fase (pedido recebido, pedido em produção, saiu para a entrega) e mostram a posição exata do entregador dão ao cliente a certeza de que seu pedido está chegando – e esse recurso também é vantajoso para os bares e restaurantes. 

Apresentar o status do pedido em tempo real evita que o cliente entre em contato para perguntar sobre sua refeição que ele acredita estar demorando muito. É um incômodo a menos para o cliente e permite que a equipe de atendimento se concentre em receber novos pedidos. 

Outra vantagem desse monitoramento em tempo real é a possibilidade de identificar rapidamente algum problema e corrigir os processos para que o negócio seja cada vez mais eficiente e produtivo. 

Evite pedidos errados 

Pedidos errados são um enorme prejuízo para bares e restaurantes. O produto enviado errado é perdido, o cliente já está insatisfeito, será preciso repetir a produção e entregar ainda mais tarde para alguém que, provavelmente, nunca mais correrá o risco dessa experiência ruim. É cruel, mas nesse setor é preciso acertar sempre. 

E nem sempre o problema é um pedido anotado errado. Um entregador que sai com vários pedidos pode acabar se enganando e misturando os pedidos. A plataforma de delivery pode ajudar a evitar esse problema, fazendo a gestão de cada pedido e gerando etiquetas e códigos que criem camadas de redundância. Tudo para que nenhum pedido saia errado – e sua chance de perder clientes por causa de falhas operacionais diminua. 

Cuide da embalagem 

Existem vários excelentes motivos para ter um cuidado especial com a embalagem dos produtos. Em primeiro lugar, no delivery a apresentação ocupa o lugar da ambientação do restaurante: a única forma de comunicação com o cliente na hora da refeição é a embalagem. Por isso, cuide muito bem para que esse ponto represente a imagem que sua marca pretende transmitir. 

A embalagem também tem um papel muito importante na conservação do produto durante o delivery. O pedido será deslocado do restaurante até a casa do cliente – e tudo pode acontecer no trânsito. A embalagem precisa garantir a qualidade do produto, sem esfriar um item quente ou esquentar um produto gelado, e ainda assegurar que ele mantenha uma boa apresentação. Não adianta a pizza chegar quente, mas virada de lado porque o entregador exagerou nas curvas. 

Peça feedback e ouça seu cliente 

Depois que você fez sua parte, entregou o pedido correto, no prazo correto, com a qualidade ideal, com uma apresentação excelente, esteja atento para ouvir a opinião do cliente. Peça a ele que faça um review dos produtos na internet, inclua um QR Code para uma rápida pesquisa de satisfação (e, após a resposta, libere um cupom de desconto como agradecimento) e, com isso, colete informações sobre o que deu certo e o que é possível melhorar. 

Uma vez obtido o feedback do cliente, trabalhe para melhorar seu negócio. Sempre é possível fazer melhor, e a concorrência está no encalço. Por isso, se houve uma crítica ou sugestão de melhoria, leve a sério essa solicitação para que o cliente perceba que sua opinião tem valor. Isso faz uma diferença enorme na experiência do consumidor e no sucesso do seu negócio ao longo do tempo. 

Para tudo isso, tecnologia 

Diversas tecnologias podem ser utilizadas para melhorar as operações de bares e restaurantes e apresentar uma melhor experiência para os clientes no delivery. Em todas as fases do pedido, desde a primeira interação com o cardápio até a entrega, passando pelo preparo, envio e pagamento, o uso de uma plataforma avançada de gestão gera uma operação mais eficiente, com menos erros, redução de custos e aumento de vendas. 

As soluções de gestão de bares e restaurantes da Linx são integradas aos principais aplicativos de delivery do mercado – e à sua própria plataforma – e permitem um controle centralizado de todo o negócio. Dessa forma, você tem mais controle e uma gestão facilitada. Conheça todas as nossas soluções, ofereça experiências cada vez melhores no delivery para os clientes e impulsione suas vendas. 

 

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