
E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
A história de André Luis Andrade e Leonardo Alexandre da Silva é um bom exemplo. Os dois estavam sem trabalho formal e decidiram abrir uma empresa. Com apenas R$ 3 mil da rescisão do Leonardo, eles criaram uma loja virtual de lembrancinhas e brindes. “O investimento é menor. A preocupação é um pouco menor, porque você pode fazer com os produtos que você tem em mãos, não precisa montar um estoque naquele primeiro momento”, afirma Leonardo.Mas os sócios não tinham capital de giro, que é muito importante para qualquer negócio.
Alerta o consultor Sandro Ivo.
“A gente começou com praticamente zero, então quando você começa por necessidade, você começa sem estrutura nenhuma”, conta André.Mesmo assim, os sócios criaram coragem, foram em frente e reconheceram os erros no meio do caminho. Contrataram uma empresa para reformar o site e uma designer gráfica para melhorar o visual dos produtos.
Orienta o consultor.
Para quem está começando, outra dica do consultor Sandro Ivo é se planejar para o atendimento ao cliente ser o mais rápido possível:
Já com o Leonardo Almeida e a Renata Costa aconteceu de ficarem desempregados faltando um mês para o casamento. Sem perspectivas de voltar ao mercado de trabalho, eles criaram um e-commerce de presentes e artigos para colecionadores. Eles começaram como muita gente faz hoje: nos marketplaces, pra testar a aceitação dos produtos.
“Depois de testar os produtos, a gente criou um site já com a nossa identidade. Continuamos vendendo nos marketplaces, eles ainda são bem importantes pra gente, mas o site é mais interessante porque você pode construir a sua marca, você pode mostrar o que quer pro seu cliente, ter uma identidade realmente”, explica Leonardo.
O investimento inicial foi de R$ 5 mil, o bastante para eles conquistarem os clientes. Eles explicam que, no caso deles, o principal acerto foi começar o negócio e, a partir daí, montar o planejamento se adequando à realidade.Fonte: E-Commerce Brasil