E-commerce sem estoque: conheça os modelos desse tipo de negócio!
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E-commerce sem estoque: conheça os modelos desse tipo de negócio!

Para ter um e-commerce sem estoque é preciso conhecer os modelos e as desvantagens dessa escolha. Confira até que ponto vale a pena fazer esse tipo de investimento em um negócio digital. 

Os desafios para começar um negócio no ambiente virtual são muitos e um deles é a gestão de estoque. Porém, muitos não sabem, que existem formas de criar um e-commerce sem estoque, que na prática, é uma loja online que vende produtos sem tê-los em um espaço físico. Normalmente, esse tipo de comercialização funciona com um intermediador de venda e o produto é enviado pelo fornecedor. 

Contudo, ainda existem alguns e-commerces que só compram os produtos depois de realizar as vendas. Nesse caso, o lojista precisa ser ágil para não atrasar o envio. Por isso, para um e-commerce sem estoque ter sucesso é preciso contar com bons fornecedores e serviços. Conheça alguns modelos desse tipo de negócio.  

e-commerce sem estoque

3 modelos de e-commerce sem estoque

Just in Time

Nesse tipo de comércio eletrônico, o produto é comprado somente quando necessário, ou seja, o negócio passa a vender com o estoque do fornecedor. Assim, quando um cliente realiza uma compra, o varejista entra em contato com seu fornecedor, busca a mercadoria e faz o envio para o comprador. No modelo Just in Time, o empreendedor precisa ter um bom relacionamento com seus fornecedores para que esse nunca o deixe na mão. 

Dropshipping

O Dropshipping é parecido com o modelo Just in Time, mas se diferencia apenas por não precisar buscar o produto no fornecedor para enviar para o cliente. Nesse caso, o fornecedor do produto é responsável por enviar a mercadoria. Apesar de parecer um processo simples quando explicado, esse formato de venda e estoque pode causar problemas se os fornecedores não forem de confiança, como problemas de comunicação e incertezas de produtos disponíveis para entrega. 

Prazos de entregas flexíveis

Se tem uma alternativa que também pode ser usada, é retirar uma quantidade de produtos no fornecedor e negociar o prazo de pagamento, para que dê tempo de receber os valores das vendas. Essa estratégia exige organização da loja e confiança do fornecedor, para que todo o processo seja feito dentro do prazo estipulado. 

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Quais são as desvantagens de ter um e-commerce sem estoque?

Para começar a vender sem estoque, é importante ter a certeza que é o tipo de negócio que você procura. Por isso, antes que você decida se é esse modelo que vai seguir é importante conhecer as desvantagens. Confira!

Margem de lucro

Quando se escolhe um desses modelos de e-commerce sem estoque, a receita obtida com as vendas se torna mais apertada para o lojista. Por conta disso, os bons resultados só aparecem quando a loja virtual apresenta alto fluxo de clientes e isso depende do investimento que é feito no negócio. 

Controle reduzido dos produtos

A possibilidade de reduzir os custos com o estoque sempre será uma grande vantagem. Mas, ao mesmo tempo, existe a possibilidade de não ter controle do armazenamento dos produtos, e isso pode gerar um grande risco no envio de pedidos errados.

Dependência do fornecedor

Como vimos, o fornecedor é a peça fundamental para estratégia de um e-commerce sem estoque. Através dele é possível armazenar os produtos, receber o pedido encaminhado pelo cliente, enviar as mercadorias, e dar o suporte ao consumidor quando se solicita o processo de devolução do produto. Por isso, o lojista acaba ficando dependente do fornecedor para que seu negócio funcione. 

Mas, para não passar por essas questões o ideal é ter uma plataforma de e-commerce que permita escalar o seu negócio ou te ajudar a começar a jornada digital sem preocupação. Por isso, a Linx Commerce é a ideal para seu negócio. 

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