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E-commerce de calçados: como fazer o lançamento de coleções online

E-commerce de calçados: como fazer o lançamento de coleções online

Conhecer os produtos da loja é um dos principais fatores de sucesso para as vendas no e-commerce de calçados. Por isso, vamos desvendar os segredos de como fazer o lançamento de coleções em sua loja virtual.

Para entender a diferença entre planejar os produtos para o lançamento de uma coleção em lojas físicas e planejar as coleções para vendas online, é preciso estar por dentro do assunto e compreender as diferenças entre a experiência de compra no físico x experiência de compra do calçado online. E quando o tema é experiência de compra, isso significa que todas as ações planejadas pela loja, estão relacionadas aos estímulos e sensações que o cliente recebe durante os momentos que antecedem a compra.

 

É possível transmitir os mesmos estímulos do ambiente físico para o ambiente online?

Imagine que ao buscar por uma sandália de salto médio em uma loja física, por exemplo, a cliente conseguirá visualizar as características do produto como cor, formato, altura do salto, textura do tecido durante o processo da escolha. Há também, a possibilidade de prova e esse é o momento decisivo! Se o produto encontrado atender as expectativas da busca, a venda acontece.

Agora, imagine uma situação parecida no ambiente online: a busca inicia pelas expectativas da cliente, e ela encontrará várias opções. Poderá comparar preços e, entre dentre outras particularidades, escolherá com base em estímulos, geralmente visuais. Perceber essa diferença é um dos primeiros passos para planejar o lançamento das suas coleções de calçados online.

Então, a resposta para a pergunta do título é não, não é possível transmitir os mesmos estímulos. Mas, é possível aproveitar todos os recursos tecnológicos disponíveis para proporcionar ao cliente boas experiências online e contar com alternativas eficientes na hora de demonstrar o produto. Aqui, é válido ressaltar que a jornada do cliente já não é mais linear, e que as lojas conseguem prestar um super atendimento em múltiplos canais.

Para facilitar seu planejamento, resumimos o lançamento de coleções online em 5 passos indispensáveis:

  • Crie um ótimo Catálogo de Produtos para seu o e-commerce de calçados

 

Conhecer profundamente os produtos da sua loja, ter categorias organizadas, com grupos e subgrupos no sistema de gestão da loja é o primeiro fator de sucesso de qualquer estratégia de vendas. Mas, porque isso é tão importante para o e-commerce? Lojas online com altas taxas de conversão, costumam manter seus catálogos sempre muito bem atualizados, com todos os produtos acessíveis aos clientes, com informações diretas e, principalmente, corretas.

Essa prática, facilita tanto para o consumidor que está navegando no site quanto para o gestor da loja, que precisa agir rapidamente, caso precise mudar suas estratégias de marketing ou integrar o lançamento das coleções a diversos canais de vendas.

Portanto, podemos dizer que o processo de planejamento do catálogo de novidades no varejo de calçados é pautado pelas informações dos produtos em seu ERP, primeiro  do cadastro do produto: definindo a coleção, grupo, subgrupo, grade e disponibilidade de estoques. Com a confiança nesses dados, é só eleger os best sellers e preparar tudo para levá-los à vitrine!

Com a ajuda dos dados dos produtos, o seu catálogo de produtos online será excelente!

  • Como ter fotos de produtos impecáveis no seu e-commerce

 

Boas fotos para e-commerce apresentam cada detalhe do produto para que o cliente realmente visualize o produto como se estivesse em suas mãos.
Para isso é necessário:

  • Imagens com boa definição
  • Em diferentes ângulos: frente, lateral e vista superior do calçado, por exemplo.
  • Arquivos leves e preferencialmente salvo com nomes voltados para SEO.

Há diversas maneiras de conseguir boas fotos, seja por produção interna criada pela própria loja ou disponibilizada pelos fabricantes das marcas que a sua loja trabalha.

 

  • Estratégias de Marketing para Lançamentos

 

A estratégia de marketing ideal para o lançamento das suas coleções online sempre será a que mais se encaixa com o seu modelo de negócio.

 

Abaixo, 3 maneiras assertivas para usar no seu e-commerce:

 

  • Adiantar coleções: se suas clientes têm um perfil que ama novidades, adiante as coleções no site com fotos e teaser das principais novidades. Utilize as mídias sociais para promover o engajamento com o público.
  • Link exclusivo: adicione uma nova página na loja virtual com todas as novidades e aproveite todos os recursos do marketing digital para melhorar desempenho das vendas!
  • Campanhas personalizadas: mesmo que a sua loja seja multimarcas, vale a pena investir em materiais criativos para o lançamento das novas coleções. Fotos exclusivas, com cores e elementos que reforcem o seu posicionamento, são um diferencial.
  • Como antecipar tendências no e-commerce

 

Empresas que operam com planejamento de compras podem compartilhar com seus times de marketing e gestão de comércio eletrônico a previsão dos lançamentos do próximo período. Isso agiliza as atividades diárias e possibilita adiantar as principais tendências nas campanhas voltadas para coleção de verão, por exemplo. Mesmo quando não há exclusividade da loja é possível sair na frente em relação a concorrência.

  • Quais produtos precisam estar na loja virtual

 

Algumas lojas preferem manter apenas as novidades no catálogo geral de produtos, retirando a coleção anterior ou reorganizando as categorias para promover campanhas de outlet.

 

Para saber exatamente quais produtos manter na loja, avalie o desempenho de vendas em todos os canais. Um relatório de vendas poderá ajudar a entender quais são os produtos, categorias ou grupos que compõe a Curva A (aquele que apresentam maior desempenho no período) e ajudará a repensar quais produtos permanecerão ativos na loja e quais necessitam de melhorias no cadastro, nas informações ou que merecem uma atenção especial para serem promovidos.

Com o aumento do número de consumidores online, a necessidade de lançar coleções de calçados em marketplaces, lojas próprias ou em mídias sociais tornou-se ainda maior. Lojas que ensaiavam a ativação de seus e-commerces de calçados, pisaram fundo para acelerar seus processos de inovação e agora podem oferecer a seus clientes, um novo canal de atendimento.

A loja virtual, faz parte de um ecossistema e ‘conversa’ com a realidade da loja física, portanto utilize essas dicas para lançar suas coleções e para ser relevante a seus clientes.

 

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