A recente pesquisa da e-bit, apontou que, no primeiro trimestre deste ano, as vendas em loja virtuais no Brasil totalizaram R$ 12,7 bilhões, um aumento de 24% na comparação com o ano passado. Porém, a pesquisa revelou também que esses números representam 60% das transações realizadas na América Latina.
De janeiro a julho de 2013, mais de 35 transações foram feitas, um crescimento de 20% ano a ano. A média de aquisições online aumento 4% em relação ao primeiro semestre de 2012, chegando a R$ 359,49.
Segundo o estudo, o setor de Moda e Acessórios liderou as vendas, com um total de 13,7% das transações no período, seguido por Eletrodomésticos, com 12,3%, Cosméticos e Perfumaria, com 12,2%, Computação, com 9%, e Livros e Revistas, com 8,9%.
De acordo com as estimativas da e-bit, o valor das vendas do e-commerce local chegará a R$ 28 bilhões até o fim do ano, o que representará um aumento de 25% em relação ao ano passado.
A previsão otimista no setor, apesar da redução geral no consumo, é explicada pela entrada de novos consumidores no e-commece e pelo aumento do market shate de lojas físicas.
Segundo a e-bit, 46,2 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra online no até agora, dos quais 3,98 milhões estrearam no setor este ano. Para o ano todo, o número de e-consumers deve chegar a 51 milhões, com 4,9 milhões de novos consumidores.
Pedro Guasti, diretor geral do e-bit, afirmou que o e-commerce atualmente representa de 3,5% a 4% de todas as vendas do varejo brasileiro; nos EUA, esse índice chega a entre 8% e 10%.
O uso de dispositivos móveis para compras também vem crescendo. No primeiro semestre, 3,6% das vendas foram realizadas a partir de smartphones e tablets; há um ano, esse índice era de 1,3%.
Para Guasti, o m-commerce será responsável por 5% das transações virtuais até 2014.
Os dados da e-bit foram coletados junto a 9 mil varejistas online, como parte do relatório WebShoppers da empresa.
Fonte: E-Commerce Brasil