Gerações X, Y e Z: qual é a importância da diversidade geracional?
Recursos humanos

Gerações X, Y e Z: qual é a importância da diversidade geracional?

Como as gerações X, Y e Z podem ajudar em uma empresa? A diversidade e a inclusão são temas cada vez mais abordados na área dos Recursos Humanos, pois merecem uma atenção maior nos processos de seleção e contratação de novos colaboradores.

Diante desse contexto, a diversidade geracional se destaca no contexto corporativo. Trata-se da ideia de incluir profissionais das mais variadas faixas etárias na equipe de colaboradores, com o intuito de ter um quadro mais pluralizado, com pessoas que se complementam em diferentes aspectos.

A experiência da geração X, a inovação dos millennials e a produtividade dos nascidos após o ano de 2000 podem trazer uma mistura muito vantajosa para o time de colaboradores de uma empresa. Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe este post!

A importância da diversidade geracional na contratação

Como visto, cada uma das gerações apresenta uma característica marcante, que faz a diferença em um ambiente corporativo, sobretudo quando essas pessoas estão reunidas para trabalhar em busca de um mesmo objetivo.

É por esse motivo que a diversidade geracional tem sido tão incentivada na contratação de novos talentos. Investir em inclusão, tanto geracional quanto de outros grupos, faz com que um negócio tenha muito mais potencial para inovar, produzir e se destacar em seu nicho de atuação.

Profissionais que pertencem à geração X têm uma experiência consolidada com o trabalho. Isso facilita na criação de rotinas, na disciplina das tarefas e na supervisão das demandas. Já os millennials, também chamados de geração Y, entraram em um mercado mais aprimorado, no qual a inclusão digital começava a acontecer.

Isso garante que ideias inovadoras surjam a todo tempo. Afinal, são os millennials que acompanharam de perto as maiores mudanças sociais a partir do rápido desenvolvimento tecnológico visto nas últimas 3 décadas.

Por sua vez, os profissionais da geração Z ainda estão na faixa dos 20 anos, começando a entrar no mercado de trabalho. No entanto, como já nasceram na época de transformação digital, lidar com novidades é rotina para eles, principalmente pelo fato de já conhecerem a tecnologia de forma mais profunda. Além disso, são jovens mais engajados com questões sociais e apresentam muita responsabilidade para conciliar diversas tarefas.

Os desafios de ter um time diverso geracionalmente

Apesar de trazer diversas vantagens, muitos gestores ainda têm dificuldade de criar uma equipe de funcionários diversa. O principal motivo é o desafio de montar uma rotina de trabalho e um clima organizacional que agrade a todos os colaboradores.

Afinal, profissionais da geração X estão acostumados com estabilidade e rotinas mais parecidas, enquanto os da Y e Z preferem um dia a dia mais dinâmico e com regime de trabalho mais flexível, como o home office.

Sendo assim, o desafio da gestão de Recursos Humanos ao compor um time geracionalmente diverso é o de criar atrativos que agradem a todas as gerações, garantindo a retenção de talentos.

Capacitar colaboradores, oferecer uma rede de apoio e compreender as diferenças das gerações é o primeiro passo para prevenir problemas e solucionar pontenciais conflitos. Além disso, ter atenção aos feedbacks dos profissionais será fundamental para atender às demandas.

gerações x y z diversidade

As vantagens de investir na diversidade geracional do time de colaboradores

Mas será que as vantagens da diversidade geracional são capazes de superar os desafios? É possível adiantar que sim. Essa tendência tem gerado cada vez mais interesse nas empresas, devido aos seguintes benefícios!

Aumento da produtividade

Uma empresa que investe em uma rotina mais produtiva consegue evitar gargalos, manter a equipe engajada, ter aumento na lucratividade e, ainda, organizar um plano de negócios eficiente, visando o crescimento sustentável.

Para isso, é importante identificar as principais habilidades de cada uma das gerações e, com base nisso, designar tarefas nas quais cada profissional consegue atingir o seu máximo potencial e uma boa motivação.

Além disso, apostar em uma comunicação efetiva faz com que a eficiência nas tarefas seja priorizada. Assim, as chances de aumentar a produtividade interna e conquistar ainda mais o público externo crescem consideravelmente.

Inovação

Inovação é a palavra-chave para todos os empreendedores de sucesso. Esse é um termo que, por si só, inspira mudanças e busca por melhorias constantes dentro da empresa.

Investir em diversidade e inclusão é um dos passos para garantir a inovação. Além disso, ao contar com projetos inovadores e criativos, é possível evitar diversos problemas internos, reduzindo erros, diminuindo custos e identificando potenciais conflitos para resolvê-los a tempo.

Melhora da cultura organizacional

Quando o RH tem como objetivo criar uma equipe diversa e voltar a atenção para superar os desafios que podem surgir, a gestão também está providenciando meios de garantir um melhor clima organizacional.

O marketing interno é um dos fatores que mais influenciam o sucesso de um negócio. Afinal, se até mesmo os colaboradores apreciam o trabalho de uma empresa, por que os clientes não se sentiriam satisfeitos?

A melhoria da cultura organizacional impacta a reputação de uma empresa de maneira positiva. Além disso, o mercado vê com bons olhos os negócios que buscam inovação, inclusão e pluralidade.

Ebook Diferentes gerações de colaboradores: guia da diversidade geracional

A importância das outras formas de diversidade

Tendo em vista a importância da diversidade, é sempre importante ressaltar a necessidade de investir em inclusão de várias outras maneiras. Ter uma equipe com diferentes gerações é importante, mas também é preciso que haja colaboradores de diferentes etnias, orientação sexual, gênero e com necessidades especiais.

Montar uma equipe diversa e inclusiva a esse ponto parece um desafio? A Gestão de RH da Linx tem de tudo para apoiar a construção desse time de funcionários na empresa. Com a ferramenta de módulo de recrutamento e seleção, é possível incorporar mais controle na gestão de Recursos Humanos ao contar com a automatização dos processos seletivos.

Assim, é possível encontrar os profissionais que combinam com a cultura da empresa e, inclusive, localizar talentos dentro do quadro de colaboradores, criando um grupo de funcionários coeso, diverso e produtivo.

Com a Gestão de RH da Linx é possível ter acesso a um banco de currículos e fazer pesquisas refinadas. Desse modo, as gerações X, Y e Z podem ser devidamente contempladas no processo de seleção e contratação de maneira muito mais prática.

Gostou das informações deste post? Então, continue lendo conteúdos semelhantes. Para isso, assine a nossa newsletter e acompanhe as novidades!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente