Os principais desafios da digitalização dos home centers
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Os principais desafios da digitalização dos home centers

Se você consulta frequentemente o nosso site, é possível que já tenha lido materiais importantes sobre o impacto da gestão digital no varejo. Hoje, seguimos essa tendência para falar sobre a tecnologia em uma das principais modalidades do segmento.

Afinal de contas, você sabe como promover a digitalização do home center? Da forma como percebemos, essa é uma pergunta fundamental para quem atua no setor e deseja alavancar a eficiência, atratividade e faturamento desse tipo de operação. Então, não perca tempo e acompanhe!

O impacto da tecnologia no varejo

Em um primeiro momento, é importante destacar o impacto revolucionário da tecnologia sobre o varejo. Como todos sabemos, o surgimento e a popularização da internet contribuíram para o desenvolvimento econômico e produtivo do setor varejista.

O exemplo mais emblemático disso é representado pelas gigantescas empresas norte-americanas, como Amazon e Walmart, que cresceram exponencialmente desde a década de 1990, surfando em uma tendência crescente da comodidade promovida pelo e-commerce.

Entretanto, essa é uma análise do passado. O crescimento das lojas online, seja em faturamento, eficiência ou popularidade, é algo normal na atualidade. Agora, mais importante do que isso é analisar o impacto da tecnologia sobre a experiência do consumidor — sobretudo nas lojas físicas.

Com a tecnologia, os lojistas finalmente puderam implementar o conceito do omnichannel. Caso não saiba, essa é a estratégia responsável por unificar as esferas de atendimento, garantindo que o seu cliente tenha uma experiência sincronizada em todos os canais de atendimento. Por exemplo:

  1. o cliente faz o pedido no site;
  2. acompanha a aprovação do pagamento pelo aplicativo;
  3. retira o pedido na loja.

Logicamente, esse é apenas um exemplo, mas que é bem emblemático para demonstrar como a estratégia costura todas as pontas, garantindo um ecossistema de atendimento centralizado e oferecendo uma experiência de compra ágil, prazerosa e transparente para o consumidor.

Além disso, a tecnologia é fundamental para aumentar a interatividade das lojas físicas. Aqui, falamos principalmente das aplicações de IoT (Internet das Coisas), com sensores e sistemas que acompanham o consumidor, notificando promoções e informações importantes para sua experiência de compra.

Um outro exemplo disso é a agilidade operacional. Com QR Codes, a sua loja pode oferecer um meio prático e rápido para que o consumidor descubra informações técnicas dos produtos, permitindo que a loja tenha um visual mais moderno e menos poluído.

Além disso, existem os recursos de pagamento. Aqui, falamos tanto dos totens de autoatendimento, que tornam a experiência pay and go ainda mais rápida e autônoma, como das soluções digitais de pagamento, que combinam rapidez, segurança e praticidade, tanto para a loja como para o cliente.

O espaço da digitalização

Não importa o segmento varejista: seja hipermercado, supermercado ou home center, a digitalização veio para ficar! Comparativamente, essa transformação tem o mesmo impacto e consistência que o delivery no setor de food service.

Logicamente, isso tem uma razão. Afinal de contas, a digitalização é a única forma inteligente e prática de aumentar a rentabilidade da loja no longo prazo, por meio do aumento da agilidade, redução de erros, eliminação de etapas redundantes, automação de tarefas, planejamento e muito mais.

Hoje, a digitalização é um elemento crucial para toda a cadeia operacional varejista, pois é capaz de ajudar com os desafios da logística no varejo, relação com o consumidor, marketing, publicidade, interatividade, engajamento, fidelização, gestão e muito mais.

 

Além disso, é importante notar que, tratando-se de lojas tradicionalmente físicas, como os home centers, a digitalização não deve ser vista como um empecilho, que veio para substituir a experiência presencial. Não é nada disso, ainda mais quando falamos de home centers.

Afinal de contas, esse é o tipo de estabelecimento mais atrativo para uma experiência presencial, pois faz parte do rito de consumo que as pessoas visitem a loja, vejam os itens à sua frente e experienciem uma imaginação vívida de como será aquele produto em sua casa.

Na realidade, a digitalização serve para melhorar a experiência, tanto de quem compra como de quem vende. Para os lojistas, isso é fundamental, sobretudo do ponto de vista administrativo, com a contratação de sistema de gestão e demais soluções específicas para home centers.

Os desafios da digitalização

Competitividade, logística, inovação: no fim das contas, esses são os fatores que devem se manter no campo de visão das lojas físicas. Como todos sabemos, a batalha entre online e físico persiste, criando muitas preocupações para quem opera no lado presencial. Entenda!

Competitividade

Crises criam oportunidades e desafios. É nesse cenário turbulento que algumas gestões prosperam, enquanto outras se acanham e perdem a participação no mercado. Com a pandemia, o e-commerce atraiu um público novo, que era fiel aos estabelecimentos físicos e torcia o nariz para o online.

No entanto, muitas dessas pessoas perceberam que a experiência online não é um bicho de sete cabeças e estão começando a jornada de fidelização. Para quem opera uma loja física, esse é um sinal evidente da importância da digitalização.

Modernizar a sua operação com e-commerce, multicanalidade e tecnologia é fundamental para a sua permanência no mercado, garantindo tanto a fidelização da sua base de clientes como a prospecção de novos consumidores.

Outra tendência de digitalização está no c-commerce (chat commerce), com o relacionamento com o consumidor sendo feito através de soluções de mensageria, como SMS e Whatsapp. Ter a força de vendas capaz de atender usando estas ferramentas é fundamental para atingir ao consumidor, que hoje já é digital.

Além de criar presença digital, é importante revitalizar a loja, assumindo uma identidade mais moderna, minimalista e orientada para a tecnologia, com displays, sensores e soluções inteligentes, que tornem a experiência de consumo presencial mais divertida e interativa do que sua contrapartida online.

Logística

Operações e-commerce nascem com expertise logística, pois trata-se de um componente indispensável ao sucesso da modalidade. Para competir de igual, os home centers devem investir em inteligência logística e também em omnicanalidade, contratando equipes qualificadas e sistemas especializados nessa tarefa.

Inovação

Por último, temos o inusitado fator futurismo. Ainda que os home centers aproveitem seu formato para atrair visitantes, é preciso ir além para realmente convencer as pessoas a saírem de casa. É por isso que é importante investir em soluções realmente fora da caixa.

Um exemplo disso é a Lowe’s — segunda maior rede de home centers no mundo. Agora, a varejista oferece em suas principais unidades o Holoroom, um ambiente de realidade virtual em que o cliente é mergulhado em seu projeto dos sonhos, utilizando os produtos da loja para construir o que está em sua imaginação.

Então, não perca tempo na digitalização do home center. Acesse nosso portal e saiba como a Linx pode ajudar você nessa jornada — fale com a nossa equipe!

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