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Pix nas vendas: descubra como pode ajudar a sua ótica
O uso do Pix nas vendas de uma ótica pode gerar vários benefícios como mais segurança, menos inadimplência e uma
Da gestão administrativo-financeira à experiência do cliente, seu negócio pode ganhar muito ao investir em tecnologia para digitalizar sua ótica
A digitalização do varejo não é uma tendência – e sim uma realidade e uma necessidade estratégica. Em todos os setores, os últimos dois anos mostraram que consumidores de todas as idades utilizam seus smartphones para escolher produtos, conhecer marcas, fazer compras e tornar a vida mais prática. Quem permanecer analógico acabará ficando para trás.
Por esse motivo, o varejo ótico também precisa digitalizar seu negócio. Para isso, passa a utilizar mais tecnologia para ajudar o cliente a escolher melhor, oferecer um sortimento mais amplo e para atuar de maneira mais inteligente. Aquela loja convencional, que espera o cliente ir até ela e sabe muito pouco sobre as preferências do consumidor, está se transformando em um ponto de experiência que finaliza uma jornada que começa nos meios digitais.
O potencial existe: a Grand View Research projeta um crescimento anual de 8,1% para o varejo (físico + digital) até 2027. Nos Estados Unidos, a Academia Americana de Oftalmologia afirma que 49% das pessoas terão algum problema visual até 2050. No Brasil os números devem ser semelhantes – até mesmo pelo uso mais intenso dos celulares.
Para avançar na digitalização de sua ótica, é necessário ter um novo olhar (com o perdão do trocadilho) sobre o negócio e buscar uma mudança de cultura. Quando pensamos em óticas, pensamos em compras presenciais, o que é natural: provar óculos, tirar medidas e entender as características de cada lente e armação são processos que sempre foram feitos na loja física. Mas o momento é de reinvenção.
Para acelerar a digitalização do varejo ótico, o ideal é mudar o modelo de gestão do negócio para integrar físico e digital e obter 5 pontos que farão uma enorme diferença no resultado da operação. Veja quais são esses pontos:
O consumidor está acostumado com a velocidade do atendimento digital, em que, com poucos cliques, é possível concluir a compra. O atendimento pessoal também precisa ser rápido – e não é de hoje que filas e lentidão no caixa são motivos de descontentamento para os clientes.
Por isso, a ótica precisa contar com um sistema de vendas que acelere a fase de checkout. Um bom caminho é usar uma solução que permita a realização do pagamento via aplicativo, QR Code ou PIX. Um tablet ou o celular do vendedor pode se transformar em um terminal PDV para evitar que o cliente tenha que se deslocar até um caixa – e correr o risco de encarar uma fila.
Nas soluções mais modernas do varejo, o smartphone do vendedor se transforma em um terminal de pagamento. Com isso, o cliente nunca tem a sensação de que está em uma fila: o atendimento é feito um a um, com exclusividade, olho no olho pelo vendedor ao longo de todo o processo. Isso não é apenas eficiente, mas também encanta o cliente e faz parte da digitalização da ótica.
Outro ponto importante na digitalização da ótica é a possibilidade de analisar os dados do negócio para identificar quais são os produtos que vendem e qual é a projeção de resultados de cada item da loja para os próximos dias / semanas / meses. Essa análise facilita a reposição de produtos e permite identificar aqueles itens que precisam ser colocados em promoção ou que devem ser comprados em quantidade menor.
Essa análise constante do estoque da loja traz diversas vantagens para a gestão do negócio:
O uso constante da tecnologia na administração da ótica faz com que, ao longo do tempo, o estoque da loja vá se ajustando. Assim, dificilmente o lojista empatará dinheiro em itens que demoram para sair – e consegue usar melhor seus recursos para aumentar o estoque dos produtos que têm mais possibilidade de venda. No atendimento ao cliente, a consequência é clara: o produto que o cliente deseja está disponível rapidamente, o que aumenta a satisfação e a taxa de conversão.
Boas soluções tecnológicas para a digitalização da ótica permitem criar promoções e programas de fidelidade personalizados. Com isso, o varejo passa a conhecer em detalhes o comportamento de cada cliente e entendem como chamar sua atenção e estimular seu retorno para novas compras ou contratação de serviços.
A tecnologia também pode ajudar a estimular a recorrência, uma vez que lida com dados da saúde visual, que demandam renovação de receitas e novas compras dentro de uma certa rotina de saúde .
O varejo ótico oferece, normalmente, uma experiência de compra analógica, em que o cliente precisa experimentar dezenas de armações e recebe uma explicação simples sobre as diferenças entre os diversos tipos de lentes – e dificilmente consegue testar as lentes na hora.
A digitalização da ótica permite oferecer experiências de simulação de lentes progressivas, antirreflexo e polarizadas por meio de um aplicativo que calcula as medidas e proporções do rosto e facilita a busca pela melhor lente, de acordo com os hábitos e necessidades do consumidor. Dessa maneira, o cliente experimenta diferentes possibilidades, entende melhor qual será o resultado e faz uma compra muito mais consciente.
Para o varejista, esse tipo de solução facilita muito a explicação sobre as vantagens de itens de maior valor agregado, além de melhorar o treinamento das equipes. O próprio vendedor consegue indicar mais rapidamente a melhor opção para o cliente – já que ele mesmo já testou o sistema e entende na prática a diferença entre as diversas lentes.
A digitalização da ótica traz grandes vantagens para o varejista, pois facilita toda a gestão do negócio. A posição de estoque e a disponibilidade de um produto podem ser consultados em segundos, dando mais segurança ao processo de venda. Além disso, a integração das informações faz o varejo ótico oferecer um atendimento personalizado, pois conhece as preferências dos clientes e pode alinhar essas preferências às tendências da moda e aos produtos disponíveis.
A integração do sistema de gestão ao PDV também facilita as rotinas administrativas, financeiras e fiscais do negócio. Com isso, o lojista não corre o risco de deixar de atender alguma exigência do Fisco ou de deixar passar pagamentos ou recebimentos. A digitalização da ótica traz mais eficiência para o negócio.
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