Diferentes formas de pagamentos: veja como usar no Food Service!
Bares e restaurantes

Diferentes formas de pagamentos: veja como usar no Food Service!

Utilizar diferentes formas de pagamentos traz inovação ao negócio, aumenta as vendas, agiliza o atendimento e deixa os clientes mais satisfeitos. Você está preparado?

Em segmentos muito competitivos, qualquer ponto que possa se tornar uma vantagem competitiva merece ser explorado. É o caso dos meios de pagamento no Food Service: a possibilidade de pagar com cartões de crédito, débito, dinheiro, Pix, QR Codes, aproximação e até mesmo biometria abre um leque de possibilidades e facilita a vida dos clientes.

Atualmente, existem vantagens em oferecer diferentes formas de pagamentos em sua operação de Food Service. As principais são as seguintes: 

  • Vendas adicionais: com mais meios de pagamento à disposição, menor será a chance de o cliente desistir da compra;
  • Diminuição de fraudes: se um determinado meio de pagamento está sofrendo com a atuação de cibercriminosos, o varejo pode priorizar outra forma de fechar a venda. É menos risco para o negócio;
  • Aumento da conversão: com uma variedade de meios de pagamento à disposição, o consumidor sempre terá uma opção que o atenda. Com isso, ele fica mais propenso a comprar;
  • Diversificação das promoções: ter diversas possibilidades de pagamento facilita a criação de ações promocionais específicas para estimular as vendas em uma determinada ferramenta. Assim, é possível oferecer benefícios adicionais para quem usa uma carteira digital ou compra pelo Pix, por exemplo;
  • Melhor experiência no checkout: o uso de novas formas de pagamento, como QR Code, cria uma experiência diferente para o cliente, que agrega valor à imagem da marca e traz uma sensação de modernidade;
  • Mais dados sobre os clientes: quando o Food Service passa a receber mais pedidos por meios de pagamento digitais, também coleta mais dados sobre seus clientes. Com base neles, conseguirá definir melhores estratégias de relacionamento, promoções, precificação e estoque.

 Nos últimos anos, com a digitalização do relacionamento com o cliente, o Food Service passou a ter à sua disposição uma série de meios emergentes de pagamento. E esse movimento atende a uma demanda dos consumidores.

Segundo um estudo feito pela Mastercard em 40 países, 85% dos consumidores já usaram meios de pagamento como criptomoedas, pagamentos em tempo real (como o Pix), QR Code e wearables. E, 93% falaram que continuarão a usar ou pretendem começar. Não é uma onda passageira: é a nova realidade do mercado.

Com o crescimento desses meios de pagamento, ficam para trás os métodos tradicionais, como dinheiro vivo e cheque: a expectativa é que eles representariam apenas 18,5% das transações no varejo físico e no Food Service dos EUA no ano passado. Por isso, oferecer formas adicionais de pagamento passa a ser fundamental para alcançar novos consumidores.

diferentes formas de pagamentos

Um cliente em transformação

Podemos dizer que a pandemia foi um divisor de águas no uso de meios de pagamento digitais. Segundo o Mastercard New Payments Index, 77% dos brasileiros experimentaram uma nova alternativa em 2020, dando impulso a um movimento que se acelerou ainda mais com o desenvolvimento do Pix.

Com isso, o Food Service tem à disposição diferentes formas de pagamentos:

Pix

Em 2022, o Pix movimentou R$ 10,9 trilhões, mais que o dobro do ano anterior. É um meio de pagamento que caiu no gosto dos consumidores e das empresas, pois apresenta uma série de vantagens muito claras:

  • Baixo custo;
  • Simplicidade de uso;
  • Velocidade de processamento dos pagamentos;
  • Praticidade, por ser acessado a partir do celular.

No ano passado, o Pix somou 24,3 bilhões de transações, segundo o Banco Central. Esse número já é 6 vezes maior que o de boletos emitidos em 2022. Os clientes Linx têm à disposição uma solução que simplifica a adoção do Pix, com liquidação automática na conta digital, conciliação facilitada e centralização dos recebimentos.

QR Codes

Os códigos de resposta rápida (Quick Response, ou QR, em inglês) têm o mesmo conceito de um código de barras, dando acesso a informações como uma página web, um texto, um número de telefone ou uma localização sem precisar digitar nada. E não é uma tecnologia nova: foi criada em 1994.

Como meio de pagamento, os QR Codes simplificam o checkout dos clientes e oferecem uma opção rápida e segura, que abre mão do uso de dinheiro ou cartões. Sem a digitação de senhas ou a passagem de cartões em dispositivos, diminui muito a possibilidade de fraudes nas transações.

Entre seus benefícios estão:

  • Taxas mais baixas de uso;
  • Agilidade no pagamento;
  • Simplificação do checkout;
  • Redução das falhas operacionais;
  • Aumento do capital de giro do Food Service, pelas menores taxas e pela agilidade no processamento dos pagamentos;
  • Segurança.

Pagamentos por aproximação

A tecnologia de pagamento por aproximação se tornou comum no varejo, pois é oferecida por muitos cartões de crédito. Em setembro de 2022, essa modalidade representou 37,7% de todos os pagamentos feitos por meio de cartões (eram 19,4% em 2021 e apenas 3,9% em 2020).

Os meios de pagamento por aproximação ganharam impulso durante a pandemia, pois o desejo de ter o mínimo contato possível com objetos e pagar rapidamente para sair das lojas estimulou o uso desse tipo de solução. Como esse é um meio de pagamento particularmente importante em transações abaixo de R$ 200, faz todo sentido que o Food Service abrace seu uso.

Ganhos para o varejista

O uso de diferentes formas de pagamentos dá ao Food Service a oportunidade de se relacionar de uma forma mais interessante com os clientes e transforma o momento de checkout. O pagamento se torna muito rápido nem é percebido pelo cliente – e com isso aumenta a possibilidade de criação de boas experiências, coleta de dados e fidelização dos consumidores.

A Linx conta com uma série de soluções de pagamento que integram as modalidades mais modernas, para fazer com que a experiência do cliente seja incrível. Além disso, o uso dessas soluções dá ao dono do restaurante a capacidade de analisar mais dados dos consumidores, aumentando a possibilidade de realizar campanhas personalizadas e gerar um negócio mais eficiente e produtivo.

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