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Diferenciação de preço: como aplicar essa estratégia e se destacar?

Diferenciação de preço: como aplicar essa estratégia e se destacar?

Para aumentar as vendas no seu posto, você não pode simplesmente abaixar todos os seus preços sem nenhum tipo de critério. É preciso adotar ações que gerem resultados positivos para o curto, médio e longo prazo. A criação de uma estratégia de diferenciação de preço é o melhor caminho.

Esse trabalho se torna, portanto, ainda mais complexo quando falamos no mercado de postos de combustível e exige que a sua equipe se dedique, antes de tudo, a melhorar a gestão. Em seguida, é preciso abraçar o uso de dados e informações relevantes para, assim, conseguir atrair clientes com eficiência.

Mas, então, o que deve ser feito para alcançar esse objetivo e conseguir diferenciar o seu negócio da sua concorrência a partir da precificação de combustível? Para tirar essas dúvidas, basta continuar a leitura deste artigo. Confira como encontrar o meio-termo entre a atratividade para o cliente e o equilíbrio financeiro!

O que são estratégias de diferenciação?

O mercado está cada vez mais competitivo, o que obriga uma mudança de postura das empresas que desejam se destacar. Lidar com clientes mais exigentes, por exemplo, faz com que novas técnicas de atração sejam aplicadas. Essas opções são conhecidas como estratégias de diferenciação.

Afinal, não basta modificar um indicador e achar que vai ser o suficiente para se destacar dos demais competidores. Para resultados sustentáveis e a longo prazo, especialmente pensando na fidelização de clientes, o caminho mais indicado é encontrar esse fator diferenciado.

É importante considerar que, dentro de um mesmo segmento, os concorrentes podem ter apostas diferentes para alcançar os clientes. Uma dessas é a diferenciação pelo atendimento.

Em um momento marcado por usuários exigentes por experiências completas e satisfatórias, um contato mais personalizado e customizado pode ser uma grande vantagem. Muitas vezes, essa relação mais próxima com os consumidores pode se sobressair até mesmo em comparação a preço ou qualidade do produto.

Como funciona a diferenciação de preço?

Em um segmento em que, muitas vezes, a variação de qualidade não é tão acentuada entre os combustíveis, uma diferenciação de preço pode ser a estratégia ideal. Isso significa buscar maneiras de superar a concorrência a partir de preços mais atrativos para o consumidor. Na prática, porém, essa não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer inicialmente.

Afinal, você não pode apenas modificar a precificação do combustível, sem pensar nos impactos que essa decisão pode causar para o futuro do seu posto. Imagine reduzir os preços de uma forma que muitos consumidores abandonem os seus concorrentes. Mas e o custo da mercadoria vendida? E os gastos com funcionários? Estão inclusos nesses cálculos? Não? Problemas à vista.

O grande desafio da diferenciação de preço é justamente conseguir encontrar o meio-termo entre valor que pode atrair mais clientes e aquele que não vai prejudicar as finanças do seu negócio. É uma tarefa, portanto, que demanda tempo, estudo e análises bastante aprofundadas até se chegar ao preço que se encaixa nessas exigências.

Como obter vantagem na precificação do combustível?

Mas, na prática, o que fazer para conseguir a diferenciação de preço sem prejudicar as finanças do seu posto? Confira algumas dicas que podem otimizar esse processo!

Analise as práticas da concorrência

Monitorar a concorrência é uma tarefa obrigatória para qualquer negócio e em qualquer situação, mas, quando falamos em diferenciação de preço, se torna fundamental.

Afinal, também é preciso levar em consideração os valores que são praticados pelos demais postos. Um esforço financeiro muito grande para o seu negócio, por exemplo, pode não representar nenhuma alteração prática.

Dessa forma, é necessário entender ao máximo o posicionamento e as estratégias dos seus principais concorrentes. Quais são os seus fornecedores? Que diferenciais o público-alvo compartilhado destaca em relação ao outro posto? Quanto mais informações você tiver, maiores são as suas chances de desenhar a estratégia certa para o seu negócio.

Defina um plano tático

Após o estudo mais amplo do mercado, é importante fazer, internamente, o plano tático do seu posto com essa estratégia de diferenciação de preço. O caminho começa com uma resposta do que vai ser considerado como ideal. É a alta rentabilidade ou se posicionar em uma nova praça? Qual é o prazo dessa estratégia? Quais outras ações vão ser contempladas ao mesmo tempo?

Ajuste a margem de rentabilidade

Quando o seu posto decide investir na precificação de combustível para se diferenciar, também deve fazer alguns ajustes internos. O mais importante deles? A definição de margens mais realistas de rentabilidade. Não dá para ter tudo ao mesmo tempo, certo? Ao alterar a forma de precificação de combustível, é necessário entender que outros pontos precisam ser modificados.

Diferencie preço por tipo de combustível

Também é importante diferenciar o preço considerando cada tipo de combustível. Afinal, cada produto tem uma demanda específica, e ela deve ser levada em consideração para a definição dos valores mais adequados. Dessa forma, você evita que discrepâncias acabem prejudicando o retorno esperado com um determinado tipo de combustível.

Utilize a inteligência artificial para criar a tarifa dinâmica

Para tornar o trabalho ainda mais preciso e otimizado, existem ferramentas que podem ser úteis. A inteligência artificial é uma delas. A partir dos critérios e metas estabelecidos para o seu posto, os softwares conseguem analisar dados e informações relevantes e transformá-los em insights para que as suas decisões se tornem mais embasadas.

O próprio sistema apresenta diferentes oportunidades de precificação de combustíveis, avaliando variados cenários. Tudo isso para ajustar a demanda versus margem de lucro, e as finanças do seu posto não sejam prejudicadas.

Apesar de essas técnicas serem muito úteis para conseguir se diferenciar da concorrência, esse é um processo contínuo de monitoramento e melhorias. A precificação deve ser revista rotineiramente, sempre com o auxílio de soluções tecnológicas e uma gestão financeira eficiente. Quando isso acontece, mais informações detalhadas permitem uma tomada de decisão ainda mais precisa.

Agora que você sabe como a diferenciação de preço pode garantir o sucesso a longo prazo do seu posto, que tal dar o próximo passo e encontrar uma ferramenta para otimizar esse trabalho? Entre em contato conosco, conheça as nossas soluções e descubra como podemos ajudar!

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