
Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Com os novos desafios de 2021, as empresas que acelerarem sua transformação e digitalizarem o relacionamento com o cliente sairão vencedoras.
E aqui estamos nós, no que para muitos parece uma espécie de “temporada 2” do ano de 2020. Os níveis de venda estão, de modo geral, abaixo da pré-pandemia, mostrando que o varejo ainda não conseguiu reencontrar o caminho do crescimento. Sem que a economia esteja “ventando a favor”, o sucesso de cada varejista depende do que ele consegue fazer.
O ano passado foi bastante desafiador e trouxe uma grande lição: não é mais possível se apegar ao que dava certo até então. A pandemia mudou a regra do varejo e trouxe aprendizados importantes, como a importância do digital para proteger o negócio e a necessidade de treinar e reter os bons talentos. As empresas que têm conseguido passar melhor pela crise entenderam que é possível vender mesmo com lojas fechadas, mas, para isso, é preciso treinar as equipes e usar dados para entender o que os clientes querem.
Nesse varejo em que o abre-e-fecha virou parte do dia a dia e é preciso cuidar ao mesmo tempo do hoje e do amanhã, como podemos nos preparar para este Dia dos Namorados?
A pandemia impulsionou os negócios digitais e deu uma grande vantagem para varejistas que adotaram um novo modelo de negócios. Esses varejistas têm foco no cliente, e não só como um slogan bonito para gerar vendas: a chamada customer centricity é uma abordagem que identifica o que o cliente precisa, para então oferecer uma solução. Essa é uma mudança que vai além da tecnologia: ela transforma a mentalidade do varejo, que deixa de ser “movido pela área de Compras” e passa a ser dirigido pelo relacionamento com o cliente.
A nova mentalidade dos negócios elimina as barreiras e as distâncias. Se você não atender bem seu cliente, alguém irá tomar seu lugar. É preciso atrair o consumidor e mantê-lo com você pelo maior tempo possível. E isso só faz quem sabe com quem está lidando.
Para conhecer seu cliente, passe a usar dados para tomar decisões e entenda que toda verdade é provisória: quando o cliente mudar de ideia, mude junto com ele.
O ano de 2020 deixou muito claro que as lojas físicas são importantes, mas depender 100% delas é um risco. Ao mesmo tempo em que o varejo percebeu que pode usar as lojas como hubs de distribuição, entregando pedidos na vizinhança com velocidade e baixo custo, também entendeu que não precisa necessariamente ter uma loja perto para conhecer o cliente e entregar uma solução.
O figital, que é a união do físico com o digital, transforma a experiência de compra do consumidor e faz com que o varejo seja mais inteligente e integrado. Para fazer o figital acontecer no seu negócio, é preciso levar o digital para a loja, e a loja para o digital:
Ninguém consegue garantir que o pior já passou e que, a partir de agora, as lojas ficarão abertas cada vez mais tempo. Daqui até o Dia dos Namorados, pode acontecer algum fortalecimento das regras de isolamento social, prejudicando campanhas e “micando” estoques. É preciso estar preparado.
Neste Dia dos Namorados, o nome do jogo é flexibilidade. Varejistas capazes de migrar estoques de uma loja para outra, ou fazer uma loja socorrer um PDV que de repente passou a estar aberto por mais tempo que o esperado, ficam em vantagem. Campanhas de marketing digitalizadas podem ser substituídas com facilidade ou impulsionadas somente nas regiões em que elas estão gerando resultado.
O varejista mais flexível consegue investir melhor seus recursos e alocar seus estoques onde eles são mais necessários. É por isso que o varejo figital consegue entregar melhores resultados.
Nada disso funciona sem colaboradores prontos para atender o cliente como este desejar. É preciso treinar os vendedores para usar o WhatsApp como canal de relacionamento, mas também é preciso que eles sejam capazes de usar a tecnologia para identificar onde melhorar seu atendimento. Os modelos de remuneração também precisam mudar: se o vendedor não for comissionado por uma venda online, ele verá o e-commerce como um concorrente, não como um aliado que pode gerar comissão 24 horas por dia.
Este Dia dos Namorados será, mais uma vez, desafiador. Apesar disso, existem muitas oportunidades para as empresas que impulsionam o uso de tecnologia para melhorar o relacionamento com o cliente, entender o que o consumidor deseja e solucionar problemas.
A Linx é especialista em soluções que digitalizam a experiência do cliente e melhoram as vendas do varejo. Fale com a gente para aumentar sua conversão, descomplicar seus negócios e entregar uma loja figital ao consumidor.