6 dicas valiosas de marketing para o varejo de proximidade
Mercado de proximidade

6 dicas valiosas de marketing para o varejo de proximidade

Da integração entre físico e digital à inovação em meios de pagamento, confira dicas essenciais para atrair e conquistar mais clientes para seu negócio.

Conveniência e praticidade estão cada vez mais valorizados pelos clientes, o que é uma grande vantagem para e modelos de negócios como o varejo de proximidade. Não é à toa que, em 2020, a busca dos consumidores por comércios próximos de suas casas aumentou 20%. Hoje em dia, a localização é um dos fatores mais importantes para atrair e manter clientes.

O varejo de proximidade se baseia em contatos rápidos e frequentes com os clientes. As visitas ao comércio são curtas, mas acontecem várias vezes por semana. Isso cria oportunidades para evoluir a cada dia: um ponto de melhoria identificado hoje pode impactar amanhã o cliente, dando a ele a certeza de que o varejista está atento aos mínimos detalhes. E isso é muito importante, pois o varejo de proximidade é um negócio “olho no olho”: é preciso entregar a promessa da marca todos os dias, de forma consistente.

Além do mais, o varejo de proximidade impacta uma área de influência restrita (quem vai a pé ou está a uma curta distância de carro da loja), o que torna mais difícil escalar as ações de marketing. Campanhas muito amplas não fazem sentido para impactar clientes que precisam ser trabalhados no dia a dia, contato a contato.

Por isso, o marketing do varejo de proximidade se baseia em calor humano, no uso de tecnologia para identificar insights e tendências, na criação de relacionamentos e na identificação de oportunidades de melhoria no negócio. O marketing não é apenas uma forma de gerar vendas, mas também de entender melhor os consumidores.

marketing no varejo de proximidade

Para obter resultados ainda melhores no varejo de proximidade, aproveite estas 6 dicas valiosas de marketing:

1) Gere expectativas positivas

Uma das formas mais eficientes de gerar novas visitas e de reforçar sua marca junto aos clientes é gerando expectativas. É claro que você precisará, no mínimo, cumprir essa expectativa – de preferência superá-la. Quando o cliente for ao comércio, ele precisa perceber que estava certo em ir ao seu ponto de venda e não ao concorrente.

Para gerar expectativas positivas, pense em pontos como:

  • Ter uma estratégia sólida de comunicação com a vizinhança, integrando meios tradicionais e digitais. Trabalhe dos caminhões de som e distribuição de panfletos às redes sociais e geolocalização.
  • Usar o site para mostrar seus diferenciais e seu endereço.
  • Ter um canal de atendimento pelo WhatsApp e estruturar um sistema de atendimento e captação de pedidos por meio da ferramenta.
  • Colocar seu comércio no Google Meu Negócio, para que resultados de busca e o Google Maps indiquem sua marca. Isso cria relevância no mundo digital.
  • Usar as redes sociais para mostrar seu comércio, apresentar seu posicionamento e destacar características únicas do negócio.

2) Crie relacionamentos

No varejo de proximidade, o cliente é recorrente: ele visita o comércio algumas vezes por semana, como ocorre em padarias e minimercados. Desenvolva um ciclo “captar/entender/entregar” para criar relacionamentos com os clientes:

  • Captar: atrair clientes para que eles conheçam seu comércio;
  • Entender: calibrar as ofertas, promoções e comunicações para entender como se comunicar com os clientes em cada momento;
  • Entregar: cumprir as promessas da marca, com um atendimento excelente, produtos sempre disponíveis, bons preços e soluções para o dia a dia.

A criação de relacionamentos começa antes mesmo da primeira visita ao PDV e se baseia em estar sempre acima das expectativas. Ao desenvolver bons relacionamentos com os clientes, você evita que o consumidor pense no concorrente. Quanto mais você ouvir o cliente e mostrar que ele é importante, melhor.

3) Trabalhe mídias locais

O varejo de proximidade alcança um público em uma região muito específica. Por isso, é melhor priorizar meios de comunicação e divulgação locais: o carro de som que passa na rua, a colocação de faixas na rua, marketing hiperlocalizado e promoções baseadas em geolocalização.

Também aproveite oportunidades de imprensa: sempre existe um jornal de bairro, um blog ou um influencer que pode falar sobre seu comércio. Envie um press release sempre que houver novidades (da inauguração a novas promoções, campanhas ou novos serviços), para fazer com que seu negócio tenha mais visibilidade e ganhe com a credibilidade do veículo de comunicação.

4) Inove nos meios de pagamento

Os meios de pagamento podem ser muito mais que uma forma de concluir transações. Vale a pena pensar neles como recursos importantes de marketing. Veja:

  • Oferecer mais meios de pagamento do que a concorrência é uma forma de capturar mais negócios.
  • Os meios de pagamento são um fator importante na decisão de consumo. Oferecer condições melhores de parcelamento facilita compras de maior valor.
  • Os meios de pagamento também comunicam o posicionamento do seu negócio. Se seu comércio é o primeiro na região a aceitar pagamentos por carteiras digitais, seu varejo mostra ser o mais inovador.
  • Oferecer pontuação extra em compras com determinado cartão ou uma certa carteira digital pode atrair ou aumentar o consumo de uma parcela do seu público.

5) Otimize o poder dos dados

O varejo de proximidade precisa focar no que o consumidor precisa ou deseja. Só assim ele terá sucesso. E só quem está preparado para coletar informações sobre o comportamento do cliente consegue entender o que o consumidor deseja. Respeitando as regras de privacidade e uso de dados definidas pela LGPD, atue para entender melhor os clientes e definir sua estratégia de mercado. Utilize recursos como:

  • Os dados dos cupons fiscais emitidos pelo estabelecimento físico e pelo site;
  • Informações sobre quantas pessoas passam em frente ao comércio ou acessam o site, versus quantas efetivamente compram;
  • Dados do programa fidelidade, que aumentam a assertividade das ofertas e campanhas;
  • Informações fornecidas pelo parceiro de delivery ajudam a entender o comportamento do consumidor;
  • Insights gerados a partir do cruzamento de informações, como a entrega de determinadas promoções para certos perfis de clientes.

Quem utiliza os dados para conhecer melhor os clientes desenvolve melhores ações de marketing, obtém melhores resultados e estimula o consumidor a voltar mais vezes. É muito mais barato fazer um cliente habitual comprar mais uma vez do que conquistar um cliente novo: um fluxo de dados sobre clientes recorrentes ajuda a criar estratégias para continuar a preservar esses consumidores. O resultado é um negócio mais rentável.

E-book Tudo o que você precisa saber para o sucesso do seu comércio

6) Invista em ações omnichannel

As jornadas de consumo dos clientes não acontecem somente no comércio físico. O mais comum hoje é que comecem no digital e depois migrem para o ponto de venda. WhatsApp, redes sociais, buscas no Google e e-mails são alguns exemplos de meios digitais que devem fazer parte de sua estratégia de marketing.

Usar recursos digitais para levar os clientes às lojas físicas acelera as vendas. Durante a pandemia, os clientes se acostumaram a comprar de tudo pela internet e receber rapidamente suas compras. Como o varejo de proximidade está a uma pequena distância dos clientes, ele pode se posicionar como a entrega mais rápida da região.

Isso também vale para o “clique e retire”, que dá ao cliente a possibilidade de comprar online e retirar o pedido no PDV, com frete grátis. Além de agilizar a visita ao comércio, é uma chance de vender mais: em média, de 30% a 50% dos clientes aproveitam a visita para comprar um item adicional.

O varejo de proximidade pode contar com uma grande variedade de recursos de marketing para atrair mais clientes e impulsionar suas vendas. Para isso, é essencial integrar as informações de estoque e vendas a mecanismos de automação de promoções. O resultado do uso de mais tecnologia é um comércio que sabe como atrair e conquistar clientes.

Assine a newsletter do blog da Linx e fique por dentro das novidades para o seu negócio!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente