E-commerce
5 dicas de como melhorar o checkout do seu e-commerce
O checkout de um e-commerce pode trazer muita dor de cabeça para o lojista. Mas, separamos algumas dicas para facilitar
Por Amanda Sheralli França, Executiva Comercial e Performance na Linx.
Dono de uma agência de publicidade, João Dória (pai, não o governador) recebeu a desafiadora missão de aumentar as vendas no mês de junho, que costumavam ser muito fracas. Esse é o motivo de não comemorarmos o Dia dos Namorados em fevereiro, com o restante do mundo.
A data, que já começou com o intuito de aumentar vendas, vem trazendo grandes resultados para os lojistas, especialmente no mundo online. De acordo com o E-commerce Brasil, o resultado dos e-commerces no dia dos namorados de 2020 mais que dobrou em comparação à comemoração do ano anterior: um aumento de 117%.
Para diversas categorias, como telefonia, moda e acessórios, beleza & perfumaria, o Dia Dos Namorados é uma das principais datas de venda do ano. Porém, notamos também um aumento significativo de vendas em itens que não são categorias-foco durante essa sazonalidade: seja pelo perfil diferentes de namorados ou pelo tráfego que acaba levando ao consumidor a comprar outros itens além do presente.
Diante disso e sabendo que marketplaces ganharam popularidade pela grande variedade de produtos disponíveis em apenas uma plataforma, mais do que a categoria do produto que você vende no marketplace, o importante é aparecer para o grande tráfego que chegará no site durante o evento.
Agora, vamos ao que importa! Como o varejista pode vender mais durante sazonalidades no Marketplace?
Verifique qual promoção você consegue ativar (desconto de preço, frete grátis etc). Os marketplaces costumam subsidiar algumas promoções em datas sazonais, então é importante verificar se você conseguirá participar de alguma promoção. Vale apostar na queima de estoque de produtos fora de linha ou apostar em lançamentos. Analise as possibilidades e desenhe sua estratégia com cautela.
Após decidir a promoção, valide nos itens se o cadastro está atrativo. Analise imagem, título, categoria e as dimensões para o cálculo de frete correto. Lembre-se que o único contato do consumidor com o item são as informações que você cadastra, por isso capriche!
Lembra que o tráfego nos marketplaces estará alto? Todos os outros sellers que são seus concorrentes sabem disso e também vão apostar em promoções. Porém, não adianta uma promoção e um cadastro bonito, se os clientes que acessarem o site não verem seu item, certo?! Para isso, o mercado conta com soluções como o Linx Ads, com a qual o varejista impacta com o seu anúncio aquele consumidor que está procurando o tipo de produto que ele vende, pagando somente se o potencial consumidor clicar no item.
Portanto, o grande segredo para vender mais durante sazonalidades no marketplace é uma conta que parece simples, mas tem pontos essenciais para um bom resultado das datas: Promoção + Anúncio Atrativo + Linx Ads.
Com o Dia dos Namorados chegando, essa fórmula já está rodando no seu negócio? Ainda dá tempo de aumentar seus resultados, levando e destacando o seu produto para aquele cliente que está buscando por ele.