Dia dos Namorados: como a tecnologia ajuda o varejo a vender mais?
Varejo

Dia dos Namorados: como a tecnologia ajuda o varejo a vender mais?

O dia dos namorados no varejo pode ser potencializado com a coleta e análise de dados e a fidelização de clientes

O varejo brasileiro vem mostrando sinais de recuperação, o que anima as expectativas para a próxima grande data comemorativa – o Dia dos Namorados. É um período especial, repleto de oportunidades de venda e, principalmente, de engajamento com o cliente. Afinal de contas, no varejo de hoje, não basta fazer uma venda pontual: é importante criar um ciclo em que cada venda leve à próxima transação.

O momento é positivo. No Dia das Mães, por exemplo, as vendas em shopping centers movimentaram R$ 5,3 bilhões, 28,6% mais que em 2021, superando as expectativas de alta de 19%. Isso mostra que o consumidor queria voltar ao hábito de comprar em lojas físicas. O que mudou nos últimos dois anos, porém, é que ter uma boa loja não basta: é preciso atrair os clientes a partir dos meios digitais e desenvolver relacionamentos de longo prazo.

dia dos namorados no varejo

Um estudo feito pela Globo mostra que o Dia dos Namorados ajuda a reforçar relacionamentos entre pessoas – um tema cada vez mais importante. Setenta por cento dos entrevistados acreditam que os relacionamentos se tornaram mais importantes desde o início da pandemia e, por isso, pequenos atos de amor pós-pandemia passam a ser extremamente importantes. Com isso, 72% dos consumidores pretendem presentear alguém no Dia dos Namorados, bem acima dos 58% do ano passado.

Por quem o coração bate

Entre as categorias mais procuradas para o Dia dos Namorados estão Moda & Acessórios, Farmácia & Saúde, Beleza e Bebidas. O que não significa que, fora dessas oportunidades mais claras, não exista como aproveitar a data para entrar no clima romântico e impulsionar as vendas. A demanda por refeições fora de casa, por exemplo, certamente subirá, já que neste ano as restrições à circulação de pessoas foram eliminadas.

Para atender consumidores sedentos por boas experiências fora de casa, o varejo precisa ir além do lugar comum. Não basta ter uma loja bonita e bons produtos. Esteja atento a estes 5 aspectos na hora de desenvolver sua estratégia de vendas para o varejo no Dia dos Namorados:

1) Não seja genérico

Estratégias de comunicação que procuram alcançar todos os consumidores ao mesmo tempo têm se mostrado cada vez menos efetivas. Faz muito mais sentido, hoje em dia, apresentar uma mensagem personalizada para cada consumidor, mostrando que você conhece a fundo seu público e consegue desenvolver ações promocionais e ofertas diferentes para cada necessidade e desejo de compra.

Com bons sistemas de gestão é possível ter cada vez mais informações sobre seus clientes e personalizar as mensagens, aumentando as vendas no dia dos namorados no varejo.

2) Ajuste seu mix de produtos

O Dia dos Namorados é um período curto de vendas. Por isso, errar no estoque é fatal. É preciso ajustar bem o sortimento, tendo os produtos certos na quantidade exata, para oferecer aos clientes no momento certo e da melhor forma, aumentando as vendas no varejo no dia dos namorados sem ter encalhe no estoque.

A análise dos dados históricos de comportamento e consumo ajuda a identificar oportunidades, mas é preciso “temperar” essas informações com outras fontes, como tendências encontradas em redes sociais e comentários dos clientes em canais online e offline.

3) Invista no omnichannel para o dia dos namorados

O comportamento dos consumidores frequentemente mistura online e offline. É comum que o cliente compre na loja física depois de ter visto um anúncio em uma rede social, ou que visite a loja para conhecer um produto e então compre-o no aplicativo da marca, o que potencializa a necessidade de sistemas omnichannel.

Isso tem um impacto muito grande sobre a logística e a distribuição de produtos, já que é importante ter alta disponibilidade dos itens desejados pelos clientes – lembre-se: como o Dia dos Namorados é uma temporada de “tiro curto”, se o cliente não encontrar na loja o que procura (ou se não receber em casa esse produto em tempo hábil), ele buscará um concorrente. Por isso, o omnichannel ajuda muito o varejo a vender mais em datas comemorativas.

4) A logística precisa ser muito eficiente no Dia dos Namorados no varejo

O estudo da Globo que citamos lá no início mostra que 24% dos homens pretendem comprar o presente do Dia dos Namorados na semana do evento. Um percentual significativo das mulheres também deixa para a última hora – e para vender para esses clientes e aproveitar oportunidades às vésperas do evento, a logística tem um papel essencial.

No caso das vendas online, garantir a entrega em 24 horas ou a possibilidade de retirada na loja física em poucas horas pode fazer a diferença. Para isso, conte com soluções que integrem o estoque do e-commerce e das lojas físicas, possibilitando a compra remota com retira rápida.

Nas vendas no PDV, é preciso garantir que os produtos estejam disponíveis, em vez de armazenados em algum depósito. Ter o produto na linha de frente é o que garante o aumento das vendas – por isso, esteja atento para ter uma logística que funcione. Esse é um grande desafio no varejo omnichannel – mas um desafio que o uso da tecnologia ajuda a resolver.

5) Personalize as promoções para o Dia dos Namorados

Assim como a comunicação com o cliente precisa ser personalizada, promoções que entendem o contexto do cliente e oferecem soluções geram muito mais resultados. Comunicação e promoção estão muito relacionadas: um estudo da McKinsey mostra que ações de personalização reduzem os custos de marketing e vendas entre 10% e 20% e aumentam a recorrência dos melhores clientes.

Focar nos melhores clientes apresenta diversas vantagens, pois reforça o vínculo com os consumidores que compram mais e com mais frequência (e que correspondem a uma parcela desproporcionalmente maior dos lucros).

Além disso, por serem os clientes mais frequentes, são os que oferecem mais dados que podem ser usados para balizar ações de marketing. Os consumidores passam a se sentir representados pela marca e, com isso, diminui a possibilidade de que eles troquem sua loja por uma concorrente.

Como criar promoções no varejo para conquistar clientes

Conte com a experiência da Linx, especialista em tecnologia para o varejo, para impulsionar suas vendas no Dia dos Namorados. As soluções de negócios da Linx permitem que sua loja venda em qualquer canal e obtenha dados valiosos de relacionamento com os clientes, dando mais inteligência para sua operação e criando uma loja única para cada consumidor.

Quer saber como nossas tecnologias podem ajudar você a vender mais neste Dia dos Namorados? Entre em contato!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente