Dia do Hambúrguer: 5 pontos para otimizar a gestão do seu restaurante e vender mais

Dia do Hambúrguer: 5 pontos para otimizar a gestão do seu restaurante e vender mais

O uso de plataformas tecnológicas modernas não significa aumento de custos, muito pelo contrário: é uma forma certeira de melhorar seu negócio e fidelizar o consumidor. Aproveite o Dia do Hambúrguer para otimizar sua gestão.

O Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado em 28 de maio, é uma oportunidade para as empresas de food service criarem um momento adicional de relacionamento com seus clientes e explorarem oportunidades para vender mais. A partir de boas experiências e sanduíches deliciosos,  aumenta-se a possibilidade de fidelizar os consumidores.

dia do hamburguer

Para que todo esse potencial seja alcançado, as empresas do setor precisam estar atentas a estes 5 pontos que fazem toda a diferença na gestão dos negócios e na capacidade de atendimento aos clientes:

1. Investir com inteligência

Assim como acontece em todo food service brasileiro, o segmento de hamburguerias é um negócio de poucas redes e muitos operadores de pequeno porte. Em todo o mercado de alimentação fora do lar, quase 70% das empresas são Micro Empreendedores Individuais (MEIs). Entre as hamburguerias, mais especificamente, uma análise na plataforma de dados da Cortex mostra que 94% dessas empresas são MEIs, com uma grande concentração na região Sudeste, especialmente em São Paulo.

A característica do setor é contar com negócios de pequeno porte, operações independentes, com poucos funcionários e restrições orçamentárias. Porém, não significa que seja impossível aproveitar bem as ferramentas disponíveis: o uso de sistemas de gestão que fazem o controle das operações de mesa e delivery em uma plataforma amigável, são capazes de, por exemplo, dobrar a capacidade de atendimento e fazer integrações com aceite automático de pedidos (o que evita cancelamentos/perdas).

2. Capacidade de crescer com o negócio

A expansão de uma hamburgueria costuma envolver momentos delicados, em que o negócio vai se transformando conforme sua expansão. Afinal de contas, as necessidades de um operador de uma loja são muito diferentes de uma rede franqueada com dezenas de unidades – e essa trajetória é o sonho de consumo de muitos empreendedores.

Garantir a possibilidade de evolução ao longo do tempo, escalando a tecnologia conforme o próprio negócio ganha volume, também é uma forma de aproveitar melhor o investimento realizado em sistemas. Soluções como a plataforma Linx Degust e o sistema de delivery Neemo ajudaram a rede EAI Burger, do interior de São Paulo, a crescer de uma para quase 70 unidades desde o início de 2022.

3. Seja o senhor do seu destino

Considerando que 97% das empresas ouvidas em um estudo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e do Instituto Foodservice Brasil (IFB) atuam por meio de delivery, um formato de vendas que se tornou prioritário durante a pandemia e continua sendo muito importante para as hamburguerias, é fundamental contar com o melhor resultado possível nesse modelo de operação.

Pequenos negócios costumam estar reféns das principais plataformas de delivery do mercado, uma vez que essa é uma relação desigual entre um pequeno empreendedor e empresas que dominam o mercado. Ter seu próprio aplicativo de delivery e site de e-commerce permite fidelizar clientes, reduz os custos de comissionamento dos marketplaces e libera recursos para criar programas de fidelidade, benefícios e promoções exclusivas para seus clientes – o que torna o Dia do Hambúrguer, por exemplo, uma oportunidade imperdível de alavancar suas vendas, dentre tantas outras datas comemorativas.

4. Integre novos formatos de negócio

Outro exemplo de negócio que ganhou corpo durante a pandemia e continua sendo relevante para muitas empresas são as cloud kitchens. Trata-se de uma variação do delivery em que a operação funciona exclusivamente para vendas remotas – e que, em redes que atuam com vários modelos, pode ser um recurso interessante para atender regiões em que a demanda por pedidos é grande, mas não há espaço para um salão na lanchonete (ou em que o fluxo no salão não se justifique).

Para que uma rede opere com diversos formatos de loja e modelos de negócios diferentes – e ainda assim funcione com um único padrão de atendimento, vendas e qualidade – é preciso garantir a integração dos sistemas e o treinamento das equipes. Nesses dois pontos, passa a ser uma vantagem contar com um fornecedor de tecnologia com experiência na oferta de vários tipos de sistemas que possam operar sozinhos ou em conjunto.

5. Amplie o uso de meios de pagamento

O mesmo estudo da ANR e IFB que citamos anteriormente mostra que 40% das empresas do setor enfrentavam dívidas que, normalmente, representavam até metade do faturamento anual do negócio. Como o setor é formado principalmente por MEIs, as limitações de capital de giro são ainda mais significativas – e podem interromper a jornada empreendedora precocemente.

A utilização de uma grande variedade de meios de pagamento é um recurso importante para oferecer diferenciação e buscar a redução de custos. Quando uma empresa oferece vários meios de pagamento, ela consegue atrair mais clientes e fechar vendas com mais facilidade. Além disso, é possível usar os meios de pagamento para realizar promoções (aproveitando datas especiais, como o Dia do Hambúrguer) e oferecer descontos para que o cliente pague da maneira mais conveniente para o negócio – aumentando as margens e mantendo o volume de vendas.

Além disso, a utilização de meios de pagamento como carteiras digitais, QR Codes e links de pagamento mostra que o estabelecimento está atento às necessidades do seu negócio e busca oferecer métodos ágeis e práticos para o seu cliente. E isso conta muito na fidelização dos consumidores.

A Linx conta com uma série de soluções tecnológicas para ajudar sua hamburgueria a modernizar processos, aumentar a eficiência operacional e atender melhor os clientes. Assim como aconteceu com redes como Bob’s, Bullger e EAI Burger, sua hamburgueria pode vender mais e crescer mais rápido.

Aproveite o Dia do Hambúrguer para otimizar o seu negócio e vender mais nesta data e em todas as outras!

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