Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
O uso de plataformas tecnológicas modernas não significa aumento de custos, muito pelo contrário: é uma forma certeira de melhorar seu negócio e fidelizar o consumidor. Aproveite o Dia do Hambúrguer para otimizar sua gestão.
O Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado em 28 de maio, é uma oportunidade para as empresas de food service criarem um momento adicional de relacionamento com seus clientes e explorarem oportunidades para vender mais. A partir de boas experiências e sanduíches deliciosos, aumenta-se a possibilidade de fidelizar os consumidores.
Para que todo esse potencial seja alcançado, as empresas do setor precisam estar atentas a estes 5 pontos que fazem toda a diferença na gestão dos negócios e na capacidade de atendimento aos clientes:
Assim como acontece em todo food service brasileiro, o segmento de hamburguerias é um negócio de poucas redes e muitos operadores de pequeno porte. Em todo o mercado de alimentação fora do lar, quase 70% das empresas são Micro Empreendedores Individuais (MEIs). Entre as hamburguerias, mais especificamente, uma análise na plataforma de dados da Cortex mostra que 94% dessas empresas são MEIs, com uma grande concentração na região Sudeste, especialmente em São Paulo.
A característica do setor é contar com negócios de pequeno porte, operações independentes, com poucos funcionários e restrições orçamentárias. Porém, não significa que seja impossível aproveitar bem as ferramentas disponíveis: o uso de sistemas de gestão que fazem o controle das operações de mesa e delivery em uma plataforma amigável, são capazes de, por exemplo, dobrar a capacidade de atendimento e fazer integrações com aceite automático de pedidos (o que evita cancelamentos/perdas).
A expansão de uma hamburgueria costuma envolver momentos delicados, em que o negócio vai se transformando conforme sua expansão. Afinal de contas, as necessidades de um operador de uma loja são muito diferentes de uma rede franqueada com dezenas de unidades – e essa trajetória é o sonho de consumo de muitos empreendedores.
Garantir a possibilidade de evolução ao longo do tempo, escalando a tecnologia conforme o próprio negócio ganha volume, também é uma forma de aproveitar melhor o investimento realizado em sistemas. Soluções como a plataforma Linx Degust e o sistema de delivery Neemo ajudaram a rede EAI Burger, do interior de São Paulo, a crescer de uma para quase 70 unidades desde o início de 2022.
Considerando que 97% das empresas ouvidas em um estudo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e do Instituto Foodservice Brasil (IFB) atuam por meio de delivery, um formato de vendas que se tornou prioritário durante a pandemia e continua sendo muito importante para as hamburguerias, é fundamental contar com o melhor resultado possível nesse modelo de operação.
Pequenos negócios costumam estar reféns das principais plataformas de delivery do mercado, uma vez que essa é uma relação desigual entre um pequeno empreendedor e empresas que dominam o mercado. Ter seu próprio aplicativo de delivery e site de e-commerce permite fidelizar clientes, reduz os custos de comissionamento dos marketplaces e libera recursos para criar programas de fidelidade, benefícios e promoções exclusivas para seus clientes – o que torna o Dia do Hambúrguer, por exemplo, uma oportunidade imperdível de alavancar suas vendas, dentre tantas outras datas comemorativas.
Outro exemplo de negócio que ganhou corpo durante a pandemia e continua sendo relevante para muitas empresas são as cloud kitchens. Trata-se de uma variação do delivery em que a operação funciona exclusivamente para vendas remotas – e que, em redes que atuam com vários modelos, pode ser um recurso interessante para atender regiões em que a demanda por pedidos é grande, mas não há espaço para um salão na lanchonete (ou em que o fluxo no salão não se justifique).
Para que uma rede opere com diversos formatos de loja e modelos de negócios diferentes – e ainda assim funcione com um único padrão de atendimento, vendas e qualidade – é preciso garantir a integração dos sistemas e o treinamento das equipes. Nesses dois pontos, passa a ser uma vantagem contar com um fornecedor de tecnologia com experiência na oferta de vários tipos de sistemas que possam operar sozinhos ou em conjunto.
O mesmo estudo da ANR e IFB que citamos anteriormente mostra que 40% das empresas do setor enfrentavam dívidas que, normalmente, representavam até metade do faturamento anual do negócio. Como o setor é formado principalmente por MEIs, as limitações de capital de giro são ainda mais significativas – e podem interromper a jornada empreendedora precocemente.
A utilização de uma grande variedade de meios de pagamento é um recurso importante para oferecer diferenciação e buscar a redução de custos. Quando uma empresa oferece vários meios de pagamento, ela consegue atrair mais clientes e fechar vendas com mais facilidade. Além disso, é possível usar os meios de pagamento para realizar promoções (aproveitando datas especiais, como o Dia do Hambúrguer) e oferecer descontos para que o cliente pague da maneira mais conveniente para o negócio – aumentando as margens e mantendo o volume de vendas.
Além disso, a utilização de meios de pagamento como carteiras digitais, QR Codes e links de pagamento mostra que o estabelecimento está atento às necessidades do seu negócio e busca oferecer métodos ágeis e práticos para o seu cliente. E isso conta muito na fidelização dos consumidores.
A Linx conta com uma série de soluções tecnológicas para ajudar sua hamburgueria a modernizar processos, aumentar a eficiência operacional e atender melhor os clientes. Assim como aconteceu com redes como Bob’s, Bullger e EAI Burger, sua hamburgueria pode vender mais e crescer mais rápido.
Aproveite o Dia do Hambúrguer para otimizar o seu negócio e vender mais nesta data e em todas as outras!
Conte com a Linx para a evolução do seu negócio. Fale com a gente e agende uma conversa.