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O Dia do Consumidor é uma grande oportunidade promocional – mas pode ser ainda mais importante para lojas que focam em relacionamentos de longo prazo com os clientes
O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, vem se firmando no calendário promocional do varejo brasileiro como uma espécie de “Black Friday do primeiro semestre”. Embora seja uma data relativamente nova no calendário (chegou ao Brasil em 2014), o Dia do Consumidor vem se consolidando rapidamente: no ano passado, a primeira quinzena de março movimentou R$ 6,3 bilhões, 85% mais que em 2020, e vem se transformando em uma oportunidade de alavancar as vendas no primeiro trimestre do ano.
Neste ano, as expectativas são positivas. Um estudo do UOL em parceria com a MindMiners mostra que 56% dos consumidores pretendem aproveitar a data para fazer compras, 7 pontos percentuais mais que em 2021 e o quarto ano seguido de aumento do índice. Isso mostra que o Dia do Consumidor está se tornando uma data importante no calendário de compras.
Assim como acontece na Black Friday, o “dia” está se tornando uma “semana” do Consumidor, com ofertas que duram muito mais que 24 horas. O fato é que é cada vez mais importante para o varejo se posicionar neste momento para reforçar o relacionamento com os clientes e estimular sua fidelidade.
Com cada vez mais clientes atentos às oportunidades do Dia do Consumidor, a data se torna mais importante na estratégia do varejo. um estudo da Shopee afirma que 68% dos entrevistados irão aproveitar as promoções da data pela primeira vez em 2022 e 65% deles buscarão ofertas em produtos que desejam. Esse pode ser um bom momento para atrair novos clientes, mas também pode ser usado de outras maneiras.
Assim como acontece na Black Friday, é possível utilizar o Dia do Consumidor de forma estratégica para converter visitantes eventuais em clientes fiéis. Para isso, esteja atento a alguns pontos:
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma das métricas mais importantes para o varejo que quer estabelecer relacionamentos de longo prazo com os consumidores. Afinal, não basta vender: é preciso vender bem. E vender bem passa por trazer o cliente para sua loja pelo menor custo possível.
Nesse sentido, é importante lembrar que gerar uma primeira venda costuma ser de 5 a 7 vezes mais caro do que fazer um cliente frequente comprar mais uma vez. Além disso, um novo consumidor costuma fazer compras de tíquete médio menor. Assim, gerar novas vendas em seus clientes frequentes gera muito mais faturamento do que iniciar relacionamentos com novos consumidores.
Assim como não se deve encarar a Black Friday como um único dia de vendas, não trate o Dia do Consumidor como uma oportunidade pontual. A data pode se tornar um momento importante para se fazer conhecido por novos consumidores e para se tornar ainda mais relevante para os atuais clientes.
Focar no relacionamento com o cliente faz com que a loja dê menos ênfase a promoções em condições imbatíveis (e normalmente não rentáveis) e analise seus dados para criar promoções e ofertas personalizadas, na medida certa, relevantes para os clientes. Quando isso acontece, o varejista:
O Dia do Consumidor é uma oportunidade de celebrar o empoderamento dos clientes, valorizando-os e gerando encantamento. Uma forma de fazer isso é fazer com que eles mesmos decidam como serão impactados e que promoções irão receber. Para isso, é preciso ouvir o cliente.
Use as redes sociais, o WhatsApp e a interação com os vendedores no PDV para saber em que produtos os clientes esperam ter mais descontos, em que momentos e por onde eles preferem comprar, como a divulgação das ações promocionais vem sendo recebida e muitas outras informações. Quem ouve o feedback do consumidor melhora o relacionamento com ele e aumenta o volume de informações sobre os desejos e necessidades de compra.
Setores do varejo de alta recorrência, como supermercados, lojas de proximidade e farmácias, têm ainda mais possibilidades de desenvolver relacionamentos de longo prazo com seus clientes, já que conseguem coletar dados com mais frequência e podem ajustar sua comunicação com muita agilidade.
Para que isso aconteça, porém, é preciso analisar os dados de comportamento para identificar padrões de consumo, oportunidades de venda e insights para o negócio. Quanto mais dados, mais é possível personalizar o relacionamento com o cliente e apresentar ofertas e promoções muito relevantes para cada consumidor.
Estudos mostram que ações de personalização diminuem os custos de marketing e vendas entre 10% e 20%, ao mesmo tempo em que estimulam novas compras. Além disso, 4 em cada 5 consumidores nos EUA valorizam varejistas que personalizam suas promoções. Esse é um recurso essencial para ser percebido como melhor que o concorrente.
O uso de ferramentas de personalização omnichannel é essencial para melhorar os resultados do varejo e realizar a gestão completa de campanhas e ações promocionais. Motores de promoção que automatizam as ações e facilitam a gestão do PDV, integrando ao programa de fidelidade e entregando benefícios como cashback para os clientes, reforçam o vínculo dos consumidores com a marca e impulsionam as vendas.
Mais do que pensar em promoções irresistíveis de curto prazo, que nem sempre são rentáveis nem atraem os melhores clientes, o varejo pode aproveitar o Dia do Consumidor para trabalhar o reengajamento dos clientes que estiveram nos últimos meses em sua loja. Além disso, a data pode ser uma oportunidade importante para “aquecer os motores” para a Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Lembre-se: o Dia do Consumidor é uma oportunidade de vendas, mas também é uma chance de reforçar o relacionamento de longo prazo com seus clientes.