Lojas de conveniência
Gestão Comércio Local: 3 dicas para gerenciar seu negócio
Um sistema de gestão de comércio local é uma ótima alternativa para garantir o sucesso do mercado de proximidade e
Das promoções à segurança e velocidade no delivery, há muitos caminhos para encantar seus clientes no Dia do Consumidor no comércio de bairro. Confira!
O dia 15 de março vem ganhando força como uma data importante para o varejo brasileiro. O Dia do Consumidor, criado para celebrar os direitos dos clientes e o compromisso dos lojistas em proteger o público, se tornou ainda mais relevante nos últimos dois anos. A pandemia aumentou a preocupação com a segurança e fez com que empresas focadas em cuidar do cliente ficassem mais valorizadas.
Muitos varejistas têm transformado o Dia do Consumidor em uma semana de ações promocionais que mostram a importância do cliente para o negócio, além de uma oportunidade para impulsionar suas vendas no início do ano e fidelizar o público. Tem funcionado: em 2021, por exemplo, as vendas na primeira quinzena de março movimentaram R$ 6,3 bilhões, 85% acima de 2020, com um crescimento de 4% no tíquete médio. Os números mostram que, no ano passado, mais clientes aproveitaram as promoções realizadas pelo varejo.
Para o varejo de proximidade, o Dia do Consumidor pode ser uma grande oportunidade de conhecer melhor o cliente, personalizar a experiência e as promoções, impulsionar as vendas e estimular o relacionamento com os clientes. Afinal de contas, mesmo com a redução das medidas de isolamento social, muitos hábitos e padrões de comportamento mudaram durante a pandemia, gerando transformações que aumentam a importância de negócios com foco em vizinhança e conveniência.
Para que seu varejo de proximidade venda mais neste Dia do Consumidor, fique atento a estas 7 dicas importantes:
Promover a Semana do Consumidor é essencial para vender mais. Para isso, é preciso criar um bom motivo para o cliente ir à loja (ou comprar online) – e boas promoções são essenciais. Ofereça condições especiais ou preços diferenciados para produtos que são tendência e que façam seu estoque girar. Promova descontos progressivos para estimular a compra de uma quantidade maior de cada produto. Desenvolva kits para que o cliente também tenha o benefício da praticidade, comprando rápido e sem complicação.
Ao definir as promoções, esteja atento ao que a concorrência está fazendo, para ter certeza de que suas ações são competitivas. Também avalie o percentual de desconto que está sendo dado em cada produto, para garantir que você não tenha prejuízo na ação promocional. E, como o Dia do Consumidor acontece poucas semanas antes da Páscoa, a data pode ser uma boa oportunidade para estimular o cliente a antecipar suas compras.
Utilize os dados de visitação à loja, ao aplicativo e ao e-commerce para entender o que impulsiona o comportamento do cliente. Que tipo de ação promocional faz o consumidor abrir um e-mail ou acessar o app?
Analise os dados para identificar quais alavancas promocionais fazem mais sentido para seus clientes. Para uma parte do público, obter cashback nas compras pode ser mais interessante do que uma ação do tipo “leve 3 pague 2”. Conhecer seu cliente é essencial para calibrar bem as iniciativas promocionais.
Embora 72% da população brasileira tenha tomado as duas doses da vacina, os cuidados básicos de saúde (como uso de máscaras e higienização das mãos) continuam sendo importantes tanto do ponto de vista social (evitar a transmissão da Covid-19) quanto do conforto dos clientes. Durante a pandemia, ficou claro que os consumidores deram prioridade aos varejistas que mais cuidaram da proteção do público – e o varejo de proximidade se beneficiou dessa tendência.
Neste Dia do Consumidor, não descuide da segurança dos clientes. Continue reforçando os protocolos de saúde, oferecendo álcool gel, exigindo o uso de máscaras, estimulando o distanciamento social e mostrando de forma ostensiva que você se preocupa com a higienização dos carrinhos e cestos de compra. Quanto mais confortável e confiante o consumidor estiver, maior o consumo.
Aspectos como o controle dos estoques, o monitoramento do tíquete médio de vendas e o uso de tecnologia para melhorar a gestão da loja física podem contribuir muito para o sucesso do comércio de bairro durante a Semana do Consumidor. Isso acontece porque sistemas de gestão focados no varejo de proximidade oferecem uma solução de frente de caixa simples e intuitiva, traz recursos de gestão inteligente dos estoques, faz a integração com apps de delivery e, por operar 100% na nuvem, oferecem uma excelente relação custo/benefício para o seu negócio.
Da mesma forma como muitos clientes já se sentem seguros no varejo de proximidade, uma parcela considerável de seu público irá buscar os serviços de delivery. Seja pela praticidade no dia a dia, seja para evitar deslocamentos ou possíveis aglomerações, oferecer opções de entrega de pedidos é uma forma certeira de reforçar o relacionamento com os clientes. Afinal de contas, o delivery vem se consolidando como um hábito para muitos brasileiros.
O delivery pode ser adotado de diversas formas: oferecido diretamente por meio de uma estrutura própria, a partir de marketplaces de terceiros ou terceirizando somente a entrega. Seja qual for o modelo, essa é uma oportunidade de fidelizar consumidores, criar modelos de venda recorrente e reforçar os valores mais importantes do varejo de proximidade: velocidade, conhecimento dos hábitos do cliente e personalização do relacionamento.
Como o Dia do Consumidor não possui um foco específico, a data pode atrair os mais variados perfis de clientes. Isso faz com que seja muito importante realizar parcerias com seus fornecedores para desenvolver ações promocionais inovadoras e relevantes. Ao mesmo tempo em que o consumidor quer obter vantagens financeiras, também querem perceber o varejo de proximidade como um lugar agradável que oferece bons momentos. Os fornecedores podem ajudar a oferecer melhores experiências, seja por meio de instalações especiais, eventos ou campanhas cooperadas.
O Dia do Consumidor é uma oportunidade para colocar o cliente como protagonista. Por isso, aproveite a data para empoderar o público, valorizá-lo e encantá-lo com suas ações. Dê a ele a possibilidade de tomar as decisões de compra, a partir, por exemplo, de descontos personalizáveis, diversas opções de frete (preço e prazo) e combos promocionais.
Pedir a opinião do público e reforçar o engajamento com ele é uma forma importante de conhecer melhor os clientes e entregar melhores soluções. E isso faz com que seu varejo de proximidade tenha a preferência do consumidor.
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