E-commerce
Fórum ECBR 2023: confira os principais insights do evento
O Fórum ECBR 2023, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho,
A publicidade digital pode ser uma grande aliada da sua loja na busca por clientes que estão cada vez mais online; esteja atento e venda mais!
Em algumas categorias de produtos, o Dia das Mães continua sendo “um segundo Natal”. Para o varejo brasileiro, é a principal data do primeiro semestre. Neste 2021, porém, continuamos vivendo as incertezas da pandemia, o que exige mais flexibilidade e criatividade das empresas para alcançar os consumidores. Com o forte crescimento do e-commerce em 2020 e a digitalização cada vez maior do relacionamento com os clientes, quem não tem uma estratégia de comunicação online está ficando rapidamente para trás.
No ano passado, o Dia das Mães aconteceu em plena primeira onda da pandemia e, por isso, foi fortemente digital: as vendas online saltaram 119% em relação a 2019, para R$ 5,7 bilhões. Em 2021 o ritmo continuará intenso e, por isso, o varejo precisa estar preparado. Para isso, os lojistas precisam ter uma estratégia clara de publicidade digital.
Segundo a Social Miner, as categorias mais vendidas na data foram Moda e Acessórios (37,55% das vendas mobile e 19,04% dos pedidos via desktop), Beleza, perfumaria e Saúde (22,05% no mobile e 20,63% no desktop), Alimentos & Bebidas (14% no mobile, 13,25% no desktop) e Eletrônicos & Informática (5,78% no mobile, 20,4% no desktop). Embora essas sejam as categorias mais buscadas, também é possível aproveitar o aumento de tráfego online para promover outras categorias e, assim, ajudar o consumidor a dar presentes mais inusitados para as mães.
Com um alto volume de consumidores propensos a comprar, expostos a promoções e envolvidos em uma compra altamente emocional, o Dia das Mães é uma excelente oportunidade para expor produtos e aumentar as chances de vendas.
Com mais de 230 milhões de celulares ativos no Brasil, 93% dos brasileiros conectados ao WhatsApp e uma das populações que passa mais tempo acessando a internet, está muito claro que o relacionamento com o varejo começa no digital, não na loja física. É por isso que os investimentos em publicidade online vêm crescendo ano após ano e responderam, em 2020, por 26,7% do total, ou R$ 3,78 bilhões. A maior parte desse investimento acontece em mídia nativa (56,5%) e mídias sociais (23,5%), que têm linguagens de comunicação bem diferentes de um anúncio de 30 segundos na TV ou uma publicidade no jornal ou revista.
Investir em publicidade online é fundamental para atrair os clientes. Se em uma loja física é possível vender para quem está passando na porta, no online só é visto quem investe na divulgação. Por isso, ter uma estratégia de publicidade online é fundamental para vender no Dia das Mães.
Campanhas direcionadas e focadas nos principais produtos (os campeões de vendas), conectadas à vitrine do e-commerce ou da loja física, são passos essenciais para obter sucesso nas ações de Dia das Mães. Para ter sucesso em uma estratégia de publicidade digital, o lojista precisa estar atento a alguns pontos importantes:
É impossível alcançar todos os consumidores ou promover todos os produtos. Simplesmente ninguém tem verba suficiente para isso. A solução é definir muito bem qual será sua estratégia de atuação. Decida, por exemplo, se o objetivo é aproveitar o Dia das Mães para atrair novos clientes ou se o foco estará nos consumidores com quem você já se relaciona. Também avalie se o foco estará na venda de produtos que têm maior giro ou se o foco está em aumentar sua margem. Tudo isso definirá os passos seguintes de suas ações de publicidade digital.
A partir da definição de quais itens serão vendidos, é preciso cadastrar as promoções e validar o cadastro dos itens, bem como preços e prazos de frete. São detalhes operacionais, mas é nos detalhes que se faz a diferença: garanta que cada item tenha boas imagens e descrições atraentes, compare seu preço com o da concorrência para garantir que você está sendo competitivo e assegure-se de que seja possível entregar os pedidos até o Dia das Mães.
Dentro de sua estratégia de publicidade digital, você pode, por exemplo, desenvolver vitrines específicas para estimular a conversão na home page, nas páginas de departamentos ou páginas de produtos. Ou ainda patrocinar os itens mais buscados pelos clientes nas lojas do varejo, com a vantagem de ver seus resultados priorizados nas primeiras posições de resultados. Os Ads têm a grande vantagem de atenderem às suas necessidades específicas e serem altamente adaptáveis.
Os marketplaces são hoje a principal vitrine de vendas do varejo online. Especialmente se sua presença digital ainda for tímida ou você estiver experimentando o online para complementar as vendas da loja física, o marketplace passa a ser um caminho mais rápido e econômico para colocar o pé no online. De certa forma, é como estar em um shopping center: o lojista se beneficia de um fluxo de clientes que já iria ao shopping e que ele não alcançaria se estivesse em outro lugar.
Publicidade digital em marketplaces não funciona somente para vender mais. Essa é uma forma poderosa de criar vantagens competitivas para o seu negócio, como aumentar seu entendimento do comportamento do cliente, testar a receptividade a produtos e entrar em novos mercados. Com a possibilidade de estar presente em vários marketplaces ao mesmo tempo, esse modelo de negócios pode ser um impulso importante para as suas vendas de Dia das Mães.
Criar boas campanhas é um excelente início, mas é preciso ir além. As campanhas precisam ser entregues aos consumidores certos e impactar diretamente as vendas. Ajustes finos serão necessários para otimizar cada real investido. Por isso, não se limite a colocar a campanha no ar e deixá-la acontecer: ajuste o Custo por Clique (CPC), desabilite as ações que não estão gerando resultados e dedique mais recursos às campanhas que estão convertendo.
Uma imensa vantagem da publicidade digital é a flexibilidade. É possível definir onde, quando e o que oferecer, ativando e desativando campanhas em tempo real. Assim, nada de perder dinheiro promovendo um produto que está esgotado. Outra vantagem é poder adaptar as campanhas a seu orçamento: se não é possível investir em uma escala maior, é possível adotar “táticas de guerrilha” no digital para alcançar os clientes que realmente importam, no momento mais importante da jornada de compras.
O Dia das Mães é uma data sazonal importante, que gera um forte aumento de vendas em um curto período. Assim como acontece no Natal ou na Black Friday, atrasos geram uma forte insatisfação dos clientes e prazos extensos de entrega derrubam as vendas. Por isso, estruture seu time de expedição para entregar com agilidade e reforce os SLAs com as transportadoras para minimizar problemas. Também reforce sua estrutura de atendimento para lidar com as dúvidas dos clientes e implemente recursos de rastreamento em tempo real dos pedidos para diminuir a ansiedade dos consumidores e garantir uma melhor experiência.
Faltando pouco para o Dia das Mães, ainda dá tempo de investir em Ads. Com a Linx Ads, é possível desenvolver campanhas em poucos minutos, com ativação imediata e distribuição nos principais marketplaces do país. Seja qual for seu tamanho, seu nível de digitalização e sua capacidade de investimentos, essa é uma solução veloz e flexível para entregar os melhores resultados.