Estética e saúde
Lembretes de consultas médicas para redução de faltas
As faltas em consultas médicas representam um desafio significativo para a eficiência do sistema de saúde, afetando tanto pacientes quanto
Com o uso de tecnologia, o varejo de serviços pode melhorar o relacionamento com o cliente e vender cada vez mais no Dia das Mães
Com a aproximação do Dia das Mães, é natural que o varejo fique mais animado. Afinal de contas, mesmo em um ano em que a esperada retomada pós-pandemia ainda não aconteceu para valer na maioria dos segmentos, o segundo domingo de maio é uma grande oportunidade para reforçar os vínculos com os clientes e encontrar maneiras criativas de vender mais.
Em 2022, alguns sinais são muito positivos. Uma pesquisa feita pela Behup para a Globo mostra que 71% dos entrevistados pretendem dar presentes no Dia das Mães. Nos últimos dois anos, esse índice foi de 65% e 60%, respectivamente. Isso mostra que existe um “desejo represado” de presentear, como que indicando uma volta da vida ao normal.
Além disso, o Dia das Mães é visto como uma oportunidade de demonstrar amor, carinho, gratidão e alegria. São mensagens positivas, que contribuem para estimular o consumo.
O varejo também está otimista. Uma pesquisa da Fecomercio MG mostra que 36,4% dos comerciantes acreditam que o Dia das Mães é a data comemorativa que terá maior impacto positivo nas vendas este ano. Como se não bastasse, essa é uma data em que os consumidores se dedicam a dar um presente especial. Segundo a MindMiners, no ano passado 66% dos consumidores comemoraram o Dia das Mães dando presentes, enquanto 60% fizeram refeições especiais em casa.
Aquele mesmo estudo da Behar para a Globo mostra que 60% das intenções de compra são nas categorias de beleza e cuidados pessoais. Com base nisso, existem oportunidades para que o varejo vá além da oferta de produtos e apresente serviços como tratamentos para a pele e aplicações de produtos. Considerando que o Brasil é um dos maiores mercados de beleza e cosméticos do mundo, esse é um segmento repleto de possibilidades.
Falar em beleza, porém, vai muito além da venda de produtos em lojas especializadas, redes de franquias, lojas de departamentos, farmácias e supermercados. Segundo a Euromonitor, em 2020 havia cerca de 500 mil salões de beleza no Brasil, sendo 83% deles voltados exclusivamente ao público feminino. Se o foco nas mulheres impressiona, não custa lembrar que há uma década os homens frequentavam apenas a barbearia – conceitos como tratamentos para a barba praticamente não existiam. Ou seja: há oportunidades em toda parte.
Este ainda é um mercado em grande parte informal. Segundo a Euromonitor, 48% dos estabelecimentos não estão formalizados e, assim, operam com baixo nível de tecnologia, acesso restrito a financiamentos, pouco conhecimento técnico sobre tratamentos e produtos, e foco nos serviços mais básicos relacionados ao cabelo.
Outro ponto importante é a relação entre o profissional de beauty e o cliente. Frequentemente, a fidelização acontece com o profissional, não com a marca. Assim, caso o profissional migre para outro salão, existe um grande risco de migração de toda a sua base de clientes, trazendo um impacto duradouro para o negócio.
Com o uso de tecnologia, é possível superar esses desafios do setor de beleza, agregando mais valor para o negócio, melhorando o relacionamento com os clientes e estimulando a retenção dos talentos. Quer saber como? Então vamos lá!
O uso de tecnologia pode ter um papel importante para que o varejo de serviços simplifique suas rotinas operacionais, aumente a inteligência de sua gestão e fidelize seus clientes. Isso acontece em diversas frentes:
Um sistema de gestão capaz de otimizar as rotinas operacionais do negócio aumenta a segurança para administrar o dia a dia e permite integrar as operações online, o que simplifica processos, reduz custos e garante mais eficiência.
Com o uso de um sistema de gestão, o varejo de serviços elimina anotações em papel e evita a possibilidade de perder informações importantes. O agendamento online dos serviços facilita a organização das equipes e melhora o controle dos estoques – uma vez que cada serviço realizado utiliza uma quantidade conhecida de materiais.
Tudo isso se traduz em mais agilidade na tomada de decisões no dia a dia. É mais eficiência e produtividade para que o negócio avance cada vez mais.
Um sistema de gestão que traga recursos de CRM facilita o relacionamento com os clientes, permitindo que o prestador de serviços enxergue cada consumidor como único, entenda seu comportamento em todos os canais de relacionamento (incluindo online e redes sociais) e consiga desenvolver ofertas e promoções personalizadas. Como resultado, é possível oferecer mais opções de compra e contratação de serviços, bem como experiências de pagamento que tragam mais conveniência.
No mercado de beleza, existe um imenso potencial para aprofundar o relacionamento com os clientes. Afinal de contas, é um setor que tem relação direta com “sentir-se bem” e no qual os serviços podem ser prestados em uma periodicidade definida. Isso dá ao varejista a possibilidade de se antecipar ao desejo do cliente, oferecendo, por exemplo, condições especiais naquele retoque que precisará ser dado no cabelo em algum momento.
Outra possibilidade é a venda de pacotes de serviços, como várias sessões de um tratamento estético. Dessa forma, o cliente obtém um tratamento de mais qualidade, com mais possibilidade de sucesso no serviço prestado. Existem inúmeras formas de aprofundar o relacionamento com o cliente a partir de serviços – e um sistema de gestão faz com que isso se torne possível.
As pessoas são essenciais para uma boa oferta de serviços no varejo. Por isso, se você pensa no crescimento da sua empresa, precisa pensar em atrair e reter os melhores talentos. Ainda mais em setores em que o cliente costuma ser fiel ao profissional, às vezes mais até do que à marca. Sistemas que ofereçam facilidades como controle da agenda de atendimentos, organização de dados e visibilidade dos procedimentos, em tempo real, fazem com que o profissional se sinta valorizado e consiga gerenciar melhor suas atividades. Isso se traduz em retenção dos seus melhores talentos.
O Dia das Mães é uma grande oportunidade para o varejo de serviços reforçar seu relacionamento com os clientes, encontrar novas possibilidades de negócios e crescer. Para que isso aconteça de maneira sustentável, porém, conte com o suporte tecnológico da Linx, líder de mercado e com um longo histórico de sucesso no varejo brasileiro.
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