Dia das Mães: como o seu restaurante pode vender mais nesta data

Dia das Mães: como o seu restaurante pode vender mais nesta data

A principal data comemorativa do primeiro semestre é uma grande oportunidade para o foodservice. Saiba como fazer seu restaurante vender mais no dia das mães

O Dia das Mães, principal data promocional do varejo no primeiro semestre, representa um mar de oportunidades para reforçar o relacionamento com os clientes. Até mesmo em segmentos que, à primeira vista, têm uma relação menos intensa com a data. É o caso do foodservice, que tem vários bons argumentos para aproveitar o Dia das Mães para vender mais.

Gestores de bares e restaurantes que entendem a oportunidade do Dia das Mães têm uma perspectiva diferente sobre esta data. Afinal de contas, nesse caso não se trata de vender um presente – e sim de oferecer uma experiência que seja impactante para as mães e filhos. Trocar o almoço de domingo em casa por uma ida a um restaurante é uma das possibilidades, mas o setor de foodservice pode fazer muito mais para se destacar neste período e vender mais.

restaurante vender mais dia das mães

O Dia das Mães pode representar uma grande oportunidade para o setor acelerar a recuperação de suas vendas. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) era que o foodservice brasileiro fechasse 2021 com um faturamento de R$ 166,9 bilhões, representando 28% das vendas da indústria de alimentos. Esse percentual chegou a ser de 33% em 2019, mas a pandemia provocou o fechamento de boa parte dos negócios.

Neste momento de recuperação da economia brasileira, é importante estar atento a estas 5 possibilidades de reforçar o relacionamento com os clientes e fazer seu restaurante vender mais no Dia das Mães:

1) Crie expectativa para vender mais no Dia das Mães

Especialmente depois de dois anos de pandemia, toda oportunidade de sair de casa ou fazer algo diferente é muito positiva. Ainda mais no Dia das Mães, uma data com um apelo emocional muito importante. Restaurantes e bares podem construir as expectativas de toda a família para a data, com ações promocionais que convidem para bons momentos em família em um ambiente diferente.

Utilize as redes sociais, os sites de busca, seus próprios canais digitais e os meios físicos para divulgar o que será oferecido no restaurante no Dia das Mães. Um cardápio especial? A possibilidade de reservar com antecedência e ter um brinde extra? Seja criativo para trazer mais pessoas para o seu estabelecimento.

2) Conheça e premie seu consumidor

O período pré-Dia das Mães é uma oportunidade para você estreitar a relação com seu público. Com uma boa plataforma de CRM para restaurantes, é possível criar campanhas promocionais personalizadas para públicos específicos, por exemplo.

Quer premiar os seus clientes mais assíduos? Quer reativar a relação com aqueles clientes que não vão ao seu restaurante há meses? A estratégia quem define é você e esse tipo de ação costuma ter grande retorno em datas comemorativas.

Além disso, uma plataforma de CRM para restaurantes permite que você tenha um programa de fidelidade personalizado para aumentar a frequência de consumo e prestigiar seus melhores clientes. Que tal dar mais pontos a quem consumir no seu restaurante no Dia das Mães para que você tenha sucesso de vendas nesse dia? Pense nisso!

3) Entregue soluções em casa no Dia das Mães

Food services podem aproveitar o Dia das Mães para entregar refeições prontas ou pré-prontas via delivery, ajudando os filhos a preparar uma refeição especial em casa. O setor de foodservice tem uma imensa oportunidade de levar a experiência do consumo no restaurante para os domicílios de seus consumidores – e, com isso, aumentar suas vendas.

Quando um restaurante acrescenta a possibilidade de ir até o cliente, ele não depende apenas do que acontece no salão. É uma nova linha de receita extra para seu restaurante vender mais no Dia das Mães e em outras datas comemorativas.

4) Faça a personalização total

Investir em personalização será, em pouco tempo, uma obrigação. Os consumidores passam a esperar ter tudo do seu jeito, na hora que desejarem. E quem consegue oferecer essa personalização tende a ser preferido pelo cliente. De detalhes como não precisar informar sempre que não deseja canudos de plástico até um menu personalizado para cada cliente, é possível trabalhar esse tema de inúmeras formas.

O mais importante é ter em mente que um cliente que recebe um atendimento personalizado é um cliente mais feliz, que tende a voltar mais vezes. Uma pesquisa da KPMG com mais de 84 mil pessoas em 20 países mostra que a personalização aumentou a fidelidade dos clientes em 18 desses mercados. A personalização é o que torna sua operação de foodservice única aos olhos do cliente.

5) Use a tecnologia a seu favor para seu restaurante vender mais no Dia das Mães

Do estoque ao delivery, da cozinha à mesa, bares, restaurantes e franquias de todos os tamanhos podem se beneficiar com o uso de tecnologia para vender mais no Dia das Mães. O atendimento mais ágil e eficiente, o relacionamento com os clientes, a eficiência da operação delivery, a gestão financeira e do estoque e as ações de marketing para atrair novos clientes ou fidelizá-los são apenas algumas das áreas em que sistemas de gestão focados nas necessidades do foodservice trazem grandes resultados.

Hoje em dia, os consumidores demandam mais flexibilidade: eles querem que você se adapte às necessidades deles, e não o contrário. A tecnologia precisa ajudar você nessa jornada – inclusive facilitando sua presença em novos canais de relacionamento e vendas, como as redes digitais, o WhatsApp, site e aplicativo próprio da sua marca.

Infográfico cardápio digital

Levar a experiência digital para o foodservice aumenta as vendas, melhora o relacionamento com o cliente e amplia sua capacidade de inovar. A Linx é referência em tecnologia para o varejo, com soluções que atendem a todas as necessidades do setor de alimentação fora do lar. Se você quer saber como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio, fale com a gente!

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