Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
A principal data comemorativa do primeiro semestre é uma grande oportunidade para o foodservice. Saiba como fazer seu restaurante vender mais no dia das mães
O Dia das Mães, principal data promocional do varejo no primeiro semestre, representa um mar de oportunidades para reforçar o relacionamento com os clientes. Até mesmo em segmentos que, à primeira vista, têm uma relação menos intensa com a data. É o caso do foodservice, que tem vários bons argumentos para aproveitar o Dia das Mães para vender mais.
Gestores de bares e restaurantes que entendem a oportunidade do Dia das Mães têm uma perspectiva diferente sobre esta data. Afinal de contas, nesse caso não se trata de vender um presente – e sim de oferecer uma experiência que seja impactante para as mães e filhos. Trocar o almoço de domingo em casa por uma ida a um restaurante é uma das possibilidades, mas o setor de foodservice pode fazer muito mais para se destacar neste período e vender mais.
O Dia das Mães pode representar uma grande oportunidade para o setor acelerar a recuperação de suas vendas. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) era que o foodservice brasileiro fechasse 2021 com um faturamento de R$ 166,9 bilhões, representando 28% das vendas da indústria de alimentos. Esse percentual chegou a ser de 33% em 2019, mas a pandemia provocou o fechamento de boa parte dos negócios.
Neste momento de recuperação da economia brasileira, é importante estar atento a estas 5 possibilidades de reforçar o relacionamento com os clientes e fazer seu restaurante vender mais no Dia das Mães:
Especialmente depois de dois anos de pandemia, toda oportunidade de sair de casa ou fazer algo diferente é muito positiva. Ainda mais no Dia das Mães, uma data com um apelo emocional muito importante. Restaurantes e bares podem construir as expectativas de toda a família para a data, com ações promocionais que convidem para bons momentos em família em um ambiente diferente.
Utilize as redes sociais, os sites de busca, seus próprios canais digitais e os meios físicos para divulgar o que será oferecido no restaurante no Dia das Mães. Um cardápio especial? A possibilidade de reservar com antecedência e ter um brinde extra? Seja criativo para trazer mais pessoas para o seu estabelecimento.
O período pré-Dia das Mães é uma oportunidade para você estreitar a relação com seu público. Com uma boa plataforma de CRM para restaurantes, é possível criar campanhas promocionais personalizadas para públicos específicos, por exemplo.
Quer premiar os seus clientes mais assíduos? Quer reativar a relação com aqueles clientes que não vão ao seu restaurante há meses? A estratégia quem define é você e esse tipo de ação costuma ter grande retorno em datas comemorativas.
Além disso, uma plataforma de CRM para restaurantes permite que você tenha um programa de fidelidade personalizado para aumentar a frequência de consumo e prestigiar seus melhores clientes. Que tal dar mais pontos a quem consumir no seu restaurante no Dia das Mães para que você tenha sucesso de vendas nesse dia? Pense nisso!
Food services podem aproveitar o Dia das Mães para entregar refeições prontas ou pré-prontas via delivery, ajudando os filhos a preparar uma refeição especial em casa. O setor de foodservice tem uma imensa oportunidade de levar a experiência do consumo no restaurante para os domicílios de seus consumidores – e, com isso, aumentar suas vendas.
Quando um restaurante acrescenta a possibilidade de ir até o cliente, ele não depende apenas do que acontece no salão. É uma nova linha de receita extra para seu restaurante vender mais no Dia das Mães e em outras datas comemorativas.
Investir em personalização será, em pouco tempo, uma obrigação. Os consumidores passam a esperar ter tudo do seu jeito, na hora que desejarem. E quem consegue oferecer essa personalização tende a ser preferido pelo cliente. De detalhes como não precisar informar sempre que não deseja canudos de plástico até um menu personalizado para cada cliente, é possível trabalhar esse tema de inúmeras formas.
O mais importante é ter em mente que um cliente que recebe um atendimento personalizado é um cliente mais feliz, que tende a voltar mais vezes. Uma pesquisa da KPMG com mais de 84 mil pessoas em 20 países mostra que a personalização aumentou a fidelidade dos clientes em 18 desses mercados. A personalização é o que torna sua operação de foodservice única aos olhos do cliente.
Do estoque ao delivery, da cozinha à mesa, bares, restaurantes e franquias de todos os tamanhos podem se beneficiar com o uso de tecnologia para vender mais no Dia das Mães. O atendimento mais ágil e eficiente, o relacionamento com os clientes, a eficiência da operação delivery, a gestão financeira e do estoque e as ações de marketing para atrair novos clientes ou fidelizá-los são apenas algumas das áreas em que sistemas de gestão focados nas necessidades do foodservice trazem grandes resultados.
Hoje em dia, os consumidores demandam mais flexibilidade: eles querem que você se adapte às necessidades deles, e não o contrário. A tecnologia precisa ajudar você nessa jornada – inclusive facilitando sua presença em novos canais de relacionamento e vendas, como as redes digitais, o WhatsApp, site e aplicativo próprio da sua marca.
Levar a experiência digital para o foodservice aumenta as vendas, melhora o relacionamento com o cliente e amplia sua capacidade de inovar. A Linx é referência em tecnologia para o varejo, com soluções que atendem a todas as necessidades do setor de alimentação fora do lar. Se você quer saber como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio, fale com a gente!