Dia das Mães: como aproveitar melhor a data para vender?

Dia das Mães: como aproveitar melhor a data para vender?

Para potencializar as vendas no dia das mães, aproveite a tecnologia para entender o comportamento dos seus clientes e fazer melhores ofertas e promoções

A principal data comemorativa do varejo no primeiro semestre está muito próxima e, neste ano, o Dia das Mães tem um significado ainda mais especial. Com as restrições à circulação de pessoas praticamente eliminadas e a vacinação de uma grande parcela da população, em 2022 a data se torna um momento ainda maior de celebração para as famílias.

Isso se reflete diretamente nas expectativas para o varejo vender mais no Dia das Mães. Um estudo da Opinion Box mostra que 76% dos consumidores têm intenção de comprar presentes para suas mães. Um dado interessante é a confirmação do comportamento omnichannel: 49% dos entrevistados preferem fazer pesquisas de produtos tanto no online quanto nas lojas físicas, mostrando que varejistas que não alinham suas ações promocionais em todos os pontos de contato acabam ficando em desvantagem.

O Dia das Mães costuma estar concentrado em algumas categorias de produtos, como moda, beleza/cosméticos e casa & decoração, mas existem boas oportunidades em qualquer área, inclusive na oferta de serviços como forma de presentear ou para restaurantes, com grande volume de pedidos e clientes no dia das mães.

vendas no dia das mães

Uma boa estratégia de promoção e vendas para o Dia das Mães não foca somente em descontos, mas procura ampliar o relacionamento com os clientes antes, durante e após o período comemorativo. É importante pensar nas vendas de Dia das Mães como parte de uma relação duradoura com o cliente – dessa forma, as possibilidades de ganho são muito maiores.

Como potencializar as vendas no Dia das Mães?

Não existe uma “bala de prata” ou solução mágica para aumentar as vendas no Dia das Mães. Para vender mais, o comércio precisa desenvolver diversas ações que, somadas, levam ao melhor resultado.

Vale a pena estar atento a estes 5 pontos para aumentar as vendas no Dia das Mães:

1) Saiba o que é essencial para seu cliente

Para aumentar as vendas no Dia das Mães, não adianta desenvolver uma campanha incrível que não chama a atenção do consumidor. Cada vez mais, as empresas precisam basear suas decisões no comportamento de seus clientes – caso contrário, desperdiçam dinheiro. Um bom exemplo está no tipo de ação promocional a ser realizada: se o cliente não valoriza uma entrega em 2 horas, por exemplo, investir nessa alternativa não trará retorno.

Segundo o estudo da Opinion Box, 67% dos clientes consideram essencial que o varejo tenha bons preços e promoções, 43% querem ter a garantia de qualidade dos produtos, 42% buscam ter vantagens no frete, 39% querem ganhar cupons ou cashback e 33% gostam de ler avaliações positivas de outros clientes. Esses pontos mostram, por exemplo, que sua loja deveria pensar em:

  • Ter preços competitivos em um amplo sortimento e fazer promoções agressivas em itens pontuais, de forma personalizada;
  • Demonstrar a qualidade dos produtos, por meio de certificações, prêmios ou citações na mídia;
  • Estimular a inscrição dos clientes no programa de fidelidade para receber benefícios adicionais;
  • Abrir espaço no site para que os clientes façam reviews dos produtos.

2) Entenda a jornada do cliente para vender mais

Hoje em dia, dificilmente um consumidor entra em uma loja física sem ter pesquisado previamente na internet. Segundo o estudo The Shopper Story, da Criteo, quase 80% do público pesquisa e compara online antes de comprar um produto. A jornada do cliente é complexa e entender essa jornada é um passo essencial para atrair mais consumidores interessados no seu negócio.

O caminho que cada pessoa faz, do desejo de consumo até a compra propriamente dita, pode ser feito de inúmeras maneiras, mesclando pontos de contato físicos (lojas, quiosques, shopping center) e digitais (mecanismos de busca, redes sociais, publicidade digital, site próprio, marketplaces, aplicativo).

Entender essa jornada é essencial para aumentar as vendas no Dia das Mães, mas só consegue entender o caminho que o cliente faz quem coleta e analisa dados para gerar insights. Se o seu negócio não tem uma postura ativa nesse sentido, você perde oportunidades de venda.

3) Conteúdo também vende

Cada vez mais, bom conteúdo é essencial para impulsionar suas vendas. Afinal de contas, os consumidores querem saber muito mais do que você consegue apresentar na publicidade tradicional. Utilize a seu favor os diversos tipos de mídia:

  • Owned media: são suas “propriedades digitais”, como seu site, blog e perfis nas redes sociais. As informações colocadas nesses canais são controladas por você.
  • Earned media: é quando a imprensa, blogueiros e influencers falam da sua marca espontaneamente.
  • Paid media: envolve a publicidade tradicional e os modelos de mídia paga no digital, como posts patrocinados e anúncios.

Com uma boa estratégia, é possível criar conteúdos próprios que sejam atraentes para os clientes, e então promovê-los por meio de anúncios digitais. Nesse caso, sua comunicação passa a oferecer serviços e soluções para os clientes – um supermercado que apresenta receitas, uma loja de vestuário com dicas de moda, e por aí vai.

4) Leve os clientes para seu app para aumentar as vendas no Dia das Mães

Você já se perguntou por que tantas marcas de varejo possuem seus próprios aplicativos, muitos deles oferecendo promoções e descontos personalizados? Essa estratégia é adotada por empresas que querem estimular o cliente a comprar com mais frequência e, para isso, personalizam o relacionamento com os consumidores. Como neste Dia das Mães 22% dos consumidores preferem pesquisar em aplicativos, ter um bom app é um caminho seguro para fazer o cliente voltar para uma nova compra e aumentar as vendas no Dia das Mães.

5) Use o WhatsApp a seu favor

Quase 10% dos clientes pesquisam produtos pelo WhatsApp – e, com isso, ficam esperando que o varejista vá até eles com ofertas personalizadas. Como mais de 90% dos brasileiros usam o aplicativo pelo menos uma vez por dia, fica claro que esse pode ser um canal poderoso de comunicação e vendas – quando bem trabalhado. Saber evitar o spam e ser relevante nos contatos com os clientes é fundamental.

Para usar o WhatsApp a seu favor, o varejista precisa estar atento a questões como ter uma comunicação pessoal (one-to-one), integrar o app ao seu CRM e desenvolver catálogos digitais interativos que estimulem o cliente a conhecer melhor seus produtos e comprar.

Banner CTA_Estratégias de relacionamento

O Dia das Mães é a primeira grande oportunidade do comércio no ano e estreitar o relacionamento com seus clientes, antes mesmo da Black Friday ou Natal, pode render bons frutos, inclusive nas próximas datas comemorativas do ano.

Além disso, entender melhor seu cliente e criar um ciclo virtuoso de conexão, em que cada visita e transação gera mais insights – fazem o varejista se comunicar melhor com o público e desenvolver ofertas melhores e mais relevantes para aumentar as vendas no Dia das Mães e ao longo do ano.

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