Em um ano de atenção para os resultados no varejo, todas as oportunidades para incrementar vendas devem ser aproveitadas. Então, fique atento às próximas datas comemorativas que chegam com o mês de março e podem ser fortemente exploradas: o Dia Internacional da Mulher e a Páscoa.
Como e o que vender para o Dia Internacional da Mulher:
Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher traz ótimas oportunidades para aumentar as vendas de produtos voltados para o público feminino. Separe aqueles itens exclusivos para elas, monte kits com produtos que se complementam, coloque em evidência na vitrine e prepare-se para a etapa da comunicação.
Além de decorar a loja e a vitrine com temas relacionados à data e divulgar as ofertas nos meios convencionais de propaganda, use a tecnologia a seu favor: publique sugestões de presentes usando as redes sociais e utilize recursos de comunicação instantânea, como o Whatsapp, por exemplo.
Outra forma de estimular as compras é por meio de parcerias: lojas de moda, acessórios e cosméticos podem fazer promoções conjuntas com chocolatarias, floriculturas ou restaurantes, criando descontos ou brindes para consumidores que realizarem compras em ambos os estabelecimentos.
Como e o que o vender na Páscoa (além de chocolate):
Neste ano, mal passou o Carnaval e os ovos coloridos já invadiram as gôndolas dos supermercados. O coelhinho da Páscoa aparecerá mais cedo, logo no terceiro mês do ano. Isso fará com que março seja um mês recheado de chocolate, mas, também, uma oportunidade de aumentar as vendas de diversos outros artigos.
Além dos supermercados e lojas especializadas em chocolates, outros setores podem aproveitar a data. O setor de turismo, por exemplo, pode criar pacotes exclusivos para este período. Lojas de cosméticos e perfumaria podem trabalhar produtos em tons marrons ou à base de cacau para divulgar outras formas de apreciar a Páscoa. O varejo de moda pode aproveitar o início do outono no hemisfério Sul para promover as novidades da estação como alternativa de presente. Tudo isso, é claro, aproveitando as mídias digitais para promover campanhas e promoções, além dos meios convencionais.
São várias as oportunidades que podem ser trabalhadas ao longo do ano para aumentar as vendas – o importante é usar a criatividade e começar a planejar a estratégia para cada data com antecedência.
Confira o calendário com as principais datas do varejo para aproveitar em 2016.