
E-commerce
Fórum ECBR 2023: confira os principais insights do evento
O Fórum ECBR 2023, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho,
Principal data promocional do e-commerce brasileiro reforça importância do omnichannel, dos marketplaces e da publicidade digital para gerar vendas e fidelizar clientes. Confira os grandes destaques da Black Friday.
A Black Friday 2021 veio, movimentou o mercado e deixou grandes conclusões e tendências, não somente para a temporada de Natal, mas também para o ano de 2022. As vendas omnichannel se firmaram como uma realidade para o varejo, ao mesmo tempo em que os marketplaces se tornaram ainda mais importantes na estratégia de negócios das empresas.
A partir dos números de sua base de dados, composta pelos maiores varejistas online do Brasil, a Linx Digital divulgou um relatório completo sobre o desempenho do varejo na Black Friday (você pode conferir em detalhes AQUI). Confira aqui os 7 destaques do relatório:
A Receita Bruta de Mercadorias (GMV) dos pedidos habilitados para omnichannel na plataforma Linx Digital tiveram, na Black Friday, uma expansão de 34% em relação ao mesmo período de 2020. O número de pedidos avançou 27,4% na mesma base de comparação.
O número de lojas online oferecendo opções omnichannel mostra que o varejo abraçou a integração de canais: houve um aumento de 82% na quantidade de lojas omnichannel ativas nesta Black Friday. Além disso, a participação de pedidos enviados pela loja mais próxima foi 14% maior que em 2020 e representou 30,6% de todos os pedidos omnichannel. Já a retirada em loja saltou 88% em relação ao mesmo período de 2020 – um número que, embora relevante, foi impulsionado pela abertura do comércio no pós-pandemia.
Esses números mostram que os consumidores de fato abraçaram o omnichannel como uma possibilidade interessante em suas jornadas de compra. A oportunidade de retirar nas lojas as compras feitas online e o uso dos PDVs como estoques avançados de mercadoria para propiciar entregas em tempo recorde foram fatores que agradaram e empoderaram os consumidores.
Apesar de um forte movimento feito pelo varejo para a venda até mesmo de itens essenciais na Black Friday, as categorias campeãs de venda foram Eletrodomésticos, Cosméticos e Moda. Os itens mais procurados foram produtos tipicamente para o lar, como geladeiras e airfryers, ao lado dos inevitáveis smartphones.
Esses dados mostram que a Black Friday continua sendo uma data muito relevante para compras pessoais. Seja para presentear a si mesmo ou para equipar as residências, os consumidores aproveitam o final de novembro para cuidar da casa e de si mesmos.
Um dado curioso obtido na base de dados Linx Digital mostra que o horário de pico de acessos foi às 20h45 da quinta-feira, 25/11, enquanto o pico de vendas aconteceu quase 14 horas depois, às 10h da sexta-feira, 26/11. Isso mostra que o consumidor manteve uma postura cautelosa, pesquisando e buscando opções antes de fechar a compra.
Para os varejistas, esse comportamento menos impulsivo dos consumidores aumenta a importância de acompanhar a jornada de compra e se fazer presente no pós-visita para não perder vendas. Segundo os dados Linx Digital, 17% dos e-mails enviados a partir das soluções de retargeting foram abertos pelos clientes, representando nova oportunidade de interação e fechamento de vendas, ao tentar trazer o cliente de volta para o site.
Outro dado que mostra que neste ano o consumidor optou por pesquisar mais e fechar as vendas no dia da Black Friday é a taxa de conversão, que foi 3,1x maior na sexta-feira de descontos do que no resto do mês.
Quanto maior fica a Black Friday, maior a importância de contar com uma estratégia de investimentos em publicidade digital. Neste ano, quem investiu em anúncios teve um ROI de 60 vezes, mostrando que uma boa estratégia de publicidade digital funciona como um recurso para captar clientes, aumentar a autoridade da loja e dar mais visibilidade a seus produtos.
Esse grande retorno sobre os investimentos realizados pelo varejo se deu a partir de um crescimento de 265% no número de cliques em anúncios da solução de Ads da Linx Digital em relação ao mesmo período de 2020. Ao mesmo tempo, o número de marcas e sellers investindo em publicidade digital aumentou 24% na comparação anual.
Outro ponto que esta edição comprovou é que a Black Friday acontece nos celulares dos clientes. Nada menos do que 73,8% das vendas foram realizadas a partir de smartphones (navegação mobile e apps), o que mostra que um site responsivo e um aplicativo bem estruturado são ferramentas essenciais para impactar o cliente e gerar conversão nos dias de hoje
Somente na sexta-feira da Black Friday, foram feitas 48 milhões de buscas nos e-commerces atendidos pela Linx Digital e 376 milhões de vitrines foram exibidas. Esses números mostram que contar com um sistema de busca rápido, ágil e inteligente é fundamental, já que os clientes baseiam grande parte de sua experiência de compras nos resultados trazidos por suas pesquisas.
Os varejistas que mais venderam na Black Friday são os que contam com uma solução de busca inteligente, capaz de entender o contexto do cliente, personalizar os resultados de acordo com navegações anteriores, oferecer buscas visuais e contar com algoritmos que privilegiem produtos de acordo com a maior propensão de compra dos clientes.
No pico da Black Friday, a infraestrutura da Linx Digital atendeu 9,2 milhões de requisições (acessos, cliques, visualizações etc.) por minuto. E o mais importante: sem lentidão nem queda de sistemas. A infraestrutura em nuvem deu conta do recado e foi capaz de entregar uma experiência de alta qualidade para os clientes.
Contar com uma infraestrutura altamente adaptável às necessidades do mercado é uma característica que gera resultados para o varejo. Os investimentos podem ser calibrados para o que for estritamente necessário, sem capacidade ociosa nem excesso de demanda. Com isso, todos os lojistas têm disponibilidade próxima de 100% e conseguem atender o público a qualquer momento, em qualquer situação.
A edição 2021 da Black Friday mostrou a expansão do omnichannel e a importância cada vez maior dos marketplaces e de uma estratégia de publicidade digital para o sucesso das vendas. Mas também deixou claro que varejistas que contam com uma infraestrutura de alto nível e soluções tecnológicas capazes de compreender o comportamento dos clientes ficam em vantagem.
Você não precisa esperar um ano para preparar a sua próxima Black Friday. A hora de corrigir os erros e reforçar seus pontos fortes é agora. Conte com a Linx Digital para impulsionar suas vendas digitais – antes, durante e depois da Black Friday.
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