E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Vender em marketplaces é essencial para que você aumente a sua receita digital. Saiba como evidenciar sua marca nessas plataformas para impulsionar sua performance
O varejo online brasileiro cresceu 48,41% em 2021 em relação ao ano anterior. A migração de compras das mais variadas categorias – até mesmo de algumas que até recentemente eram pouco expressivas no digital, como supermercados – faz com que uma boa estratégia de vendas online seja essencial para qualquer negócio. Nesse processo, os marketplaces se fortalecem cada vez mais.
Basicamente, existem três caminhos para quem quer aumentar suas vendas online: investir em publicidade, logística e infraestrutura para que seu e-commerce ofereça uma experiência de alto nível para os consumidores; fazer parte e vender em um marketplace para aproveitar diversas vantagens que as plataformas oferecem para o varejo; ou seguir os dois caminhos ao mesmo tempo, com estratégias diferentes para cada canal.
Para quem deseja crescer rapidamente e destacar sua marca, os marketplaces costumam ser um atalho. Isso porque eles oferecem 5 grandes vantagens para o varejo:
O seller de um marketplace utiliza a estrutura oferecida pela plataforma, o que reduz a preocupação do varejista com o desenvolvimento do sistema, codificação, funcionalidades, segurança, integração com meios de pagamento e desenvolvimento de formas de entrega. Com isso, o varejista pode se concentrar nas ações de marketing e vendas.
Uma vez que o varejista não precisa cuidar de uma série de aspectos do negócio, o investimento necessário para desenvolver um e-commerce próprio diminui. O tempo investido também é reduzido, uma vez que o marketplace conta com uma mesma estrutura (layout, arquitetura da informação, SEO) para todos os sellers. Essa instalação “plug and play” reduz custos – embora diminua a flexibilidade do lojista.
O que é mais simples: construir uma audiência de milhões de pessoas ou pegar carona no tráfego já conquistado de uma plataforma? Assim como acontece em um shopping center no mundo físico, muitas marcas se beneficiam por estar presentes em uma plataforma que, por seu tamanho, naturalmente atrai um grande público. Essa pode ser uma oportunidade de se apresentar para novos públicos – e impulsionar suas vendas.
Ao dedicar menos tempo e dinheiro para a estrutura e o desenvolvimento do site, o lojista pode se concentrar na estratégia do seu negócio. Em vez de selecionar fornecedores de segurança ou meios de pagamento, esse esforço passa a ser aplicado em entender como vender mais, em como destacar os produtos em relação a outros sellers e em outras ações que gerem mais público e receita.
Em um marketplace, os sellers se aproveitam do fato de estarem em um site que se destaca nos motores de busca – pois são plataformas muito relevantes para quem quer comprar algo online. Dessa forma, os marketplaces geram automaticamente tráfego orgânico ou patrocinado, que pode ser aproveitado pelos sellers para alcançar novos clientes.
Uma vez que você esteja atento às vantagens desse modelo, é hora de vender em marketplaces.
Ao mesmo tempo em que o marketplace oferece mais visibilidade, o consumidor também tem acesso a inúmeras opções. Isso significa que a concorrência dentro da plataforma é intensa. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para evidenciar sua marca:
Cada marketplace é único, no sentido de que ele alcança diferentes clientes, está mais presente em certas regiões do País e é mais procurado para determinadas categorias de produto. Até mesmo nos marketplaces generalistas, que teoricamente vendem de tudo, existem diferenças sutis que podem impactar suas vendas. Por isso, conheça muito bem o público de cada plataforma.
Nossos dados mostram que, em média, os clientes do Hub de Marketplaces da Linx estão em 4,6 marketplaces. Com isso, eles estão diversificando sua presença online, evitando a dependência de uma única plataforma e buscando alcançar diferentes consumidores em momentos de compra diferentes. Além disso, ganham a possibilidade de comparar as diversas plataformas e afinar o mix de produtos em cada marketplace para otimizar seus investimentos e resultados.
Uma consequência de cada marketplace contar com públicos diferentes é a importância de personalizar o catálogo de cada plataforma. Dessa forma, você evita gastar tempo e recursos destacando produtos que têm pouca saída – ou consegue identificar as melhores oportunidades em cada marketplace.
Para vender mais, não se pode descuidar de aspectos básicos, que parecem simples, mas têm um impacto direto sobre a percepção que os clientes têm sobre sua marca e seus produtos:
A presença em marketplaces abre a oportunidade de desenvolver ações de publicidade mais focadas e personalizadas de acordo com o público de cada plataforma. Você não terá resultado em um marketplace se não investir em publicidade, já que a concorrência é bastante intensa.
Portanto, direcione aqueles recursos que você não usou no desenvolvimento da plataforma para fazer as vendas acontecerem nos marketplaces. Para otimizar os resultados de cada campanha, é essencial monitorar suas ações de marketing, acompanhando em tempo real o que não está funcionando e fazendo alterações para melhorar o desempenho.
Contar com uma rede de anúncios que gerencie sua presença nos principais marketplaces é uma forma eficiente de aumentar a visibilidade dos produtos, ter total domínio sobre a gestão dos anúncios e alcançar melhores resultados.
Uma estratégia sólida de atuação nos marketplaces é muito importante para impulsionar suas vendas e gerar melhores resultados. Para fazer sua estratégia acontecer, conte com a tecnologia certa para trazer mais visibilidade e autonomia às suas campanhas.
A Linx conta com soluções de integração de marketplaces e plataformas de gestão de publicidade digital que facilitam a administração do seu negócio e impulsionam o desempenho das suas vendas online. Quer saber mais? Fale com a gente!