Descubra como vender online e sem dor de cabeça

Descubra como vender online e sem dor de cabeça

Da plataforma de e-commerce à personalização de vitrines e publicidade, saiba como vender online e com o uso de tecnologia. 

Vender online pode ser um desafio para empreendedores. Mesmo tendo movimentado R$ 262,7 bilhões em 2022, com um pequeno crescimento em relação ao ano anterior, o varejo digital é cada vez mais importante nas estratégias de negócios das empresas. Por isso, exige muita atenção aos detalhes e foco na excelência operacional. 

Segundo o relatório Webshoppers, 108,9 milhões de brasileiros fizeram compras online em 2022, um crescimento de 24% em relação a 2021. Além disso, o perfil de consumo vem mudando, com mais compras em categorias de rotina, como alimentos e bebidas. Mais um sinal de que o e-commerce faz cada vez mais parte do dia a dia do consumidor. 

E a competição por novos clientes passou a ser global: 72% dos consumidores brasileiros fizeram compras em sites internacionais no ano passado, sendo que 15% deles fizeram mais de 10 compras durante 2022. Mais consumo e com maior frequência, o que faz com que as empresas nacionais tenham que estar melhor preparadas para lidar com seus clientes. 

Ao contrário do que acontece nas lojas físicas, em que o processo de abrir o PDV atrai atenção dos consumidores e começa a gerar vendas por si só, no e-commerce é preciso dedicar mais tempo e investimentos à publicidade digital, além de exigir uma série de cuidados com aspectos como a descrição dos produtos e a qualidade das imagens. Sem isso, o lojista tem um site com pouca relevância para seu público e, logicamente, para o negócio. 

Mas como superar essas questões e eliminar as dores de cabeça nas vendas online? O uso de tecnologia pode ajudar e muito nesse sentido. Quer saber como? Então vamos lá! 

como vender online

Tecnologias contra a dor de cabeça 

O uso de uma plataforma tecnológica de última geração para gerenciar seu e-commerce não precisa significar um investimento de grande valor. Plataformas em nuvem trazem mais eficiência, produtividade e velocidade para a organização do negócio e para a gestão das operações. 

Também é importante pensar na integração de sistemas, especialmente de forma nativa, uma vez que a medida traz ganhos exponenciais para o negócio, multiplicando a velocidade e a capacidade de estar presente (de forma automatizada) onde o consumidor estiver. 

Esteja atento, de maneira especial, a estas tecnologias para evitar dor de cabeça na hora de vender online: 

1. Plataforma de e-commerce 

Contar com lojas virtuais de alta performance é essencial para entregar melhores experiências para clientes que têm um alto nível de exigência. No mundo digital, cada segundo importa – e otimizar imagens, descrições e vídeos traz mais eficiência. 

Além disso, as melhores plataformas do mercado utilizam Inteligência Artificial para gerar recomendações e personalizar vitrines, criando uma loja única para cada consumidor. Com recursos para personalizar seu e-commerce em uma plataforma estável e inteligente, sua loja virtual pode se integrar a sistemas externos e suportar períodos de grande tráfego, como Black Friday e Natal. 

2. Presença em marketplaces 

Hoje em dia, os marketplaces são um canal essencial para conquistar novos clientes. Quem se aproveita do alto tráfego de clientes nas grandes plataformas digitais consegue se fazer conhecer por um novo público. Mas é preciso utilizar tecnologia para otimizar a presença digital em múltiplas plataformas. 

Um bom exemplo é a integração do negócio com os marketplaces. O uso de um hub como o Linx Nodis ou Plugg.to facilita o acesso a mais de 70 plataformas, sem a necessidade de customizações ou de ajustes em seus processos internos. O próprio software formata os dados de acordo com os padrões de cada marketplace, facilitando a venda tanto em plataformas generalistas de grande público quanto em outras que são especializadas. 

Outra vantagem do uso desse tipo de sistema é o custo para integração com todos os marketplaces. Em Nodis, por exemplo, o curso é de 9,90 por canal de vendas (marketplace) ligado. Dessa forma, o lojista tem total tranquilidade para fazer testes e descobrir onde e como vender mais. Como cada plataforma tem um público e características específicas, a possibilidade de realizar testes em maior escala traz velocidade e otimiza o trabalho das suas equipes, gerando mais resultados. 

3. Automatize a produção de anúncios 

Publicidade digital é essencial para o e-commerce. Quem não anuncia não se destaca, afinal de contas. Para tirar a dor de cabeça dessa atividade, o melhor é contar com uma plataforma tecnológica que tire seu fardo na execução de tarefas repetitivas. 

O uso de soluções como Linx Nodis permite criar anúncios em poucos segundos, integrando-os automaticamente a todos os marketplaces parceiros. Dessa forma, você pode vender nacionalmente, de qualquer lugar, gerenciando os processos de forma centralizada. Basta escanear o código de barras do produto, informar o preço e estoque, e começar a vender. 

4. Obtenha dados em tempo real 

O e-commerce é um negócio muito dinâmico – e contar com dados em tempo real dá à empresa a capacidade de mudar campanhas, promoções, táticas e estratégias a tempo de influenciar os resultados. Contar com uma única fonte de informações para toda a empresa garante que todos “falem a mesma língua” e possam gerar insights sobre os consumidores. 

É um conceito simples de entender, mas complexo de implementar. É onde ter a tecnologia correta faz toda a diferença. Soluções de retargeting, por exemplo, permitem personalizar o relacionamento com o cliente e oferecer opções de cross selling ou up selling de forma eficiente. Com isso, a taxa de conversão e o tíquete médio aumentam, gerando melhores resultados para o negócio. 

Vender online é uma necessidade para o varejo de hoje, mas não precisa ser um “bicho de 7 cabeças”. Com o uso de tecnologia, lidar com marketplaces, publicidade digital e personalização passa a ser mais simples – e gera mais resultados para o negócio. 

A Linx conta com uma série de soluções que permitem que você venda online sem dor de cabeça, como Nodis e Plugg.to. Conte com a gente para ajudar você a vender mais! 

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