Descubra como montar uma loja de cosméticos

Descubra como montar uma loja de cosméticos

Para abrir uma loja de cosméticos é importante ficar de olho em alguns pontos para ter sucesso no negócio. Confira como montar uma loja nesse segmento!

Quando se começa empreender já sabemos que o processo não vai ser fácil. Mas, se tem uma etapa que precisa ser bem definida é a área de atuação do seu negócio. Se você tem interesse por segmentos de moda, saúde e beleza, o ramo de loja de cosméticos pode ser uma opção para você. 

Para se ter noção sobre o setor, segundo uma pesquisa realizada pela empresa McKinsey Global Institute, a previsão é que o mercado de beleza atinja cerca de US$ 580 bilhões até 2027, representando um crescimento de 6% ao ano.

Já o setor de beleza premium no país cresceu quase 14% nos primeiros nove meses do ano passado. De acordo com estudo feito pela Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, as grandes lojas tiveram um bom desempenho com os produtos de maquiagem (+26%) e tratamento (+14%).

loja de cosméticos

Como vimos, o setor tem boas perspectivas de evolução, mas independente do tamanho do seu negócio, é importante ficar atento em alguns pontos para montar uma loja de cosméticos de sucesso. 

5 dicas de como montar uma loja de cosméticos

1. Faça uma boa pesquisa de mercado 

Antes de começar a vender o seu produto, é importante pesquisar o mercado e entender as especificidades do segmento de cosméticos. Por isso, é importante ficar por dentro de tendências, preferências e comportamentos de consumo do seu público-alvo. Outro detalhe importante é analisar a concorrência e entender quais são os problemas desse setor, e claro, obter insights para orientar suas decisões. Assim, o lojista consegue ajudar no posicionamento da loja no mercado e ainda atenderá as expectativas dos clientes. 

2. Conheça as legislações

Depois de compreender o mercado, chegou o momento de ficar por dentro das regulamentações e exigências legais relacionadas à abertura de uma loja de cosméticos. O lojista precisa entender mais sobre as licenças comerciais, as autorizações sanitárias, normas de segurança e regulamentações específicas para saber como sua loja precisa funcionar, e também, como deve ser feito o armazenamento dentro do estoque. Com esses pontos alinhados, o varejista vai evitar problemas legais e garantir a segurança do seu negócio. 

3. Planeje-se financeiramente

Outra etapa que deve-se ficar atento é o planejamento financeiro da loja de cosméticos. Portanto, é fundamental ter um plano financeiro detalhado e que abrange todos os gastos associados à abertura de uma loja, e sim, a sua manutenção. Dessa forma, é preciso lembrar das despesas com aluguel, decoração, estoque, salários, tributos, contas recorrentes, marketing e custos adicionais que poderão surgir. Estude e veja a viabilidade de abrir um negócio nesse ramo. 

4. Escolha bons produtos e fornecedores

Depois de seguir as etapas citadas anteriormente, chegou a hora de escolher os fornecedores ideais para sua loja de cosméticos. Lembre-se, escolha os produtos cuidadosamente que serão comercializados na sua loja. Não esqueça de verificar a qualidade, as variedades e a tendência de mercado. Além disso, busque fornecedores confiáveis e de boas marcas que vão garantir o sucesso da sua loja. 

5. Invista em branding

Invista na identidade da sua marca e nos elementos que irão compor a loja de cosméticos. Dessa forma, escolha um nome que marque a sua loja, invista visualmente para que seu empreendimento seja atrativo, não esqueça de criar uma logomarca e materiais de marketing que ajudem o público conhecer sua loja e crie conexões com os seus clientes. 

Mas, para que tudo isso funcione no dia a dia de uma loja, é necessário contar com um sistema de gestão robusto e que acompanhe o crescimento do seu negócio. Para isso, conte com o ERP Linx Microvix, ele tem diversos planos e com certeza algum vai dar certo com o seu negócio. 

Se você tem interesse em conhecer nossa solução, entre em contato com nosso time e veja como podemos te ajudar a gerenciar sua loja de cosméticos. 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!