E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Para ter velocidade e flexibilidade na gestão dos negócios digitais, o varejo precisa prestar atenção a estes 5 aspectos de como engajar o cliente a fazer compras online.
O varejo convive 24 horas por dia com um grande desafio: como engajar seus clientes a fazer compras online. Nesse desafio, é preciso ter flexibilidade, criatividade e velocidade para aparecer para o cliente na hora certa, com o produto ideal, por um preço que o consumidor aceite pagar.
O fato é que hoje, o varejo não está mais no negócio de abrir a loja e esperar o consumidor aparecer. Quem tem essa postura reativa fica para trás, já que a todo instante o cliente está sendo impactado por ações promocionais. Nas redes sociais, por email, nos mecanismos de busca ou em marketplaces, é preciso ser proativo. Vende mais quem vai atrás do consumidor.
Ter uma postura proativa tem um impacto direto na lucratividade do negócio. Isso acontece porque as empresas que mantêm seus clientes engajados para fazer compras online precisam investir menos para que eles voltem ao seu negócio. É o chamado Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que é menor quando os consumidores já têm sua marca entre as principais opções de compra.
Como mostramos neste artigo, fatores como a percepção de economia de tempo, a integração dos estoques, a conexão entre físico e digital, a análise dos dados dos clientes, uma logística eficiente e o uso de marketplaces reduzem o custo para atrair os clientes e fazem com que a operação do varejo seja mais lucrativa.
Além disso, quanto mais aumenta o engajamento dos clientes com seu negócio, mais tempo eles passam como consumidores da sua marca. Dessa forma, aumenta outra métrica importante: o Lifetime Value (LTV). Negócios focados em aumentar o LTV são negócios que buscam trazer o cliente de volta para uma compra adicional.
Essa atração do cliente para uma nova compra pode ser feita de várias maneiras:
Por isso, para engajar o cliente a fazer compras online, os varejistas precisam estar atentos a estes 5 pontos importantes:
Só consegue se engajar com os clientes quem sempre aparece para eles. A concorrência no digital é tão grande que quem não se coloca à frente do consumidor acaba sendo esquecido. Em um mar de competidores com diferenciais nem sempre claros, ter um bom engajamento com seu público faz toda a diferença.
Para o varejista poder se manter presente para seus clientes, uma das maneiras mais importantes é estar nos mais diversos marketplaces que existem no mercado. Uma missão muito difícil se realizada manualmente. Com o uso de ferramentas como a Nodis e Plugg.to, porém, passa a ser possível anunciar em várias plataformas de uma só vez.
Com a Nodis e Plugg.to, seu anúncio é criado em poucos segundos e automaticamente integrado aos marketplaces parceiros. Dessa forma, o seller pode vender a nível nacional com uma gestão centralizada dos processos.
A integração do catálogo a diversos marketplaces permite que o seller gerencie sua presença digital de um único lugar. Isso é particularmente importante no momento de realizar campanhas publicitárias e ações promocionais, pois permite investir os recursos onde eles terão resultado.
No mundo digital, nada é estático. Se algo funcionou hoje, não quer dizer que terá resultado amanhã. Por isso, é preciso ter velocidade e flexibilidade para identificar novas tendências e saltar à frente da concorrência. Teste novas ideias sempre para entender o que faz sentido para cada público em cada plataforma.
Para lidar com mais de 70 marketplaces e milhares de clientes, você com certeza precisará automatizar o relacionamento com o consumidor. Mensagens transacionais e o SAC são exemplos de dinâmicas que ganham velocidade e eficiência com o uso de soluções de automação.
De um painel amigável para o envio de anúncios, passando pela customização de anúncios por marketplace e pela definição de regras de preço e de estoque por plataforma, o varejista pode aumentar o engajamento dos clientes e sincronizar seus estoques em tempo real. Dessa forma, ele garante que o consumidor sempre será bem atendido e encontrará o que ele precisa.
O catálogo é um dos pontos mais importantes da gestão comercial do varejo. Em uma venda por marketplaces, é preciso gerenciar este item de forma inteligente, a partir de um único painel. Plataformas como a Nodis e Plugg.to oferecem uma visão geral dos produtos, com alerta de qualidade dos anúncios e das ofertas rejeitadas, e permitem realizar edições em massa, para que uma alteração seja replicada em todas as plataformas em que você está presente.
O engajamento dos clientes é essencial para que as vendas cresçam. Quanto menor for o CAC e maior o LTV do seu negócio, mais saudável será a operação do varejo – e maior a possibilidade de que continue sendo possível investir em inovações e entender cada vez melhor o comportamento dos consumidores.
A Linx conta com soluções como Nodis e Plugg.to, que integram o catálogo do seu e-commerce aos principais marketplaces do mercado e permitem que você multiplique o alcance das suas ações digitais. Acelere a digitalização das suas vendas com nossas soluções, aumente o engajamento dos seus clientes e impulsione seus negócios.
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