Descubra como calcular os descontos para produtos ou serviços
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Descubra como calcular os descontos para produtos ou serviços

Os descontos oferecidos nas lojas é uma ação que atrai os clientes para comprar o produto, mas você sabe como fazer o cálculo para não sair no prejuízo? Veja como fazer!

Se tem uma coisa que todo consumidor gosta são descontos nos produtos que ele deseja comprar. Quando se realiza essa estratégia de marketing e vendas de reduzir o valor original, as chances de conquistar os clientes são grandes. Mas, para realizar essa ação é preciso saber calcular o desconto, definir se vale a pena usar e como fazer de forma correta. 

Os descontos em produtos e serviços costumam ser usados como um complemento positivo na hora de realizar a compra. Muitas lojas costumam realizar esta redução de preço para incentivar a compra de produtos que estão parados no estoque, para fidelizar os clientes e para comprar mais na loja. 

No mercado que anda cada vez mais competitivo, o lojista precisa oferecer descontos e uma boa experiência de compra para o seu consumidor. Por isso, vamos te explicar como colocar o desconto em prática e analisar se vale a pena essa estratégia para o momento do seu negócio. 

descontos

Como calcular os descontos?

Depois de entender a importância de ter políticas de descontos em sua loja, chegou a hora de definir qual será o valor ou o percentual aplicado. Mas, para começar a análise de como aplicar o desconto, é preciso entender qual é a margem de lucro mínima e quais os custos de cada produto ou serviço. Não se esqueça, é necessário saber também quais são os valores das despesas para o funcionamento da marca. Para ficar mais didático, vamos dar um exemplo. 

Se uma empresa X vende blusas a R$ 15,00 e a sua margem de lucro é de 40%, logo o lojista tem R$ 6,00 de lucro por produto. Dessa forma, para manter a saúde financeira da empresa, o lucro mínimo precisa ser de R$ 20%, ou seja, R$ 3,00.

Assim, com esse cenário apresentado, a margem de lucro está na diferença entre 40% e 20%, o que resulta como valor máximo de desconto o total de 20% de desconto. Assim, a blusa poderá ser vendida por até R$ 12,00.

Contudo, a aplicação do desconto precisa ser feita de forma estratégica. Um bom exemplo é quando a loja coloca descontos a partir de 3 unidades do produto, ou quando é feito o pagamento em dinheiro ou Pix. Além disso, os descontos também podem ser usados em lançamento de produtos ou por voucher de desconto ou frete grátis, se for uma loja virtual. 

Como calcular a porcentagem de desconto?

Agora, se você deseja calcular porcentagem de desconto, é necessário considerar a margem de lucro mínima e os custos de cada produto ou serviço. Na prática, se uma loja vende bermudas a R$ 50,00, com uma margem de lucro de 30%, isso equivale a R$ 15,00 de lucro por cada item. Para garantir a lucratividade mínima, o lojista determina que cada bermuda tenha 15% de desconto, ou seja, R$ 7,50.

O cálculo do desconto acontece entre a diferença da margem de lucro atual (30%) e a margem de lucro mínima desejada (15%). Dessa forma, cada bermuda pode ser ofertada com desconto máximo de R$ 7,50, vendendo-as por R$ 42,50.

Mas, para o lojista ter o controle desses descontos é importante contar uma ferramenta que ajude na gestão das campanhas promocionais e a Linx tem a solução certa para isso, a Linx Reshop

Com essa plataforma o empreendedor consegue reengajar e reter os clientes, fidelizar e aumentar a frequência de compras, oferecer cashbacks e programas de fidelidades automatizados, comunicar com os clientes através de SMS, dashboards intuitivos e com dados em tempo real, conformidade com a LGPD e ela será o motor de promoção para o varejista. 

O melhor de tudo isso, é que a Linx Reshop está integrada com o ERP Linx Microvix e a plataforma Linx Commerce. Na Linx, temos as melhores soluções integradoras para a gestão da sua loja. Para saber mais, entre em contato com nosso time e veja como impulsionar suas promoções com nossa ferramenta. 

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