Datas comemorativas do primeiro semestre: prepare-se!

Datas comemorativas do primeiro semestre: prepare-se!

Saiba como aproveitar melhor as oportunidades geradas pelas datas comemorativas e impulsionar suas vendas

O calendário promocional do varejo é repleto de ocasiões importantes de consumo, que contam muito sobre a cultura e os costumes de cada região do país. Seja pelo clima, por razões religiosas, pela importação de costumes de outros países ou mesmo pela criação pura e simples de uma data que pudesse servir como argumento de atração de clientes, o calendário está repleto de oportunidades de relacionamento com o consumidor.

As datas comemorativas são um chamariz e, muitas vezes, um momento aguardado pelos clientes. Algumas dessas datas são a ocasião mais importante de vendas para determinados setores, como acontece com a Páscoa no segmento de chocolates. Por isso, a atuação das marcas nessas datas precisa ser planejada com cuidado e executada com perfeição.

Como tudo o que diz respeito ao contato com o cliente, é preciso colocar o público em primeiro lugar. Na hora de desenvolver suas ações promocionais a partir de datas promocionais, esteja atento a estes aspectos importantes:

1)      Costumes regionais importam – e muito!

Algumas datas comemorativas mudam de região para região. Um bom exemplo é o São João, que é fortíssimo no sertão do Nordeste mas não tem a mesma importância em outras regiões (onde acaba sendo visto apenas nas festas escolares e nas barracas típicas instaladas nos supermercados). Para posicionar corretamente suas ações sazonais, entenda o contexto do cliente e a importância de cada data para aquele público.

2)      O fator religioso

Especialmente no interior do País, o aniversário da cidade costuma estar associado ao dia do santo padroeiro e o fator religioso é bastante importante. Quando bem trabalhado, esse pode ser um mote importante para se aproximar dos clientes.

3)      A História não está somente nos livros

É importante levar em conta as datas históricas relevantes para o público da região. O 7 de Setembro é o 21 de Abril são feriados nacionais, mas muitas datas históricas regionais podem gerar oportunidades de venda – desde que o varejista tenha sensibilidade para abordar o tema. Para os gaúchos, por exemplo, o aniversário da Revolução Farroupilha (20 de setembro) é feriado estadual e uma data importante para o orgulho local.

4)      Variações setoriais

Cada setor do varejo pode aproveitar cada data promocional com intensidades diferentes. Isso abre oportunidades para que, com criatividade, as empresas promovam mais determinadas categorias de produtos de acordo com a ocasião. Estar atento ao match entre a oportunidade e a situação faz muita diferença.

Quais são as principais datas comemorativas do primeiro semestre?

Os próximos seis meses apresentam várias datas comemorativas que podem funcionar como uma alavanca de vendas para o seu negócio. Entre elas, estão:

Valentine’s Day (14/02)

Data importada do calendário americano nos últimos anos, é a versão em inglês do Dia dos Namorados. Restaurantes, lojas de presentes, perfumarias e floriculturas são alguns dos segmentos que têm se valido do Dia de São Valentim para despertar o lado romântico dos casais. Nessa ocasião, personalizar o site com temas ligados ao amor e oferecer promoções para casais e kits de produtos costumam ser boas ideias.

Carnaval (16/02)

Para categorias ligadas a alimentos, bebidas e viagens, essa costuma ser uma data importante, uma espécie de “saideira” do verão. Com a pandemia, o impacto nas vendas pode ser menor que o normal – dependendo do quanto a população respeite as recomendações de isolamento social.

O Carnaval também traz um efeito importante para o back office do ecommerce: trata-se de um feriado prolongado (de quatro a sete dias, dependendo da região do País) que tem um impacto relevante sobre os prazos de entrega e sobre a estrutura de atendimento ao cliente.

Dia Internacional da Mulher (08/03)

Uma data mundial que é um prato cheio para campanhas voltadas ao público feminino, especialmente aquelas que celebrem o empoderamento das mulheres (uma vez que a data homenageia a luta feminina por melhores condições de vida, trabalho e direito ao voto). Segmentos mais óbvios, como floriculturas e cosméticos, têm um impulso nas vendas, mas todo setor pode ser criativo e desenvolver uma campanha para a data com foco em benefícios especiais para as mulheres.

Dia do Consumidor (15/03)

Essa é uma data promocional focada em promoções, uma espécie de “mini Black Friday” no primeiro semestre. Por isso, algumas das lições aprendidas na Black Friday de 2020 podem ser muito úteis aqui. Um exemplo é a duração da ação promocional: da mesma forma como a Black Friday virou um “Black November”, o Dia do Consumidor tem se tornado uma Semana do Consumidor, especialmente com promoções na quarta-feira desta semana (em 2021, dia 11/03). Concentrar as ações em um único dia pode fazer você perder vendas.

 

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Páscoa (04/04)

Para muitas categorias, a Páscoa é um segundo Natal. Para algumas, o Natal é que é uma segunda Páscoa, tamanha a importância da data. Esse período pode ser sinônimo de ovos de chocolate para muita gente, mas também impulsiona as vendas de pescados, itens de cozinha, decoração, eletrodomésticos e até mesmo brinquedos.

A Páscoa é uma grande oportunidade para apostar em experiências de compra interessantes, que agreguem um fator lúdico ou conteúdo. Saber quem é o seu público é fundamental para dar o peso promocional correto para a data.

Dia das Mães (09/05)

É a data mais expressiva de vendas do primeiro semestre para diversas categorias. Embora seja uma data ligada ao feminino, é uma oportunidade de alcançar todo perfil de cliente, já que o foco está em presentear e homenagear as mães. Para ter uma performance ainda melhor no Dia das Mães e escapar de uma concorrência direta por preço, é essencial conhecer muito bem o público e personalizar a comunicação, entregando ofertas, promoções e conteúdo adaptados a cada cliente.

Como essa é uma data voltada a presentear uma terceira pessoa, a logística pode ser um diferencial importante: varejistas online com a capacidade de entregar em poucas horas podem conquistar os clientes que deixaram para o último momento. A capacidade de entrega omnichannel também é importante para entregar com velocidade e eficiência.

Dia do Orgulho Nerd (25/05)

Esse é um exemplo de uma data promocional que ganhou muita força nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, mas ainda continua fora do radar de boa parte do varejo. O público fã de artigos geeks tem um perfil fortemente digital e consome de eletrônicos a vestuário, passando por itens de decoração, brinquedos e presentes. Campanhas para a data precisam levar em conta o universo dos personagens preferidos e podem se valer disso para aumentar o engajamento. Um bom exemplo é a comunidade de fãs de Star Wars, que adotou o 4 de maio como uma data importante (e que pode ser aproveitada pelo varejo): em inglês, a data soa muito próxima a “May the Force…”

Uma dica importante para o ecommerce: conheça muito bem seu cliente, que é extremamente exigente e não perdoará erros de comunicação. Nada de desejar “vida longa e próspera” para um fã de Star Wars ou oferecer produtos do Super-Homem para fãs da Marvel…

Dia dos Namorados (12/06)

Tudo aquilo que falamos lá no início sobre o Valentine’s Day também vale aqui, com uma grande diferença: como já estamos às portas do inverno, itens de vestuário, calçados e até mesmo eventos românticos no frio podem entrar no mix promocional da data.

São João (24/06)

Especialmente na região Nordeste e em comunidades com forte presença nordestina, o São João é uma espécie de Carnaval fora de época, por seu porte e impacto econômico. A celebração ao santo culmina um mês de festas que pode ser explorado de diversas formas por várias categorias de produtos, indo de alimentos e bebidas a vestuário e produtos para casa.

Uma dica importante

Em todas essas datas promocionais, entenda o que faz sentido para seu público e como envolvê-lo no espírito da época, para então definir que itens promover e que ações realizar. Planeje com antecedência para preparar a logística, os estoques e a comunicação no site. Dessa forma, você diferencia sua marca, melhora o relacionamento com os clientes e gera melhores resultados.

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