DANFE Simplificado Etiqueta facilita a operação fiscal no e-commerce
E-commerce

DANFE Simplificado Etiqueta facilita a operação fiscal no e-commerce

A possibilidade de imprimir a nota fiscal em etiqueta gera benefícios para o e-commerce e facilita a gestão fiscal do varejo.

Existem detalhes da operação do e-commerce que geram um imenso esforço, custos elevados e reduzem sensivelmente a produtividade do negócio. Um bom exemplo é a obrigatoriedade de envio da nota fiscal impressa: aparentemente, se trata apenas de um pacote de papeis dobrados e grudados ao produto, mas apresenta informações sensíveis para terceiros e é um processo burocrático extra.

Desde o ano passado, porém, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autoriza o e-commerce a substituir as notas fiscais em papel por etiquetas, reduzindo a divulgação de alguns dados. A Nota Técnica 4/2020 apresentou os padrões do DANFE Simplificado – Etiqueta, que tem algumas características bem marcantes:

  • Para impressão da etiqueta, pode ser usado qualquer tipo de papel, com largura mínima de 55 milímetros (exceto papel jornal), desde que haja contraste suficiente para leitura do código de barras;
  • No canto superior direito da etiqueta será impressa a chave de acesso e seu código de barras, permitindo acesso online aos dados completos da nota fiscal;
  • Além da chave e do código de barras, a etiqueta precisa conter os dados do emitente, as informações gerais da NF-e, os dados do destinatário, o valor total da nota fiscal e o protocolo de autorização do Evento EPEC.

Mais do que suas características técnicas, porém, o DANFE Simplificado – Etiqueta muda a forma de tratar a operação fiscal do e-commerce, dando mais eficiência ao negócio.

Agilidade e produtividade

Um estudo realizado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) afirma que uma compra no e-commerce gera a impressão de 16 documentos. Ao longo de um ano, uma empresa gasta até 30 dias em processos de impressão, separação e despacho de documentos. Um mês que poderia ser usado de maneira mais produtiva, aumentando as vendas e gerando riqueza. Especialmente em pequenos e médios negócios, que são a maioria absoluta dos e-commerces brasileiros e nem mesmo possuem uma área administrativa organizada. No mundo das PMEs do e-commerce, processos arcaicos significam vendas perdidas.

danfe simplificado

Se as empresas perdiam 1/12 do seu tempo com essas questões burocráticas, a nota fiscal na etiqueta gera um grande ganho de tempo. Mas há também o ganho financeiro, já que a impressão de uma etiqueta é mais barata do que a impressão da nota fiscal e seu acondicionamento.

Embora trocar a nota fiscal em papel pela etiqueta traga alguns ganhos, o e-commerce que quiser aproveitar bem essa oportunidade precisa adaptar sua operação. Esse momento pode ser uma grande possibilidade de rever processos, tecnologias e sistemas para dar um salto de qualidade na gestão.

Uma nova estratégia

A emissão de notas fiscais é um processo que precisa funcionar perfeitamente, sem falhas. Seu negócio não pode sofrer com lentidão em grandes momentos sazonais, nem com a interrupção da emissão de notas fiscais por falhas de conexão. Por isso, é importante contar com soluções que permitam emitir, consultar e monitorar suas notas fiscais. Uma plataforma como o Linx Fiscal Flow se responsabiliza pela comunicação entre os sistemas de varejo e a Sefaz, além de emitir e guardar todos os documentos fiscais.

Boas soluções de gestão fiscal precisam contar com pelo menos estes 4 elementos:

1) Certificação digital

Certificados digitais garantem a autenticidade das transações, permitindo validar as notas fiscais na Sefaz e oferecendo mais segurança e tranquilidade em um único ponto de contato com os sistemas fiscais.

2) Performance e escalabilidade

Por rodar na nuvem, sistemas de gestão de notas fiscais garantem que o desempenho do negócio seja sempre otimizado e que seja possível ampliar rapidamente a capacidade de processamento em períodos sazonais.

3) Gestão web

Especialmente para o pequeno varejo, a possibilidade de usar um sistema 100% web é uma grande vantagem, pois oferece uma interface simples de utilizar e que, mesmo assim, é completa. O sistema deve permitir, no mínimo, a inutilização de notas, o download dos arquivos XML, a guarda dos documentos e o monitoramento 24×7 da situação fiscal.

Infográfico 4 erros de gestão fiscal que você pode estar cometendo

4) Atualização das regras tributárias e fiscais

O grande emaranhado tributário e fiscal brasileiro exige que o varejo esteja sempre atento às regras e alíquotas. Atualmente, existem cerca de 20 milhões de regras fiscais e tributárias, tornando praticamente impossível estar 100% aderente sem o apoio de especialistas. Sua plataforma precisa estar sempre atualizada com as regras mais recentes, para evitar desconformidades, multas ou simplesmente a perda de receita.

Na Linx você conta com o Fiscal Flow, uma plataforma emissora de documentos fiscais eletrônicos que realiza a interface de comunicação entre os PDVs Linx e a SEFAZ. Com aplicação 100% em nuvem e uma arquitetura voltada a micro serviços, o Fiscal Flow garante escalabilidade, segurança, desempenho e disponibilidade para os clientes.

Hoje emitimos mais de 5 milhões de notas diariamente, nos mais diversos segmentos do varejo. Quer saber mais? Fale com a gente!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente