E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
A possibilidade de imprimir a nota fiscal em etiqueta gera benefícios para o e-commerce e facilita a gestão fiscal do varejo.
Existem detalhes da operação do e-commerce que geram um imenso esforço, custos elevados e reduzem sensivelmente a produtividade do negócio. Um bom exemplo é a obrigatoriedade de envio da nota fiscal impressa: aparentemente, se trata apenas de um pacote de papeis dobrados e grudados ao produto, mas apresenta informações sensíveis para terceiros e é um processo burocrático extra.
Desde o ano passado, porém, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autoriza o e-commerce a substituir as notas fiscais em papel por etiquetas, reduzindo a divulgação de alguns dados. A Nota Técnica 4/2020 apresentou os padrões do DANFE Simplificado – Etiqueta, que tem algumas características bem marcantes:
Mais do que suas características técnicas, porém, o DANFE Simplificado – Etiqueta muda a forma de tratar a operação fiscal do e-commerce, dando mais eficiência ao negócio.
Um estudo realizado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) afirma que uma compra no e-commerce gera a impressão de 16 documentos. Ao longo de um ano, uma empresa gasta até 30 dias em processos de impressão, separação e despacho de documentos. Um mês que poderia ser usado de maneira mais produtiva, aumentando as vendas e gerando riqueza. Especialmente em pequenos e médios negócios, que são a maioria absoluta dos e-commerces brasileiros e nem mesmo possuem uma área administrativa organizada. No mundo das PMEs do e-commerce, processos arcaicos significam vendas perdidas.
Se as empresas perdiam 1/12 do seu tempo com essas questões burocráticas, a nota fiscal na etiqueta gera um grande ganho de tempo. Mas há também o ganho financeiro, já que a impressão de uma etiqueta é mais barata do que a impressão da nota fiscal e seu acondicionamento.
Embora trocar a nota fiscal em papel pela etiqueta traga alguns ganhos, o e-commerce que quiser aproveitar bem essa oportunidade precisa adaptar sua operação. Esse momento pode ser uma grande possibilidade de rever processos, tecnologias e sistemas para dar um salto de qualidade na gestão.
A emissão de notas fiscais é um processo que precisa funcionar perfeitamente, sem falhas. Seu negócio não pode sofrer com lentidão em grandes momentos sazonais, nem com a interrupção da emissão de notas fiscais por falhas de conexão. Por isso, é importante contar com soluções que permitam emitir, consultar e monitorar suas notas fiscais. Uma plataforma como o Linx Fiscal Flow se responsabiliza pela comunicação entre os sistemas de varejo e a Sefaz, além de emitir e guardar todos os documentos fiscais.
Boas soluções de gestão fiscal precisam contar com pelo menos estes 4 elementos:
Certificados digitais garantem a autenticidade das transações, permitindo validar as notas fiscais na Sefaz e oferecendo mais segurança e tranquilidade em um único ponto de contato com os sistemas fiscais.
Por rodar na nuvem, sistemas de gestão de notas fiscais garantem que o desempenho do negócio seja sempre otimizado e que seja possível ampliar rapidamente a capacidade de processamento em períodos sazonais.
Especialmente para o pequeno varejo, a possibilidade de usar um sistema 100% web é uma grande vantagem, pois oferece uma interface simples de utilizar e que, mesmo assim, é completa. O sistema deve permitir, no mínimo, a inutilização de notas, o download dos arquivos XML, a guarda dos documentos e o monitoramento 24×7 da situação fiscal.
O grande emaranhado tributário e fiscal brasileiro exige que o varejo esteja sempre atento às regras e alíquotas. Atualmente, existem cerca de 20 milhões de regras fiscais e tributárias, tornando praticamente impossível estar 100% aderente sem o apoio de especialistas. Sua plataforma precisa estar sempre atualizada com as regras mais recentes, para evitar desconformidades, multas ou simplesmente a perda de receita.
Na Linx você conta com o Fiscal Flow, uma plataforma emissora de documentos fiscais eletrônicos que realiza a interface de comunicação entre os PDVs Linx e a SEFAZ. Com aplicação 100% em nuvem e uma arquitetura voltada a micro serviços, o Fiscal Flow garante escalabilidade, segurança, desempenho e disponibilidade para os clientes.
Hoje emitimos mais de 5 milhões de notas diariamente, nos mais diversos segmentos do varejo. Quer saber mais? Fale com a gente!