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Confira 10 razões para automatizar a conciliação financeira em lojas de calçados e entenda como aproveitar melhor o poder dos dados para melhorar seus resultados.
Todos os anos, milhões de reais são perdidos pelo varejo por causa de erros nos processos de conciliação financeira. Em um setor de margens apertadas, e repleto de particularidades como as lojas de calçados, esses erros podem ter consequências imensas no desempenho do negócio. E é para minimizar erros que a automação das atividades de conciliação financeira faz toda a diferença.
Tradicionalmente, essa era uma atividade realizada manualmente – o que a tornava complexa, cara e sujeita a erros operacionais. Nos últimos anos, com a acelerada digitalização dos negócios, passou a ser impossível ter uma boa gestão financeira de qualquer negócio sem implementar tecnologia. Isso porque, com a digitalização, aumentou exponencialmente a quantidade de dados disponíveis e multiplicaram-se as possibilidades de meios de pagamento.
Imagine o dia a dia de uma loja de calçados que precisa identificar todos os pagamentos e recebimentos feitos online para fornecedores, parceiros comerciais, afiliados, plataformas de mídia e consumidores finais. Tudo isso considerando que essas entradas e saídas de dinheiro podem acontecer de várias maneiras (Pix, boletos, cartões de crédito e débito, vouchers, cashback, carteiras digitais, criptomoedas). Extremamente complexo e com inúmeras possibilidades para erros.
Contar com uma boa plataforma de automação da conciliação financeira evita prejuízos financeiros e traz paz para o lojista, uma vez que evita inconsistências, garante que os processos de negócios funcionem corretamente e evita falhas. Ao automatizar as atividades operacionais que demandam a conciliação financeira, a empresa permite que sua equipe administrativo-financeira se dedique a outras atividades, como fazer a cobrança dos inadimplentes ou contribuir para a estratégia do negócio.
O processo de conciliação financeira envolve cinco rotinas fundamentais no varejo de calçados: prestação de contas, conferência de saldos, verificação dos detalhes, correção e armazenamento das informações. Em todas elas, ter uma boa gestão de dados se torna fundamental – e, para isso, é importante garantir a integração com o sistema ERP da loja de calçados. Quando essa integração acontece, a plataforma de conciliação recebe automaticamente todas as informações de pagamentos e recebimentos registrados no ERP, cruza com os dados dos adquirentes e traz mais eficiência para o negócio como um todo.
Existem pelo menos 10 excelentes razões para automatizar a conciliação financeira em sua loja de calçados – e o uso de dados desempenha um papel fundamental em todas elas. Veja só:
A automação da conciliação financeira, por meio de plataformas tecnológicas especializadas, torna mais simples a administração de diversas fontes de entrada e saída de dinheiro, melhorando os controles, diminuindo o tempo gasto e evitando erros. A automação depende da coleta e do processamento automatizado de dados financeiros das diversas fontes – é impossível simplificar processos sem uma boa base de dados.
Ao automatizar a conciliação da loja de calçados, os gestores têm mais tempo para focar em estratégias de crescimento, promoções e desenvolvimento de negócios. Com dados financeiros precisos e atualizados, a gestão da loja economiza tempo em tarefas manuais demoradas e tem a certeza de que as informações do negócio estão atualizadas e são confiáveis.
A automatização da conciliação permite que as lojas de calçados tenham uma visão completa e detalhada de suas operações financeiras. Isso permite identificar padrões de vendas e recebimento de pagamentos, o que é essencial para o planejamento de estratégias comerciais e promocionais mais eficazes.
Aqui, contar com dados completos sobre as vendas, as receitas e as despesas, ajuda a identificar tendências, comportamentos dos clientes e sazonalidades, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas para o negócio.
Em processos manuais, o crescimento da empresa seria acompanhado pelo crescimento do número de pessoas dedicadas a controlar o negócio, gerando um aumento desproporcional dos custos. Com a automação das operações de conciliação financeira, desde pequenas lojas de calçados até grandes redes de franquias conseguem ter um negócio altamente eficiente e produtivo. Obter bons insights para vender mais não depende do tamanho da empresa.
Ao adotar plataformas tecnológicas intuitivas e de fácil uso, a loja de calçados não precisa ter um conhecimento técnico avançado para utilizar soluções poderosas, que têm um grande impacto positivo sobre o negócio. Dessa forma, esse tipo de solução pode ser usado por qualquer empresa que precise otimizar os controles sobre pagamentos e recebimentos.
As melhores plataformas de conciliação financeira do mercado disseminam as melhores práticas de mercado, impulsionando a modernização das lojas de calçados. Além disso, o suporte dedicado oferecido pelas equipes de atendimento traz mais segurança ao uso da ferramenta, maximizando o valor obtido pelo uso da tecnologia.
A adoção de uma plataforma de automação muda o foco da gestão, que precisa investir muito menos tempo em controles e na execução de procedimentos – e pode se dedicar à tomada de decisões informadas e estratégicas.
Sempre que a automação traz precisão aos registros financeiros e evita perda de receitas, o negócio como um todo se torna mais produtivo. Para que isso aconteça, porém, dados conciliados são essenciais – e uma plataforma que esteja integrada aos principais players do mercado garante que a informação correta chegue à empresa o mais rápido possível.
Em um varejo cada vez mais digitalizado, ter informações diferentes em diversas áreas da empresa se torna um problema cada vez maior. Como garantir que todas as áreas persigam os mesmos objetivos e atendam o cliente da mesma maneira se cada uma vê o negócio de uma forma diferente?
Tecnologias de automação em geral, e de conciliação financeira em particular, resolvem esse problema, criando uma “verdade única” na empresa. Com uma base centralizada de informações financeiras, a empresa tem acesso facilitado e imediato aos dados relevantes para o negócio. Isso significa agilidade, eficiência e produtividade.
A eliminação de tarefas manuais e erros permite que os administradores tenham menos dor de cabeça na hora de garantir a integridade das informações financeiras da empresa. A automação dos processos de conciliação diminui a carga de trabalho manual e permite que os gestores da loja de calçados se concentrem nas atividades que agregam mais valor para o negócio.
Com um melhor controle sobre as entradas e saídas de recursos, a conciliação financeira permite que os gestores façam melhores previsões sobre fluxo de caixa e capacidade de investimentos, o que permite tomar melhores decisões para o crescimento do negócio.
Dados precisos, conciliados e apresentados de forma clara para os gestores, são a base para boas previsões financeiras, planejamentos orçamentários e alocação de recursos – sempre com base em informações confiáveis.
O uso eficiente dos dados de conciliação financeira é fundamental para que as lojas de calçados tomem melhores decisões, façam promoções e campanhas que têm um impacto positivo sobre os clientes e otimizem as operações do dia a dia.
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