ERP
Metas de vendas: veja como definir para a equipe de sua loja
A definição das metas de vendas de uma loja precisa ser objetiva e realista com o negócio. Entenda como definir
O D2C – direct to consumer – pode trazer grandes vantagens para as indústrias, mas é preciso prestar atenção aos sistemas tecnológicos para dar máxima eficiência a esse modelo de negócios.
Indústrias e distribuidores dos mais variados setores do varejo têm investido no modelo de negócios D2C (direct to consumer). A ideia é utilizar lojas físicas, e-commerce, marketplaces e outros canais para alcançar diretamente os consumidores.
Existem diversos caminhos para implementar o D2C, mas, em todos eles, essa estratégia encurta a distância entre a marca e os clientes e traz uma série de vantagens para a indústria:
O D2C faz com que o marketing da indústria tenha uma visão nova sobre os clientes. Em vez de pensar somente no trade marketing, as marcas podem utilizar outras estratégias para conquistar mercado, reforçar sua presença junto aos clientes e aumentar sua fidelidade. Para a indústria isso é uma revolução, pois o marketing precisa começar a realizar campanhas de AdWords, patrocinar posts em mídias sociais, atuar com influencers e criar uma estratégia de publicidade em marketplaces. Competências que não estavam no seu radar.
É uma mudança de paradigma, que dá à indústria muito mais dados relevantes sobre o comportamento dos clientes e pode ajudá-la até mesmo a interagir melhor com o varejo. A relação com toda a cadeia de suprimentos muda e passa a estar orientada às necessidades reais dos consumidores.
Adotar o D2C pode representar uma mudança de cultura para a indústria. Por isso, ela precisa ficar atenta a aspectos como:
Muitas vezes a indústria, ao partir para o D2C, acaba sendo prejudicada pelos sistemas tecnológicos defasados. O ERP corporativo, especialmente, pode ter sido implementado há muitos anos, com custos altíssimos e grande esforço. Com a evolução do mercado, é muito provável que ele não consiga contemplar as diversas novas necessidades trazidas por uma operação D2C.
Diante da dificuldade de alterar o parque tecnológico da indústria para escalar uma operação de venda direta ao consumidor, as marcas precisam levar a sério a possibilidade de trocar seu ERP por um sistema moderno, que atue em nuvem e possibilite novos recursos como:
Um sistema não preparado para lidar com as necessidades do consumidor inviabiliza seu projeto D2C. Por isso, reavalie seus sistemas ERP, CRM e de e-commerce para aproveitar ao máximo essa oportunidade.
Dificilmente uma indústria conseguirá, no início de sua jornada D2C, identificar todas as suas necessidades e a dimensão desse novo negócio em sua estrutura. Por isso, o ideal é contar com um sistema integrado de gestão que permita que a indústria atue no omnichannel e ofereça flexibilidade e fácil integração com fornecedores e parceiros de negócio.
Para isso, busque uma plataforma que:
O D2C está se tornando uma estratégia cada vez mais importante para indústrias de todos os segmentos. Para adotar esse modelo de negócios, porém, é preciso criar uma mentalidade de varejo e dar prioridade máxima à excelência no atendimento ao consumidor final.