Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Se você é um empreendedor do ramo de food service, sabe que gerenciar um bar ou restaurante exige um bom planejamento na gestão de custos, pois esse é fator indispensável para o lucro da sua operação. Por isso, elaboramos este conteúdo especial para aprimorar a sua gestão. Aqui, falaremos sobre uma despesa de impacto sobre o seu faturamento: o custo logístico.
Esse é um tema particularmente importante para o momento que vivemos. Afinal de contas, a pandemia acelerou a transformação digital, fazendo com que o delivery se transformasse na prioridade número 1 para os restaurantes em 2020.
Então, não perca tempo e saiba agora como identificar esses custos, seus impactos e os meios para reduzi-los. Acompanhe!
Não importa o seu tipo de operação, a excelência sempre será um desafio a ser conquistado com planejamento, estratégia e dedicação. Com o seu restaurante, isso não seria diferente. No entanto, a logística no setor de food service é um pouco mais delicada que nos demais segmentos.
Afinal de contas, a eficiência da sua cadeia logística pode impactar diretamente na percepção de qualidade observada pelo cliente. Dizemos isso porque, tecnicamente, o consumidor tende a avaliar 4 fatores principais na interação com um serviço de delivery:
1. a agilidade da entrega;
2. a educação do entregador;
3. a eficiência da embalagem;
4. a qualidade da refeição após o trajeto.
Perceba que todos os critérios são fáceis de serem notados, de modo que o cliente nem precisa ser muito exigente para avaliá-los positivamente ou negativamente. Dizemos isso porque a agilidade, a educação, a eficiência e a qualidade são noções imediatas, que também são percebidas em uma refeição presencial no próprio restaurante.
É por isso que o planejamento logístico é tão importante para o seu bar ou restaurante. Afinal, a pandemia transformou o setor drasticamente, fazendo com que o delivery se tornasse uma necessidade fundamental para o faturamento dos restaurantes na travessia da crise.
Por isso, é importante que se entenda que nesse “novo normal” as técnicas utilizadas na sua operação de delivery estão diretamente conectadas à satisfação dos seus clientes. Agora, mais do que nunca, é o momento de reconhecer tudo o que essa operação pode oferecer ao seu estabelecimento.
Tecnicamente, existem duas prioridades que merecem a sua atenção: a embalagem e o tempo de entrega. A embalagem faz referência à solução utilizada para armazenar, proteger e transportar o produto, que deve ser capazes de conservar as propriedades que fazem o consumo do seu produto ser prazeroso, como temperatura, textura e afins.
Já em um segundo momento, destacamos o transporte. Aqui, você deve escolher um modelo para a cadeia de distribuição dos seus pedidos. Vai contratar uma equipe e adquirir frota própria? Vai apenas contratar motoboys? Ou, por outro lado, vai terceirizar a operação utilizando um marketplace?
É importante pesar os prós e contras de cada alternativa, garantindo uma decisão assertiva e livre de arrependimentos. Comparativamente, a logística no food service apresenta dificuldades diferentes dos desafios da logística no varejo, mas demonstra ser mais de extrema importância para construir uma operação de sucesso.
Agora que você sabe que a logística deve ser um ponto focal no seu negócio, assim como o planejamento de vendas, é momento de conhecer os principais custos logísticos no setor de food service. Em um todo, listamos seis: estoque, embalagem, transporte, tributação, automação e equipe. Veja!
O custo de estoque oscila de acordo com a sua operação. Normalmente, engloba três valores: o custo total dos produtos, o custo da escassez e os custos operacionais de manutenção, fundamentais à armazenagem, manuseio e conservação dos produtos, como aluguel, mão de obra e outros.
O custo de embalagem engloba as despesas com a produção de embalagens para o transporte das refeições. Logicamente, essa área não admite economias severas, pois a qualidade da embalagem é responsável não apenas pela identidade visual da marca, mas também pela qualidade e integridade do produto que é entregue ao consumidor.
Os custos de transporte são os mais próximos à logística, pois contemplam os custos operacionais necessários para a entrega das refeições. Aqui, falamos de despesas com manutenção, seguro, combustível, depreciação entre outros — logicamente, isso varia conforme o modelo logístico da sua operação.
Esse detalhe costuma ser ignorado em operações menores, pois não há uma logística complexa, com colaboradores fixos. Por isso, é comum que estabelecimentos menores contratem entregadores em regime freelancer, pagando em espécie, por entrega, sem exigir nota da prestação de serviço e, portanto, sem registrar esses custos no controle fiscal.
Mas tratando-se de franquias ou marcas em expansão, o planejamento logístico deve considerar a contabilidade estratégica, garantindo regularidade e transparência operacional para conseguir reduções na carga tributária.
Além dos pontos anteriores, existem os custos para soluções inteligentes, digitais e automatizadoras de processos — essencialmente, investimentos em tecnologia, como a contratação de sistemas de gestão e delivery. Aqui, vale a pena conferir as principais tendências do food service.
Por último, há os custos destinados à remuneração dos colaboradores, como motoboys e empacotadores. Aproveitando o gancho das tendências, esse pode ser um bom momento para conhecer o conceito das dark kitchens, que promovem uma economia substancial na folha de pagamentos.
A tecnologia é o caminho para diminuir o custo logístico. Essa é uma realidade ainda mais evidente agora, uma vez que grande parte do público consumidor brasileiro se familiarizou com as rotinas e facilidades do delivery.
No entanto, é nesse cenário que muitos empreendedores do setor ficaram encurralados pelos marketplaces, pois é necessário pagar uma taxa para a utilização dessas plataformas, as quais podem chegar a até 30% por pedido, diminuindo consideravelmente a margem de lucro do restaurante.
Apesar disso, vale destacar que os martketplaces continuam a ser essenciais para a captação de novos clientes, pois existem muitos consumidores que só utilizam essas plataformas. Mas para aumentar o seu faturamento, é fundamental desenvolver um ecossistema que seja mais independente dos marketplaces.
É importante manter certa autonomia e ter várias formas de comercialização e entrega. É nesse sentido que contar com plataformas próprias de atendimento e venda online, como app, site, mensageiros e redes, acaba contribuindo para a fidelização dos seus clientes, melhorando o reconhecimento da sua marca e ampliando as suas margens de lucro.
É aí que a Linx entra como parceira para ajudar na sua operação logística. Somos uma desenvolvedora reconhecida na criação de tecnologias para o varejo nacional. Especificamente para o food service, desenvolvemos soluções para bares e restaurantes, cafeterias, franquias, pizzarias, hamburguerias e outros estabelecimentos.
Além disso, criamos uma solução dedicada ao delivery, oferecendo uma plataforma omnichannel inteiramente personalizável de acordo com as necessidades da sua operação. Com a Linx, você trilha a independência operacional do seu negócio, combinando gestão, site e apps próprios, com o visual da sua marca.
Portanto, aproveite o momento para diminuir o custo logístico, conhecendo a Linx e entendendo como podemos alavancar os seus resultados! Para isso, acesse nosso site e fale com nossa equipe!