Cultura do Feedback: por que incorporar o método na sua empresa?

Cultura do Feedback: por que incorporar o método na sua empresa?

A cultura do feedback bem aplicado pode impactar o ambiente de trabalho, a motivação dos colaboradores e a produtividade.

Diante de um mercado de trabalho altamente competitivo, manter a motivação dos colaboradores é fundamental para alcançar  resultados. Para corrigir pequenos desvios de funções, muitos gestores adotam uma cultura de feedback dentro das empresas como uma prática de gerenciamento de equipe. 

O simples ato de conversar com alguém sobre o seu desempenho e pontuar o que está sendo feito pode gerar bons resultados. Isso já é um tipo de feedback. O exercício de dar retorno para seus funcionários, apontar o que precisa melhorar ou que foi positivo, é uma maneira de propagar a cultura do feedback no ambiente corporativo. 

Mas, essa prática não deve ser feita apenas para cumprir agenda, é preciso ser elaborada com transparência e críticas construtivas. Esse tipo de ação permite que o colaborador entenda como está o seu trabalho em relação ao que é esperado pelo gestor e pela empresa. 

O feedback deve ser contínuo para trazer resultados melhores na empresa. Porém, implementar essa cultura dentro da empresa não é tão simples. Ela precisa ser planejada a longo prazo, já que os resultados nem sempre são imediatos. 

Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas fundamentais para implantar a cultura de feedback na sua empresa. 

Cultura do Feedback

Como implementar a cultura de feedback?

1 – Crie um ambiente adequado

A primeira etapa para colocar em prática a cultura do feedback na empresa é criar um espaço adequado, ou seja, onde o colaborador sinta-se seguro e confortável. Para este momento, é importante que a liderança conheça a equipe, observe os pontos positivos e negativos, as necessidades do time. Dessa maneira, ficará mais fácil fazer uma abordagem mais amigável. 

2 – Seja empático 

Para a cultura do feedback dar certo, é fundamental que os funcionários sejam treinados para entender que as críticas são construtivas. Dessa forma, ser empático é essencial na hora de expor melhorias. Mas, lembre-se, também devem ser destacados os pontos positivos antes de fazer qualquer crítica. O colaborador precisa se sentir valorizado e observar que suas dificuldades podem ser uma oportunidade de crescimento dentro da empresa. 

3 – Faça elogios

Os colaboradores de uma empresa são os principais responsáveis pelos sucessos que a companhia conquista, por isso, os elogios verdadeiros são fundamentais para o bom andamento do feedback na empresa. Até porque nada é mais justo que reconhecer suas qualidades antes de começar a cobrar  melhorias. 

4 – Faça do feedback uma prática constante

O feedback deve ser uma conversa regular para os colaboradores entenderem como funciona na prática. Para esse momento é importante ter definido as metas para que a prática faça parte do dia a dia da empresa e não se torne apenas um evento circunstancial.  

5 – Esteja preparado para receber o feedback do colaborador

É muito importante saber ouvir e considerar o que o colaborador  tem a dizer, seja sobre os pontos fracos ou fortes. Muitas das vezes, ele pode apontar, inclusive, questões que não estavam sendo analisadas pelos gestores. 

A cultura do feedback é um processo fundamental para  líderes que desejam desenvolver uma equipe motivada e em constante evolução. Quando todos veem que estão sendo cuidados, sentem-se mais seguros no ambiente de trabalho. Além disso, sabem que tem liberdade de opinar, dar ideias, mesmo que um projeto já esteja em andamento Hoje em dia já existem tecnologias que auxiliam nesse processo, como o software Linx Humanus que ajuda a organizar, registrar e ter um acompanhamento mais de perto de tudo que vem sendo conversado entre líder e liderado.

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