A sua farmácia vendendo mais: conheça o cross selling e up selling

A sua farmácia vendendo mais: conheça o cross selling e up selling

Que fazer a sua farmácia faturar mais aumentando o ticket médio por cliente? Aplicar técnicas de vendas adequadas é um fator-chave para aumentar seu volume de negócios.

As estratégias de cross selling e up selling são ótimas soluções para impulsionar os resultados no varejo. Quer saber mais? Neste artigo contamos tudo. Confira!

O que significa cross selling?

Cross selling consiste em indicar para o cliente produtos que possam complementar o que ele já está comprando com base no que foi escolhido. É possível apresentar sugestões de outras mercadorias que também podem agradar a esse consumidor e ser usadas em conjunto com o item comprado.

Conhecer bem o mix de produtos e entender os diferentes perfis de consumo são habilidades fundamentais para aplicar essa estratégia. Essas recomendações são um meio de dar atenção as necessidades do comprador, melhorando a qualidade do atendimento.

Do que se trata a estratégia up selling?

Up selling é o nome da metodologia de vendas em que se propõe ao cliente a compra de uma versão maior ou melhor do produto que ele já quer adquirir. Da mesma forma que no cross selling, conhecer os hábitos do consumidor é fundamental.

Como aplicar cross selling e up selling para vendas em farmácias?

No ramo farmacêutico, aplicar técnicas de vendas exige mais do que dominá-las, é preciso conhecer profundamente os produtos. Mesmo itens que não são medicamentos necessitam de precaução no uso. Por isso, o planejamento dessas ações é tão importante.

Garanta o treinamento da equipe

No que tange remédios, somente profissionais habilitados devem sugeri-los. No caso de outros produtos, a equipe deve receber um treinamento abrangente, para a utilização dessas estratégias.

É preciso conhecer o mix de produtos, suas indicações, contraindicações e possíveis interações. Além de saber o rendimento, estar a par das novidades e entender para qual perfil são recomendados, bem como, quais são os itens que podem ser complementares ou qual o melhor custo-benefício. Essas são algumas informações necessárias que a equipe precisa ter em mente.

Prepare combos imperdíveis

Alguns itens são comprados juntos com grande frequência, assim faz sentido preparar combos desses produtos. Para maximizar essa estratégia é interessante dispô-los em locais mais visíveis dentro da farmácia, por exemplo, na ponta das prateleiras e gôndolas ou perto do caixa.

Em momentos como a Black Friday, nos quais há um aumento na busca de produtos com preços acessíveis, os combos são uma oportunidade. Da mesma forma as sazonalidades podem gerar ideias para esses mix e dar saída às mercadorias que não vendem tanto, associando-os a outros, que agreguem em sua utilidade.

Ofereça preços diferenciados

Um exemplo de oportunidade em oferecer preços diferenciados são os combos, em que o produto sozinho custaria mais do que se comprado junto com outro. Há também a opção dos descontos na compra da segunda unidade ou, ainda, gerar uma melhoria no custo-benefício para o cliente, caso ele compre o item maior.

As técnicas de cross selling e up selling são ótimas maneiras de aumentar as vendas e ainda podem otimizar algumas gestões, como no caso dos estoques ao serem usadas para diminuir a quantidade de produtos com baixa saída.

A exemplo delas existem outras estratégias de vendas úteis para atingir melhores resultados no varejo farmacêutico. Por isso, é fundamental manter-se atualizado nessa área.

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